A Volkswagen anuncia o conceito ID. 2all, seu novo automóvel de entrada totalmente elétrico. Para começar, o modelo terá tração dianteira, autonomia de até 450 km, recursos tecnológicos inovadores como Travel Assist, IQ. Light e Planejador de Rotas para carros elétricos, além da nova linguagem de design Volkswagen.
A versão de produção será baseada na plataforma MEB e fará parte da lista de dez novos modelos elétricos que a montadora alemã lançará até 2026.
Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen disse: “Estamos transformando a empresa de forma rápida com o objetivo claro de tornar a Volkswagen uma verdadeira ‘Love Brand’. O ID. 2all mostra para onde queremos levar a marca. Queremos estar perto do cliente e oferecer tecnologia de ponta em combinação com um design fantástico. Estamos implementando a transformação em ritmo acelerado para levar a mobilidade elétrica a todos”.
A Volkswagen apresentará a versão de produção do ID. 2all para o mercado europeu em 2025. O objetivo é que o modelo tenha um preço inicial próximo do Polo vendido no continente.
O desenvolvimento do ID. 2all é baseado na mais recente evolução da plataforma elétrica modular (MEB). Kai Grünitz, Membro do Conselho de Administração da Marca e responsável pelo Desenvolvimento Técnico afirma: “O ID. 2all será o primeiro veículo MEB com tração dianteira. Estamos explorando a grande flexibilidade oferecida por nossa plataforma para estabeleceremos novos padrões em termos de tecnologia e usabilidade”.
Com a plataforma MEB aprimorada, o ID. 2all está equipado com tecnologia eficiente de condução, bateria e carregamento. Tem um potente motor de propulsão elétrica com uma potência de 166 kW/226 cv e terá uma autonomia WLTP de até 450 km.
Com o conceito, a Volkswagen exibe uma nova proposta de design. Andreas Mindt, Chefe de Design da Volkswagen afirma: “O ID. 2all dá uma prévia da nova linguagem de design da marca, que se baseia em três pilares: estabilidade, simpatia e entusiasmo”.
Um elemento desta nova linguagem de design está na coluna C, vista pela primeira vez no Golf. O ID. 2all é o primeiro Volkswagen com uma nova interpretação desta assinatura.
O interior do ID. 2all aposta na simplicidade dos comandos. O porta-malas possui litragem que varia entre 490 litros a 1.330 litros, uma capacidade superior ao de veículos de outros segmentos.
O que vem pela frente? A versão de produção do ID. 2all faz parte da lista de dez novos modelos elétricos que serão lançados pela Volkswagen até 2026. Somente este ano veremos a introdução do novo ID.3, o ID. Buzz alongado e o ID.7.
Isto será seguido por um SUV elétrico compacto em 2026 e, apesar de todos os desafios, a Volkswagen também está trabalhando em um carro elétrico a um preço de menos de 20.000 euros. Isso dará ao fabricante de automóveis a mais ampla gama de veículos elétricos em comparação com seus concorrentes, e a empresa pretende alcançar uma participação de carros elétricos de 80% na Europa.