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Hyundai é primeira fabricante de automóveis a entrar no Hub de Economia Circular Brasil

Ao reduzir, reutilizar, recuperar, reciclar insumos e transformar produtos em serviços, economia circular pode auxiliar em uma redução de 39% das emissões de gases de efeito estufa até 2032. Meta global da Hyundai é alcançar o net zero até 2045 em seus produtos e operações globais

A Hyundai anuncia sua entrada no Hub de Economia Circular Brasil (Hub-EC), o primeiro hub criado na América Latina a integrar empresas de diversos segmentos e portes comprometidas com a transição circular.

A companhia é a primeira do setor automobilístico a integrar o ecossistema, com o intuito de explorar oportunidades e, em parceria com os demais membros, viabilizar sistemas conjuntos de economia circular, com o olhar para novos materiais e descarbonização.

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A montadora, que tem como meta global alcançar o net zero até 2045, vai difundir internamente os principais conceitos associados ao tema e fortalecer práticas de governança, se preparando para as novas regulamentações da indústria.

Em suas primeiras interações com o Hub-EC, a Hyundai já apresentou iniciativas práticas nas dimensões de fluxo e fornecimento circular em seu complexo industrial de Piracicaba (SP): os resíduos do produto selante, utilizado na pintura das carrocerias, por exemplo, estão sendo reaproveitados na fabricação de artigos poliméricos, como antiderrapantes.

E as bitucas de cigarro descartadas, são transformadas em massa celulósica por meio de um processo pioneiro de reciclagem, com tecnologia brasileira, seguindo para a produção de papel artesanal e reciclado.

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Criado pela organização Exchange 4 Change Brasil (E4CB), que orienta a transição para a economia circular no país, o Hub-EC reúne empresas como Gerdau, Electrolux, Tomra, Covestro, Plastiweber e Wise Plásticos entre seus membros.

O ecossistema facilita o engajamento e, a partir de uma modelagem única de articulação, promove relações de confiança e transparência, para garantir a troca de informações confidenciais sobre os processos internos de cada empresa.

Com isso, diretrizes são criadas para potencializar o ciclo reverso dos materiais, o que dificilmente seria estruturado de forma isolada pelas mesmas companhias. Como exemplo, há projetos em andamento para fortalecer a cadeia reversa do plástico filme e de linha branca.

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“A oportunidade de integrar o Hub de Economia Circular está alinhada com a agenda de sustentabilidade que estamos desenvolvendo no Brasil e no mundo. Recentemente, completamos dez anos de operações em solo brasileiro e sempre estivemos comprometidos a promover impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Sabemos que podemos ir além das ações básicas, que também são de grande importância, e avançar em novos campos que potencializem nossa operação, como é o caso do Hub-EC”, destaca Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

As iniciativas de sustentabilidade da Hyundai Motor Brasil têm sido reconhecidas por importantes órgãos no país. Recentemente, a companhia foi a única fabricante de automóveis premiada no 26º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, por suas iniciativas voltadas à sustentabilidade nos processos produtivos.

Também foi certificada com o selo Ouro GHG Protocol pelo quarto ano consecutivo, que reconhece empresas que têm controle, gestão e transparência no tratamento dos gases de efeito estufa.

Entre as ações sociais, destacam-se, nos últimos oito anos, o Projeto Sorriso Cidadão, em que a Hyundai, a Prefeitura de Piracicaba e o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba beneficiaram mais de 60 mil pessoas oferecendo tratamento odontológico básico com consultórios adaptados em trailers.

A diretora da E4CB e fundadora do Hub de Economia Circular Brasil, Beatriz Luz, destaca que a Hyundai Motor Brasil traz uma diversificação setorial fundamental ao Hub-EC. “É com muita empolgação que recebemos a Hyundai no nosso ecossistema de impacto, trazendo novas oportunidades para conexões e soluções circulares. Existe uma percepção de que a transição para a economia circular envolve, exclusivamente, incentivos, políticas públicas e tecnologia, e que pode ocorrer a nível isolado e setorial. Mas, o que nós aprendemos com o Hub-EC é que, se não engajarmos todos os atores, de vários segmentos e tamanhos, e criarmos uma agenda comum, não saímos do lugar. A presença do setor automotivo nos permite expandir o debate para um contexto que envolve mobilidade, bioeconomia e a aplicação de novos materiais, em linha com a realidade do nosso país”.

A circularidade tende a estar cada vez mais nas estratégias de baixo carbono das empresas, com o uso de novas fontes de matéria prima, a transformação de processos e a integração da cadeia produtiva, de modo a influenciar também a mudança de atitude dos consumidores na escolha de produtos e serviços.

De acordo com a organização Circle Economy, o mindset circular aplicado aos negócios pode auxiliar em uma redução de 39% das emissões de gases de efeito estufa até 2032, ao reduzir, reutilizar, recuperar, reciclar insumos e transformar produtos em serviços.

O foco do Hub-EC em 2023 é mostrar como as soluções circulares contribuem para as metas net zero e auxiliam as empresas em suas agendas ESG.

O Hub-EC foi listado como uma iniciativa necessária à implementação efetiva da economia circular no Brasil no Roadmap de Economia Circular, elaborado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com o Centro e Rede de Tecnologia Climática (CTCN) da ONU.

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