sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Scania e Northvolt apresentam bateria capaz de alimentar caminhões por 1,5 milhão de quilômetros

Em testes de validação, a célula de íon-lítio demonstrou uma vida útil excepcional, resultando na capacidade de abastecer caminhões por 1,5 milhão de quilômetros – o equivalente a toda a vida útil do caminhão.

A Scania e a Northvolt revelaram uma célula de bateria desenvolvida em conjunto para veículos elétricos pesados. Em testes de validação, a célula de íon-lítio demonstrou uma vida útil excepcional, resultando na capacidade de abastecer caminhões por 1,5 milhão de quilômetros – o equivalente a toda a vida útil do caminhão.

- Publicidade -

Produzida com eletricidade livre de combustíveis fósseis no norte da Suécia, a pegada de carbono da célula é aproximadamente um terço de uma referência comparativa da indústria.

Em 2017, as pioneiras em sustentabilidade Scania e Northvolt uniram forças para desenvolver e comercializar uma célula de bateria líder mundial para veículos comerciais pesados.

Agora, a parceria e sua estreita colaboração se concretizaram, pois a célula está sendo produzida na gigafactory Northvolt Ett, no norte da Suécia. Além disso, ainda este ano, a Scania inaugurará uma nova fábrica de baterias em Södertälje, na Suécia, onde as células da bateria serão montadas em baterias para o início da produção de caminhões elétricos pesados.

Requisito premium atendido e superado – Peter Carlsson, CEO e co-fundador da Northvolt, comenta: “No início desta parceria, a Northvolt e a Scania concordaram com um cronograma ambicioso para o desenvolvimento de uma célula de bateria de alto desempenho que possibilitaria seus planos para transporte pesado eletrizante. Passar por extensas fases de desenvolvimento e validação e agora entregar células da Northvolt Ett que excedem nossas expectativas iniciais em termos de desempenho é uma grande conquista para todos os envolvidos”.

- Publicidade -

O CEO da Scania, Christian Levin, diz: “Hoje iniciamos um marco no caminho para um sistema de transporte sustentável. O futuro do transporte pesado é elétrico e, para permitir a mudança e continuar cumprindo nossa promessa de marca para os clientes de ser premium, a Scania precisa de células de bateria de alto desempenho para nossos caminhões elétricos”.

“Quando o desenvolvimento da célula de bateria começou, buscamos alto desempenho, baixos custos operacionais e longa vida útil. Decidimos um requisito para a célula permitir uma vida útil de 1,5 milhão de quilômetros para um veículo Scania de serviço pesado. Os testes mostram que esse requisito pode não apenas ser atendido, mas também superado”, diz Christian Levin.

Baixa pegada de carbono – Como parte do compromisso da empresa em estabelecer um fornecimento de células sustentáveis, a Northvolt Ett é alimentada por eletricidade 100% livre de combustíveis fósseis gerada por energia hidrelétrica e energia eólica.

Devido à energia livre de fósseis e à integração de recursos adicionais de produção sustentável em Northvolt Ett, a pegada de carbono estimada da célula na produção em série total é aproximadamente um terço daquela de uma célula de referência comparativa da indústria (célula IVL 2019 de íons de lítio NMC 111 )*.

“A missão da Northvolt de construir as baterias mais ecológicas do mundo combina perfeitamente com o propósito da Scania de conduzir a mudança para o transporte sustentável. Estou realmente ansioso para juntar as peças finais do quebra-cabeça antes da decolagem dos veículos elétricos premium ainda este ano”, diz Christian Levin.

- Publicidade -

Especificações da célula

  • Formato da célula: Prismática
  • Capacidade: 157 Ah
  • Tensão nominal: 3,6 V
  • Vida útil: 1,5 milhão de quilômetros em transporte comercial pesado

*Pegada de carbono: O cálculo do impacto da mudança climática do berço ao portão foi preparado da maneira proposta por Legislação da UE usando o banco de dados EF2.0 do Product Environmental Footprint (PEF), para fornecer uma projeção de pegadas de células da Northvolt Ett em produção em série completa.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança