A Kia Brasil marca presença na Agrishow 2025 com uma gama completa de modelos, liderada pelo robusto Bongo K2500 4×4 e pelos elétricos EV5 e EV9, reforçando sua aposta em mobilidade para o campo e soluções sustentáveis para o transporte.
Na 30ª edição da Agrishow, realizada de 28 de abril a 2 de maio em Ribeirão Preto (SP), a Kia Brasil apresenta seu Bongo K2500 4×4 modelo 2025, voltado ao transporte de cargas em áreas rurais e operações logísticas. O modelo chega com opções de caçamba e tração integral, reafirmando sua versatilidade tanto no campo quanto nos centros urbanos.
Reconhecido como VUC (Veículo Urbano de Carga), o Bongo 4×4 é um sucesso em grandes cidades por sua mobilidade e possibilidade de ser conduzido com CNH categoria B. No ambiente rural, sua tração nas quatro rodas, motor 2.5 turbo diesel de 130,5 cv e capacidade de carga de até 1.811 kg no chassi o tornam ideal para pequenas propriedades e agricultura familiar.
O modelo oferece ainda sistema de tração com reduzida, controle de estabilidade (ESC), alerta de frenagem de emergência (ESS) e bancos em vinil, além de recursos como DRL, faróis de neblina e computador de bordo com monitoramento de ureia. Agora disponível também em versão de dois lugares, o Bongo atende a demandas específicas do agronegócio.
A linha de eletrificados da Kia também é destaque na feira com os SUVs EV5 e EV9, ambos 100% elétricos. O EV5, SUV médio com design moderno, autonomia de até 550 km (WLTP) e bateria de 88,16 kWh, entrega 217,5 cv de potência e vai de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. Ele ainda traz eficiência de 37,6 km/l equivalente no ciclo urbano, conforme o INMETRO.
Já o EV9, lançado no Brasil em fevereiro e eleito Carro Mundial do Ano 2024, é um SUV de sete lugares, tração integral (AWD), com dois motores elétricos que somam 385 cv e torque de 71,4 kgfm. Com bateria de 99,8 kWh e autonomia de até 497 km (WLTP), o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos.
Outro destaque do EV9 é o sistema i-Pedal, que permite controlar aceleração e frenagem apenas com o pedal do acelerador, otimizando a regeneração de energia e aumentando a autonomia. A suspensão independente garante conforto mesmo em terrenos acidentados.
Além dos elétricos puros, a Kia também apresenta o trio eletrificado leve composto por Niro, Sportage e Stonic, todos com tecnologia híbrida leve (MHEV). O Stonic, por exemplo, conta com motor 1.0 turbo GDI a gasolina e sistema 48V, entregando 120 cv de potência combinada e transmissão automatizada de 7 marchas com dupla embreagem.
Com essa variedade de veículos, a Kia reforça sua estratégia de oferecer soluções para todos os terrenos — do transporte urbano à lida no campo — aliando tecnologia, sustentabilidade e desempenho para diferentes perfis de consumidor.
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1. VUC (Veículo Urbano de Carga):
É uma classificação que permite ao veículo circular em zonas urbanas com restrições a caminhões maiores. Com dimensões compactas, os VUCs como o Bongo podem operar em horários e áreas onde outros veículos comerciais são proibidos.
2. Sistema Mild Hybrid (MHEV):
Diferente de híbridos convencionais, o MHEV usa um motor elétrico de suporte, alimentado por uma bateria de 48V, para reduzir o consumo e auxiliar o motor a combustão em acelerações e retomadas.
3. Sistema i-Pedal:
Tecnologia que permite ao motorista controlar aceleração e frenagem com o mesmo pedal. Ao aliviar o pé do acelerador, o veículo reduz a velocidade ou para, regenerando energia para recarregar a bateria.