sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

3 erros para não cometer na hora de trocar o óleo do motor a diesel

Para garantir a proteção e o desempenho do motor a diesel, possibilitando uma vida útil mais longa a um dos componentes fundamentais do veículo, escolher o óleo lubrificante correto é essencial.

- Publicidade -

A lubrificação, quando realizada da maneira adequada e seguindo as recomendações do fabricante, diminui o atrito entre as peças do motor, protege contra a corrosão e desgaste, faz a limpeza dos resíduos e, sobretudo, controla a temperatura.

Apesar do processo da troca de óleo ser algo rotineiro para quem pega as estradas, alguns erros comuns ainda são cometidos e geram bastante dor de cabeça ao caminhoneiro ou frotista.

Para não deixar seu veículo parado pela falta dessa manutenção, o especialista Luís Jacomassi, gerente de estratégia de produto do Aftermarket da Eaton, compartilhou abaixo 3 falhas que podem ser evitadas em relação à lubrificação do motor a diesel. Confira:

  1. Não se atentar ao tipo de lubrificante indicado ao motor:

Seguir o tipo de lubrificante e o grau de viscosidade indicados pelo fabricante faz toda a diferença para o desempenho do veículo e é o que garante proteção e faz aumentar a vida útil da peça. A composição do óleo contém aditivos anticorrosivos, antioxidantes, anti desgastantes e antiespumantes, que contribuem para necessidades específicas do motor.

- Publicidade -

O lubrificante também é responsável pelo controle de temperatura do motor, evitando o superaquecimento. Todas essas propriedades podem ser encontradas em dois tipos de óleos: sintético ou mineral. O uso de óleos semissintéticos não são recomendados, pois misturam as duas opções e podem comprometer o desempenho, além de gerar resíduos que causam danos ao motor.

A utilização de um lubrificante não indicado pode ocasionar falhas como: danificar vedadores, causando vazamentos, superaquecimento do motor, desgaste prematuro dos componentes e, por fim, aumento de sujidade.

  1. Não fazer uma avaliação periódica do lubrificante, observando sua coloração:

A troca do lubrificante do motor deve seguir o manual de manutenção do veículo, porém, é indispensável a avaliação periódica da qualidade do óleo pela coloração do mesmo e nível da quantidade presente no motor.

Manter a qualidade do óleo, proporciona menor esforço do motor e reflete de forma positiva em um menor consumo de combustível. Com isso, menos gases nocivos chegam ao meio ambiente.

  1. Não seguir cuidados básicos no momento da troca de óleo:

No momento da troca de óleo, deve-se sempre efetuar a substituição também dos filtros de óleo. Além disso, garantir que quando o frasco do lubrificante for aberto, não seja guardado por um longo período de tempo, pois há o risco do produto perder suas propriedades.

- Publicidade -

Outro erro comum é não dar a atenção devida a possíveis vazamentos em todo o sistema na hora da troca. Aproveite o tempo para uma manutenção cuidadosa e mais completa.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança