segunda-feira, 4 março , 2024
28 C
Recife

Kia dá passo ousado em direção à sustentabilidade escalável com EV9

Dez itens de sustentabilidade obrigatórios foram definidos pela Kia para serem aplicados em todas as novas linhas de modelos da marca, com o objetivo de alcançar a sustentabilidade em escala. A política faz parte da Estratégia de Sustentabilidade de Design da Kia, que inclui compromissos para eliminar gradualmente o uso de couro e investir no desenvolvimento de novos materiais de base biológica.

A Kia revelou novos detalhes de seus ‘dez itens de sustentabilidade obrigatórios’, que definem uma base de referência para o uso de materiais sustentáveis em suas futuras linhas de modelos.

A Kia tem uma longa história de integração de materiais sustentáveis em seus produtos, começando com o uso de bioplástico e biofibra de cana de açúcar no Soul EV 2014. A Kia continuou a buscar a sustentabilidade em seus produtos com a atual linha de componentes vegetais e o uso de PET reciclado e redes de pesca descartadas na produção de seus tecidos e carpetes.

Agora, como um passo para atingir o objetivo da marca de neutralidade de carbono em suas operações até 2045, a Kia anunciou mais detalhes de sua estratégia abrangente de sustentabilidade de design. A iniciativa visa alcançar a sustentabilidade em escala, ao mesmo tempo em que fornece as melhores soluções de materiais para todas as novas linhas de modelos.

A primeira ação demonstrou que a Kia assumiu um compromisso de eliminar completamente o uso de couro em todos os novos produtos.

A segunda, detalhada abaixo, demonstrará que a Kia irá integrar dez itens de sustentabilidade obrigatórios em suas novas linhas de modelos, começando com o Kia EV9. Finalmente, como parte de seus esforços avançados, a Kia continuará investindo em programas de teste e desenvolvimento para acelerar a implementação da biofabricação, ressaltando sua dedicação ao avanço de tecnologias sustentáveis.

Dez itens de sustentabilidade obrigatórios no Kia EV9

  1. Bioplástico – Os bioplásticos são um tipo de plástico inovador que pode ser produzido usando uma variedade de fontes renováveis de biomassa, como óleos vegetais, extrato de milho, serragem e cana de açúcar. O uso de bioplástico não apenas ajuda a diminuir a dependência de combustíveis fósseis, mas também oferece os benefícios adicionais de abastecimento diversificado e exposição reduzida a produtos químicos indesejados.

Além de sua sustentabilidade, o bioplástico também é versátil e durável o suficiente para ser usado em vários componentes do interior do carro. Do painel e console aos pilares e guarnições, você pode encontrar o bioplástico incorporado em todo o design do Kia EV9.

  1. Plástico de material pós-consumo (PCM) – O plástico de material pós-consumo (PCM) é exatamente o que parece: plástico feito com material reciclado de produtos existentes, em vez novos e ‘virgens’.

Este processo revolucionário tem vários benefícios que abrangem todo o ciclo de vida da produção. Primeiro, reduz significativamente a quantidade de resíduos plásticos que acabam em aterros ou poluem o meio ambiente. Segundo, o plástico reciclado pós-consumo também ajuda a conservar recursos não renováveis, reduzindo a necessidade de materiais virgens a serem usados na criação de novos produtos.

Uma das principais áreas em que o plástico PCM foi incorporado ao novo Kia EV9 são as guarnições das portas. A integração de plástico reciclado pós-consumo feita pela Kia na construção do EV9 é um passo proativo que contribui para a redução de resíduos e regeneração de aterros.

  1. Bio PU – Em seus esforços para eliminar o couro, a Kia identificou o biopoliuretano (PU) como a solução ideal, devido ao seu potencial para reduzir as emissões gerais de carbono e incorporar componentes à base de plantas, contribuindo para um equilíbrio mais sustentável.

O Bio PU não oferece apenas uma alternativa sustentável, mas também oferece uma experiência de assento confortável. Cuidadosamente projetado para fornecer excelente suporte, amortecimento e durabilidade, além de uma sensação macia e respirável, o Bio PU pode ser encontrado nos bancos e revestimentos internos do novo Kia EV9.

  1. Tecido PET reciclado – O polietileno tereftalato (PET) está entre os plásticos mais facilmente reciclados do mundo, tornando-o ideal para várias aplicações sustentáveis, desde garrafas de água até roupas.

Com boa resistência a impactos, umidade e solventes, é o tecido ideal para cobrir superfícies expostas dentro do carro. A Kia deu um passo adiante ao usar fios reciclados para compor parcialmente seu tecido PET, garantindo sustentabilidade e durabilidade no interior do novo Kia EV9.

Este material pode ser encontrado em várias áreas do interior do EV9, incluindo assentos, forro do teto, quebra-sol, guarnição e encostos de cabeça. Cada EV9 incorpora pelo menos 70 garrafas recicladas, destacando o compromisso da Kia com a redução do desperdício.

  1. Carpete PET reciclado – Além de sua presença no restante da cabine, a Kia utiliza PET 100% reciclado na criação de seus carpetes. Indo além, a marca oferece a opção de parte desse material vir de redes de pesca recicladas.

Este não é apenas um uso inovador de resíduos, mas também aborda o grave problema de redes de pesca descartadas e perdidas que devastam a vida marinha em todo o mundo. Cerca de 640.000 toneladas de equipamentos de pesca acabam nos oceanos todos os anos, resultando na morte de inúmeras criaturas marinhas, incluindo aves marinhas, baleias e focas.

Ao capturar e reciclar redes de pesca, a Kia não está apenas trabalhando para mitigar a entrada de partículas de plástico na água à medida que elas se decompõem, mas também limitando o impacto que elas têm nos ecossistemas cruciais de nossos oceanos.

O piso da cabine do novo Kia EV9 conta com carpetes feitos de PET reciclado e redes de pesca.

  1. Bioespuma PU – A espuma de poliuretano (PU) é um material versátil com aplicações que vão desde equipamentos esportivos até isolamento de ônibus espaciais. Suas excelentes características de durabilidade e compressão também o tornam a escolha ideal para amortecimento em uma ampla gama de aplicações, como móveis, roupas de cama e calçados.

Feita com a ajuda de óleos naturais, a espuma Bio PU da Kia oferece a resiliência e flexibilidade do poliuretano padrão com um impacto reduzido para o planeta.

A espuma Bio PU pode ser encontrada nos encostos de cabeça do novo Kia EV9.

  1. Biotinta – A tinta biológica é mais sustentável do que as alternativas feitas com petróleo bruto e reduz os resíduos químicos normalmente derivados do processo de fabricação.

A biotinta da Kia é feita com óleo de colza, um óleo vegetal obtido da colza e comumente usado nas indústrias de alimentos, biocombustíveis, tintas, cosméticos e farmacêutica.

A biotinta pode ser encontrada nos painéis de botões das portas do novo Kia EV9, minimizando o impacto ambiental sem comprometer a qualidade.

  1. Tinta sem BTX – A Kia tratou de forma proativa os efeitos ambientais nocivos associados ao uso da combinação de benzeno, tolueno e xileno (BTX), adotando uma solução sustentável: tintas sem BTX.

Ao aplicar tintas sem BTX em seus modelos, a marca oferece a mesma proteção e acabamento de alta qualidade que os clientes esperam, ao mesmo tempo em que minimiza o uso de produtos químicos poluentes.

Alinhado com o compromisso de sustentabilidade, o novo Kia EV9 apresenta um interior decorado com tintas sem BTX em quase toda a sua extensão, com exceção do painel de botões dos vidros das portas, que é revestido com tinta biológica.

  1. Fio de PET reciclado – Polietileno tereftalato (PET) mostra mais uma vez sua versatilidade, com o fio usado para certas aplicações na cabine dos modelos da Kia feitos de garrafas PET 100% recicladas.

Mais de 70 garrafas PET recicladas são usadas em todos os itens PET reciclados encontrados no novo Kia EV9.

Entre suas diversas aplicações, o fio PET reciclado ocupa o lugar central na costura do assento, acrescentando uma camada extra de sustentabilidade ao design interior do EV9.

  1. Feltro de PET reciclado – O feltro feito com garrafas PET recicladas é macio e durável, qualidades fundamentais quando utilizado em um ambiente que pode ser usado para transportar tudo, de malas a animais de estimação.

O PET tem o benefício adicional de oferecer boa absorção acústica, reduzindo a transmissão do som da parte traseira do carro para o restante da cabine e ajudando a manter uma experiência de direção tão boa quanto parece.

O feltro PET reciclado pode ser encontrado no porta-malas do novo Kia EV9.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn