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Scania atinge marca de 55 mil caminhões vendidos da Nova Geração

Volume histórico soma modelos Euro 5 e agora Euro 6; lançada em 2018 e com entregas a partir de fevereiro de 2019, família oferece as cabines P, G, R e S.

A Scania acaba de chegar a 55 mil caminhões da Nova Geração comercializados. Lançada na Europa, em 2016, a nova cabine chegou ao Brasil apenas dois anos depois, o que comprova o Brasil é estratégico para a fabricante. Além disso, a Scania também comemora a venda de 4.500 modelos Super, desde o início de suas vendas, em novembro de 2022, na Fenatran. Outros veículos que vêm se destacando são o P 370 e os semipesados.

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“Ainda estamos com um otimismo contido para 2023. Como dizemos, o mercado geral de caminhões passa por um período de ajustes. A Scania permanece ainda mais ao lado dos clientes e da rede de concessionárias”, conta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil.

“O cliente pode contar com o apoio do completo leque de soluções financeiras via Scania Banco, Consórcio, Seguradora e, desde novembro, com nosso novo negócio, a Scania Locação, que já tem 60 veículos alugados. Temos um custo total de operação imbatível com base nos pilares da eficiência energética, combustíveis renováveis, conectividade e digitalização, e transportes inteligentes e seguros.”

“Acredito que a gama Plus terá um papel muito importante no nosso volume anual de vendas. Será a dupla ideal com a gama Super, que entrega até 28% de economia de combustível sobre a geração anterior, algo insuperável pelos concorrentes. E, mantém seu sucesso absoluto. Já vendemos 4.500 unidades Super, e muitos clientes estão superando os 28% de economia”, salienta Nucci.

Gama Super: custo total de operação imbatível – Os motores Super disponíveis são de quatro potências (420, 460, 500, 560cv), que desenvolvem, respectivamente, torques de 2.300Nm, 2.500Nm, 2.650Nm e 2.800Nm. O modelo R 560 Super de 2.800Nm é o pesado de motor 13 litros de maior torque da categoria.

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O novo propulsor traz muitas novidades. Dentre elas, o aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no cabeçote, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor.

A gama Scania Super ainda dispõe, de série para todas as versões, do novo freio de liberação de compressão CRB (do inglês Compression Release Brake), que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor (capacidade de 350Kw) e não necessita de manutenção. O freio hidráulico auxiliar Scania Retarder permanece opcional e juntos podem chegar a 850Kw de potência de frenagem.

Outro grande benefício do Scania Super está na introdução de série da nova unidade de otimização do tanque de combustível. O recurso, exclusivo da Scania para estes modelos, foi chamado de FOU (Fuel Optimization Unit), e funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do combustível.

No Super, o sistema de tratamento de gases (silencioso) Euro 6 SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva) passa a utilizar uma dupla dosagem do reagente ARLA 32 (um logo no coletor de escape e o outro no silencioso) e do filtro de particulado do diesel (DPF) para atender a lei Proconve P8.

A gama Scania Super também será equipada com as novas caixas de transmissão automatizada Opticruise de nova geração. Os modelos Super 420cv e 460cv levarão a caixa de câmbio G25. Já as versões de 500cv e 560cv terão a G33.

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Semipesado: melhor desempenho dos últimos anos – Desde o início das vendas da Nova Geração, em 2018, a Scania não tinha um primeiro semestre tão promissor nos semipesados. Já foram vendidas 600 unidades, e a participação de mercado está em 25.2%, levando em conta apenas modelos Euro 6 acima de 250 cv.

“Pretendemos vender 1.000 unidades neste ano e voltar aos patamares históricos no semipesado. A Scania está oferecendo uma solução muito competitiva”, diz Nucci. Na linha P8/Euro 6 os destaques são o P 280 6×2 o P 320 8×2, que oferecem até 2% de economia de combustível sobre a linha Euro 5.

O já consagrado P 360 8×2, que embora seja classificado como pesado, também fortalece o portfólio de veículos sobre chassis. “Queremos reforçar nossa atuação nos segmentos de médias distâncias nas aplicações de carga geral, sider, baú e combustível. Nossa gama oferece maior velocidade média, durabilidade, robustez, conforto, ergonomia e segurança, além de melhor eficiência energética (superior economia de diesel), do mercado”, explica o diretor.

P 370: a novidade que vem fazendo bonito – Na faixa de entrada dos pesados, o estreante P 370 4×2, de 370 cavalos de potência e motor 13 litros, que chegou com a linha Euro 6, já vendeu mais de 400 unidades.

Ele tem, atualmente, 29,6% de participação de mercado nas faixas de potência entre 360cv e 420cv. O índice se refere apenas a modelos Euro 6. É o melhor primeiro semestre nesta faixa da Scania, nos últimos cinco anos.

O P 370 4×2 reúne características completas para clientes que precisam levar cargas leves de até 41,5 toneladas, em médias e longas distâncias, com carretas de dois ou três eixos na transferência de cargas em geral, contêiner, cegonha e combustível. Suas vantagens são o propulsor de alto torque em baixas rotações, baixo consumo, maior velocidade média e conforto, ergonomia e segurança.

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