terça-feira, 30 abril , 2024
28 C
Recife

Transição energética da Stellantis avança com a primeira gigafábrica de baterias na França

Primeira gigafábrica da Automotive Cells Company (ACC) na região de Hauts-de-France para aumentar a produção de baterias de alto desempenho. A ACC foi fundada pela Stellantis e TotalEnergies/Saft em 2020; a Mercedes-Benz tornou-se parceira em 2022.

A Stellantis, juntamente com a TotalEnergies e Mercedes-Benz, comemorou hoje a inauguração da gigafábrica de baterias da Automotive Cells Company (ACC) em Billy-Berclau Douvrin, França (LINK PARA ACC PR), a primeira de três planejadas na Europa.

- Publicidade -

Com uma capacidade inicial de linha de produção de 13 gigawatts-hora (GWh), subindo para 40 GWh até 2030, a instalação fornecerá baterias de íons de lítio de alto desempenho com uma pegada mínima de CO2. A primeira das três unidades de produção europeias da região começa a operar antes do final de 2023.

A gigafábrica contribuirá para o objetivo da Stellantis de aumentar a capacidade de fabricação de baterias para 250 GWh na Europa até 2030 e promover a empresa em sua missão de oferecer um conjunto abrangente de tecnologias de bateria que atendem às necessidades dos clientes em todo o portfólio de marcas da Stellantis.

A Stellantis está garantindo aproximadamente 400 GWh de capacidade até 2030, apoiada por cinco gigafábricas na Europa e na América do Norte e contratos de fornecimento adicionais.

“No início desta parceria em 2020, concordamos com um ambicioso cronograma global para desenvolver baterias de veículos elétricos que alimentariam nosso plano de eletrificar a mobilidade”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

- Publicidade -

“Conforme executamos nossa estratégia Dare Forward 2030 e agora avançamos para atingir nossa ambiciosa meta de carbono neutro até 2038, a Stellantis está contribuindo ativamente para a transição energética europeia com soluções EV de última geração e dando suporte ao papel fundamental da França em um futuro sustentável. Aplaudo todas as pessoas envolvidas na ACC, porque juntos estamos construindo uma forte coalizão para fortalecer a competitividade da Europa.”

A empresa agora tem 24 modelos BEV (veículos elétricos a bateria) no mercado e quase dobrará para 47 até o final de 2024. A Stellantis tem como meta ter mais de 75 modelos BEV globalmente e vendas globais de BEV de 5 milhões de unidades até 2030. Hoje, modelos elétricos da Stellantis, o Peugeot e-208 e o Fiat New 500, estão entre os cinco mais vendidos na França e entre os 10 primeiros na Europa.

Conforme as químicas das baterias evoluem continuamente, a Stellantis tem explorado todas as tecnologias para atender às diversas necessidades de sua ampla base de clientes e garantir uma mobilidade limpa, segura e acessível.

Soluções inovadoras promissoras, como a tecnologia de bateria de estado sólido da Factorial e as baterias de lítio-enxofre da Lyten, podem ajudar a melhorar o desempenho do veículo e a experiência do cliente, criando uma jornada do veículo elétrico mais sustentável para todos.

Juntamente com a produção de baterias, a Stellantis, a ACC, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, o Estado e a região estão estabelecendo o Centro de Treinamento para Baterias de Douvrin como parte de seu programa de qualificação e requalificação.

- Publicidade -

Por meio de um curso de 400 horas, os funcionários da Stellantis adquirirão novas habilidades na fabricação de baterias, ajudando a região de Hauts-de-France a competir em um setor crucial para a transição energética. Até 2025, pelo menos 600 funcionários ingressarão na fábrica de baterias.

Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030 a Stellantis anunciou planos de atingir 100% do mix de vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) para carros de passeio na Europa e 50% do mix de vendas de carros de passeio e caminhões leves nos Estados Unidos até 2030.

A Stellantis está a caminho de se tornar uma corporação neutra em emissão de carbono, considerando todos os escopos, até 2038, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança