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Transição energética da Stellantis avança com a primeira gigafábrica de baterias na França

Primeira gigafábrica da Automotive Cells Company (ACC) na região de Hauts-de-France para aumentar a produção de baterias de alto desempenho. A ACC foi fundada pela Stellantis e TotalEnergies/Saft em 2020; a Mercedes-Benz tornou-se parceira em 2022.

A Stellantis, juntamente com a TotalEnergies e Mercedes-Benz, comemorou hoje a inauguração da gigafábrica de baterias da Automotive Cells Company (ACC) em Billy-Berclau Douvrin, França (LINK PARA ACC PR), a primeira de três planejadas na Europa.

Com uma capacidade inicial de linha de produção de 13 gigawatts-hora (GWh), subindo para 40 GWh até 2030, a instalação fornecerá baterias de íons de lítio de alto desempenho com uma pegada mínima de CO2. A primeira das três unidades de produção europeias da região começa a operar antes do final de 2023.

A gigafábrica contribuirá para o objetivo da Stellantis de aumentar a capacidade de fabricação de baterias para 250 GWh na Europa até 2030 e promover a empresa em sua missão de oferecer um conjunto abrangente de tecnologias de bateria que atendem às necessidades dos clientes em todo o portfólio de marcas da Stellantis.

A Stellantis está garantindo aproximadamente 400 GWh de capacidade até 2030, apoiada por cinco gigafábricas na Europa e na América do Norte e contratos de fornecimento adicionais.

“No início desta parceria em 2020, concordamos com um ambicioso cronograma global para desenvolver baterias de veículos elétricos que alimentariam nosso plano de eletrificar a mobilidade”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

“Conforme executamos nossa estratégia Dare Forward 2030 e agora avançamos para atingir nossa ambiciosa meta de carbono neutro até 2038, a Stellantis está contribuindo ativamente para a transição energética europeia com soluções EV de última geração e dando suporte ao papel fundamental da França em um futuro sustentável. Aplaudo todas as pessoas envolvidas na ACC, porque juntos estamos construindo uma forte coalizão para fortalecer a competitividade da Europa.”

A empresa agora tem 24 modelos BEV (veículos elétricos a bateria) no mercado e quase dobrará para 47 até o final de 2024. A Stellantis tem como meta ter mais de 75 modelos BEV globalmente e vendas globais de BEV de 5 milhões de unidades até 2030. Hoje, modelos elétricos da Stellantis, o Peugeot e-208 e o Fiat New 500, estão entre os cinco mais vendidos na França e entre os 10 primeiros na Europa.

Conforme as químicas das baterias evoluem continuamente, a Stellantis tem explorado todas as tecnologias para atender às diversas necessidades de sua ampla base de clientes e garantir uma mobilidade limpa, segura e acessível.

Soluções inovadoras promissoras, como a tecnologia de bateria de estado sólido da Factorial e as baterias de lítio-enxofre da Lyten, podem ajudar a melhorar o desempenho do veículo e a experiência do cliente, criando uma jornada do veículo elétrico mais sustentável para todos.

Juntamente com a produção de baterias, a Stellantis, a ACC, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, o Estado e a região estão estabelecendo o Centro de Treinamento para Baterias de Douvrin como parte de seu programa de qualificação e requalificação.

Por meio de um curso de 400 horas, os funcionários da Stellantis adquirirão novas habilidades na fabricação de baterias, ajudando a região de Hauts-de-France a competir em um setor crucial para a transição energética. Até 2025, pelo menos 600 funcionários ingressarão na fábrica de baterias.

Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030 a Stellantis anunciou planos de atingir 100% do mix de vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) para carros de passeio na Europa e 50% do mix de vendas de carros de passeio e caminhões leves nos Estados Unidos até 2030.

A Stellantis está a caminho de se tornar uma corporação neutra em emissão de carbono, considerando todos os escopos, até 2038, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.

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