sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Dicas valiosas para lidar com pneus furados e garantir segurança nas estradas

A Dunlop, marca pertencente ao grupo Sumitomo Rubber Industries e produzida no Brasil no estado do Paraná, oferece dicas valiosas para lidar com essa situação e garantir a segurança nas estradas.

Os pneus são componentes de extrema importância para o desempenho, performance e principalmente segurança de um veículo, considerando que é o único componente do veículo que toca o solo. Portanto, os condutores devem estar sempre atentos para evitar imprevistos relacionados a perfurações nesses componentes.

- Publicidade -

O vazamento de ar causado por objeto perfurocortante geralmente ocorre de forma gradual e, em alguns casos, só é percebido de um dia para o outro. Porém, caso a perda da pressão de ar seja repentina, os motoristas podem enfrentar dificuldades para manter a direção do veículo ou mesmo sentir trepidações.

Orientações visam minimizar riscos e garantir conforto na direção

A primeira ação é diminuir a velocidade e manter o controle da direção até encontrar um local seguro para parar o veículo. Sinalize corretamente a área onde o carro está parado e, se necessário, solicite ajuda para realizar a substituição do pneu pelo estepe.

Antes de reparar um pneu furado, é importante observar se ele apresenta algum dos seguintes aspectos destacados pela ABNT NBR NM-225, como:

  • Profundidade de sulco da rodagem igual ou menor que 1,6 mm;
  • Danos causados por rodagem com pressão de ar insuficiente;
  • Degradação do pneu devido à ação de produtos químicos;
  • Danos no ombro, lateral ou talão;
  • Reparo anterior em desacordo com a norma;
  • Separação entre camadas de borracha e cintas na região da banda de rodagem.

É importante destacar que, em caso de qualquer dano em pneus pertencentes à categoria Run Flat e Extended Mobility Tire (EMT, sigla em inglês para Pneu de Mobilidade Estendida), um técnico capacitado deve examinar e avaliar as condições do produto. Somente após essa análise, será possível determinar se o pneu atende a todos os critérios para ser reparado.

- Publicidade -

Ao seguir essas dicas da Dunlop, os condutores estarão mais bem preparados para lidar com pneus furados, minimizando os riscos e garantindo a segurança nas estradas. A Dunlop reforça a importância de verificar regularmente a condição dos pneus e realizar a manutenção adequada, priorizando a segurança e o conforto ao dirigir.

“Nossa missão é proporcionar aos condutores tranquilidade e confiança ao enfrentar imprevistos dessa natureza. Por isso, buscamos desenvolver soluções seguras e eficientes, sempre comprometidos com a melhor qualidade e o alto desempenho”, diz Hugo Issao Terazaki, Gerente de Serviços Técnicos da Dunlop.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança