sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Parceria entre Scania e Commit quer impulsionar mobilidade sustentável no Brasil

O intuito é ampliar a frota de caminhões a gás e expandir a infraestrutura de abastecimento.

Realizemos uma rápida linha do tempo da Scania quando o assunto é sustentabilidade no transporte: em 2018, a marca lançou sua Nova Geração de Caminhões no Brasil, que por si só já garante até 20% de economia de combustível o que, consequentemente, ajuda na redução das emissões de poluentes.

- Publicidade -

Já em 2019, foi o momento de apresentar ao mercado brasileiro o primeiro caminhão pesado movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano, que hoje já chegam a mais de 700 nas estradas do Brasil. Em 2022, veio a linha Proconve P8 / Euro6 e a gama Super, com ainda mais economia de combustível e menos emissões pelo diesel não queimado. E este ano, em 2023, é a vez do Scania X-gas, o mais recente modelo da marca com 900km de autonomia.

Mas, de que adianta tanta inovação sem a ajuda de grandes parceiros para avançar nessa jornada? Afinal, para a Scania, mais do que inovar é preciso unir forças para ver o Brasil se desenvolver nessa direção, rumo a um transporte mais limpo, aqui, agora e no futuro também.

Nessa busca contínua por soluções sustentáveis, a Scania deu mais um passo em seu propósito e firmou outra importante parceria, assim como fez com a Comgás, em São Paulo, e com a Compagas, no Paraná. Desta vez, a marca deu as mãos de forma estratégica à Commit, uma holding especializada na distribuição de gás canalizado no Brasil.

1º Simpósio GNV em Veículos Pesados – Pernambuco – Paulo Genezini – Foto: Jennifer Buarque / Comunicação Copergás

“Para cumprir nosso propósito de liderar a mudança para um transporte mais sustentável e ir além, para sustentar o futuro do setor, precisamos de parceiros, e os fornecedores de infraestrutura são fundamentais”, explica o gerente de Sustentabilidade das Operações Comerciais Brasil, Paulo Genezini.

- Publicidade -

“A grande vantagem do veículo a gás é a viabilidade operacional, já estabelecida e em processo de ampliação, como prova nossa parceria”, completa Genezini.

Esses, inclusive, foram os temas discutidos entre os executivos da Commit e diretores comerciais de 11 distribuidoras de gás de diferentes estados brasileiros durante a visita ao time das Operações Comerciais da Scania Brasil na última semana. O intuito do encontro foi criar estratégias para viabilizar essa expansão – de caminhões e de rotas de abastecimento – em todo o território nacional.

Essa união surge em um momento oportuno, aproveitando o potencial brasileiro para expandir a frota de veículos movidos a gás natural e impulsionar a distribuição de biometano, o biogás que representa uma aposta promissora na mobilidade sustentável.

O que vem por aí – Com foco no futuro, os próximos passos dessa parceria visionária envolvem uma análise minuciosa das necessidades de cada região, com a Commit assumindo a missão de mapear e identificar oportunidades.

Daniel Bandeira, Gerente de Soluções de Transporte das Operações Comerciais Brasil, explica o dinamismo dessa parceria em ação: “Nosso time Scania, junto com o time da concessionária de determinada região, vai desenvolver e apoiar as oportunidades naquela localidade. Eles informam o que a indústria consome de gás e quais as oportunidades locais, e nós levamos as demandas de infraestrutura e abastecimento”.

- Publicidade -

“Nós temos como viabilizar isso, dar velocidade e criar demandas em conjunto para fomentar a venda de gás em todas as regiões do país e consequentemente a instalação de novos postos de abastecimento e redes de distribuição”, conclui Bandeira.

O objetivo é também garantir a infraestrutura adequada em rotas desafiadoras, como, por exemplo, o trajeto crucial entre São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), fundamental para a logística do país. “A nossa parceria impulsiona a introdução de postos em locais que não necessariamente são da Commit, como é o caso dessa rota, onde teremos ainda neste ano dois postos de abastecimento de gás”, afirma Genezini.

O fato é que, com a aliança entre a Scania e a Commit, o Brasil acelera rumo a um futuro cada vez mais sustentável nas estradas. Essa parceria estratégica entre a líder em veículos pesados e a especialista em distribuição de gás canalizado reafirma o compromisso de ambas as empresas em impulsionar a adoção de soluções mais limpas, redesenhando o futuro da mobilidade no Brasil.

Revista Jornada Scania

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança