sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz do Brasil: 250.000 cabinas de caminhões produzidas na fábrica de Juiz de Fora

Integrante do sistema de produção de veículos comerciais da Empresa, unidade mineira realiza soldagem e pintura das cabinas utilizadas em todos os caminhões, tanto para mercado interno e externo, como para reposição.

A Mercedes-Benz do Brasil alcançou, em agosto, o marco histórico de 250.000 cabinas de caminhões produzidas em sua fábrica de Juiz de Fora, em Minas Gerais. A unidade faz parte do sistema de produção de veículos comerciais da Empresa, realizando a soldagem e a pintura das cabinas utilizadas em todos os caminhões da marca, tanto para mercado interno e externo, como para reposição.

- Publicidade -

Para celebrar a conquista, a fábrica mineira reuniu colaboradores em torno de uma cabina do extrapesado Actros, top de linha, que representa esse marco histórico. A cor azul zircônio, especialmente escolhida para o evento, resultou de uma votação entre os próprios colaboradores da Empresa. A comemoração ganhou evidência ainda em ações de comunicação interna.

“Além do alto padrão mundial de qualidade da marca, os processos adotados em nossa fábrica têm como premissa a sustentabilidade ambiental”, afirma Herick Borges, gerente sênior de Produção de Cabinas da Mercedes-Benz do Brasil em Juiz de Fora. “Isso reafirma o compromisso com os pilares ESG da nossa Companhia”.

“Estamos extremamente felizes e orgulhosos de nossa trajetória. São 26 anos de história de muitas conquistas. Este marco representa a superação de um time de estrelas. Parabéns, Juiz de Fora! ”, destaca Herick.

“Essa conquista é o resultado de um time dedicado e engajado que sempre busca atingir a excelência”, conta Marcus Vinicius Raposo, Gerente de Produção Pintura Cabinas da Mercedes-Benz do Brasil em Juiz de Fora.

- Publicidade -

Fábrica de Juiz de Fora – Em 2012, a Mercedes-Benz do Brasil teve mais um importante marco para a produção de caminhões no Brasil. Naquele ano, a planta de Juiz de Fora, em Minas Gerais, passou a integrar o sistema global de produção de veículos comerciais da Daimler Truck. Atualmente, a unidade é responsável pela soldagem e pintura de todas as cabinas de caminhões Mercedes-Benz produzidas no Brasil.

A unidade mineira se posiciona entre as mais modernas fábricas de caminhões do mundo, sendo uma síntese do que há de mais moderno e inovador em termos de produção. Diversos benchmarkings e kaizens foram realizados para identificar os melhores métodos relacionados à fabricação. Com isso, possui uma configuração de alta produtividade e flexibilidade.

Atividades essenciais, como produção e controle da qualidade, ficam a cargo de pessoal da própria Empresa, o que permite assegurar o elevado padrão mundial de qualidade dos caminhões da marca.

Os processos escolhidos têm como premissa a sustentabilidade e asseguram o mínimo impacto ao meio ambiente. Tudo na fábrica foi planejado no sentido de minimizar, por exemplo, consumo de energia elétrica e água por unidade montada ao longo do processo produtivo.

Conceitos como Kan-ban, Just-in-sequence, One-piece-flow e Lean Manufacturing (Produção Enxuta) foram combinados de forma que não há estoque ou desperdício ao longo do processo fabril.

- Publicidade -

Foi estabelecido na planta de Juiz de Fora um parque industrial de fornecedores, o I-Park, área na qual estão sediadas empresas provedoras de componentes e submontagens. Este conceito possibilita aperfeiçoar a entrega de diferentes conjuntos, em forma de kits, diretamente na linha de montagem, seguindo o conceito just-in-sequence.

“Alcançamos este importante marco para nossa fábrica na produção de 250 mil cabinas devido ao empenho e comprometimento de todo o time com segurança e qualidade nos processos! ”, afirma Rodrigo Santana, Gerente de Produção Montagem Bruta Cabinas da Mercedes-Benz do Brasil em Juiz de Fora.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança