A Mercedes-Benz do Brasil acaba de anunciar a entrega das primeiras 50 unidades do eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a baterias da própria marca, com carroçaria Caio Millennium, para as empresas Metrópole Paulista (40 unidades), MobiBrasil (8) e Sambaíba (2), operadoras do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo. Os veículos deverão entrar em operação no início do próximo ano.
“A entrega desse expressivo volume de ônibus elétricos, representa o novo marco de progresso na entrada da nossa Empresa na era da eletromobilidade no País”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “É muito significativo o fato de começarmos essa jornada por São Paulo, a maior cidade do País e da América Latina, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Assim como a Prefeitura Municipal e nossos clientes, nós também temos o compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a melhor qualidade do ar e a preservação ambiental”.
40 ônibus elétricos Mercedes-Benz para a Viação Metrópole Paulista – Dona da maior frota da cidade de São Paulo, com mais de 1.000 ônibus, a Viação Metrópole Paulista receberá um lote de 40 ônibus elétricos Mercedes-Benz eO500U. “O investimento em renovação de frota é uma importante premissa da nossa empresa e, agora, passaremos a substituir veículos mais antigos pelos elétricos, seguindo a Lei Municipal de Mudanças Climáticas, dando nossa contribuição para a descarbonização e a proteção ambiental”, afirma Roberto Abreu, vice-presidente da empresa, que atua na Zona Leste e na Zona Sul.
Em parceria com a Mercedes-Benz, a Viação Metrópole Paulista realizou testes com o eO500U num percurso pelas vias da cidade em meio ao tráfego. “Os testes demonstraram a eficiência do ônibus elétrico Mercedes-Benz na nossa operação. Receberemos as primeiras 40 unidades e assim que essa frota entrar em circulação, poderemos atestar, na prática diária, os atributos e diferenciais do produto. A expectativa é muito positiva com relação a essa nova solução oferecida pela Mercedes-Benz, marca com forte presença na nossa frota”, conclui Roberto Abreu.
MobiBrasil terá 8 unidades do eO500U na frota – Com cerca de 560 ônibus em sua frota, quase a totalidade Mercedes-Benz da linha O 500, entre Padron, articulados e superarticulados, a MobiBrasil receberá suas primeiras 8 unidades do eO500U. “Nossa expectativa é grande, tanto em tecnologia, quanto em autonomia do ônibus elétrico da marca”, afirma Manoel Marinho, diretor executivo da empresa. “Temos confiança plena na Mercedes-Benz. Esses novos veículos entrarão em operação no início de 2024, começando pelas linhas mais curtas para os ajustes finais e adaptação dos motoristas, como também do pessoal de manutenção. Aliás, a ideia é que as mulheres sejam as primeiras a conduzir os nossos ônibus elétricos”.
Manoel Marinho diz que a Mobibrasil tem o compromisso com a inovação tecnológica em todas as áreas da empresa. “Isso faz parte do nosso DNA. A introdução de ônibus elétricos segue essa linha, é um fato concreto, não tem mais volta. E queremos evoluir com nossos fornecedores. Além disso, avançamos com a responsabilidade social, pilar da estratégia ESG que estamos implantando no Grupo Mobibrasil, tanto em São Paulo, como em Recife e Sorocaba, locais de atuação da companhia”.
Compromisso com os pilares ESG – De acordo com o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, veículos elétricos são sinônimos de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio mundial multissoluções da marca para os clientes. “Agora, nosso eO500U também está neste portfólio. Seus benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo”, diz ele.
“Com esse produto, a operação brasileira segue alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG. Este é o primeiro passo da Mercedes-Benz do Brasil. Nossas atenções e estratégias visam o presente e o futuro. Por isso, estamos cientes dos desafios que temos pela frente”.
Esse ônibus elétrico da consagrada família O 500 está sendo produzido na planta da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, que utiliza modernos conceitos da Indústria 4.0. Dessa forma, a Empresa reforça seu compromisso e o da Daimler Truck com a descarbonização no transporte urbano de passageiros.
“É muito bom saber que nosso time brasileiro faz parte do plano da Daimler Buses de oferecer veículos neutros em CO2 movidos a baterias e hidrogênio em todos os segmentos até 2030. Estamos fazendo tudo com tecnologia de ponta e muito motivados pela paixão em atender a todas as necessidades do transporte de pessoas, contribuindo para a qualidade de vida nas grandes cidades, no Brasil e em outros países”, conclui Achim Puchert.
Solução com a qualidade e a confiabilidade da marca para as cidades – “Nosso chassi de ônibus elétrico traz a qualidade e a confiabilidade da estrela de três pontas”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nossa decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus urbano foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. Nós temos experiência de 67 anos no Brasil, sempre oferecendo novas tecnologias para o transporte”.
O chassi eO500U foi desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil para a realidade brasileira e latino-americana. Ele foi amplamente testado no Campo de Provas de Iracemápolis (SP) e também na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler Buses em ônibus elétricos.
“E reforçando ainda mais o compromisso com a sustentabilidade, o nosso chassi de ônibus urbano elétrico já está credenciado junto ao BNDES para financiamento via Finame – Baixo Carbono”, informa Walter Barbosa. “O BNDES é um aliado forte das empresas de transporte para financiamento de ônibus e renovação de frota, o que é ainda mais relevante no caso dos elétricos. Esse apoio é imprescindível para que o Brasil avance no campo da eletromobilidade e da descarbonização, o que trará benefícios ao meio ambiente, à qualidade do ar nas cidades e à sociedade como um todo”.
eO500U assegura eficiência tecnológica e econômica – O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da Mercedes-Benz em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana. É também um produto focado na eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo.
O mais novo membro da linha O 500 é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250 km, a maior entre os ônibus elétricos no Brasil. E também a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.
O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa.
O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, muito confortável e totalmente silenciosa. O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção, motores elétricos, eixos e outros itens.
Suporte e serviços especializados em eletromobilidade – Como sempre acontece, a Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a tração elétrica.
A Empresa conta com uma equipe de eMobility que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e novo segmento de mercado. Dará apoio a clientes, motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros.
Mais do que lançar um novo produto, o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da Mercedes-Benz do Brasil na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos.
A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos. Além disso, os concessionários da marca estão sendo treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos.
FleetBus disponível para ônibus elétricos – No contexto de serviços inovadores, a marca está dando novos passos na consolidação do FleetBus, solução exclusiva de telemetria e conectividade da Mercedes-Benz no Brasil para gestão de frota das empresas de ônibus.
“A primeira empresa a contar com o FleetBus em sua rotina operacional introduziu essa solução no último mês de agosto”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “No início de outubro, entregaremos o usuário e a senha da segunda empresa. A idéia é conectar outras quatro empresas até o final de outubro, totalizando seis clientes e algo em torno de 50 ônibus com os serviços do FleetBus”.
Esse serviço 4.0 permite ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, diminuindo o risco de paradas não programadas. Além de proporcionar maior disponibilidade da frota, o uso do FleetBus assegura economia no consumo energético, seja o diesel ou a eletricidade, bem como redução de custos operacionais e do TCO.
Disponível para todo o portfólio de ônibus urbanos e rodoviários, essa ferramenta chegou ao mercado com um grande diferencial: monitoramento e disponibilização de informações em tempo real.
“Nossos clientes sempre nos pedem novas soluções para reduzir custos e melhorar a disponibilidade dos seus veículos. Está aí então o FleetBus, mais uma tecnologia robusta e eficiente com a qualidade e a credibilidade da nossa marca”, diz Roberto Leoncini. “Com isso, entramos numa nova era de Serviços 4.0 da Mercedes-Benz para clientes de ônibus, fortemente marcada pela telemetria e conectividade. Dessa forma, reforçamos o maior portfólio de serviços do Brasil para acompanhar a evolução do mercado e dos nossos clientes”.