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Três dicas para saber quando é a hora de trocar as sapatas de freio

A Cobreq tradicional fabricante de itens do sistema de fricção e fornecedora para montadoras e reposição dá três dicas para saber quando é hora de trocar as sapatas de freio dos veículos.

“Os sintomas são bem parecidos com os apresentados pelas pastilhas de freios desgastadas, já que tanto as sapatas quanto as pastilhas trabalham em conjunto nas rodas dos veículos. Por outro lado, geralmente as pastilhas se deterioram mais rapidamente do que as sapatas.”, explica Raulincom Silva, Coordenador da Assistência Técnica da TMD Friction.

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Mas Silva ressalta três sintomas muito importantes que jamais devem ser ignorados quando falamos em sistema de freios e claro, a segurança do veículo:

• Ruído ao acionar o pedal do freio;
• Perda de eficiência do freio de estacionamento;
• Sensação de vibração no volante quando acionado o pedal do freio;

As sapatas têm como principal objetivo, auxiliar na parada do veículo, funcionando juntamente com o freio a tambor, geralmente localizado na parte traseira dos veículos, podendo (em veículos mais antigos) equipar até mesmo as quatro rodas.

Além disso, as sapatas ainda podem atuar como freio de emergência quando há perda de eficiência no freio dianteiro através do acionamento manual da alavanca do freio de estacionamento, encontrado na parte interna do veículo, efetuado pelo condutor no momento em que ele sente que há ineficiência no sistema de frenagem.

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“É necessário fazer sempre uma verificação completa do sistema dos freios sempre que forem trocadas as pastilhas de freio. Geralmente as sapatas podem vir a ser trocadas a cada 2 ou 3 substituições de pastilhas, mas muito desse tempo também vai depender da forma como o motorista conduz o seu veículo. Sempre muito importante também é seguir as orientações do plano de manutenção contido no Manual de Proprietário que acompanha todos os veículos.”, esclarece Silva

Na verificação, deve ser analisada a superfície do tambor, realizada a medição do diâmetro e se há sulcos nas sapatas. Se qualquer um desses pontos estiver muito irregular o motorista pode vir a sentir os três sintomas relatados acima, pondo em risco a sua segurança e a das pessoas que estão a sua volta.

Apesar de muitos carros serem equipados com o freio a disco nas rodas dianteiras, dispensando o uso de sapatas, a verificação e regulagem do freio traseiro também é muito importante, podendo afetar a estabilidade do veículo num momento de frenagem brusca.

“As sapatas de freio Cobreq já vem equipadas com as lonas, oferecendo mais segurança para o motorista e para o reparador na hora da instalação, menor distância (e consequentemente menor tempo de resposta) de frenagem, é produzida em material sem cobre, de fácil instalação, além de ter como uma de suas principais características em seu projeto construtivo de engenharia, ser como os originais das montadoras.”, complementa Silva.

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