domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Volvo leva dois prêmios nas categorias caminhão elétrico e caminhão semipesado

Volvo FM Electric conquistou o primeiro lugar como o Caminhão Elétrico do Ano. Já o Volvo VM 290 ficou à frente de todos os demais concorrentes na classe dos semipesados.

A Volvo foi eleita a melhor de 2023 em duas categorias do prestigiado Prêmio Mobilidade Estadão, promovido pelo jornal O Estado de São Paulo. O Volvo FM Electric conquistou o primeiro lugar como o Caminhão Elétrico do Ano. Já o Volvo VM 290 ficou à frente de todos os demais concorrentes na classe dos semipesados. A marca foi mais uma vez um dos principais destaques desta premiação.

- Publicidade -

Os dois caminhões receberam os prêmios depois de entrevistas e pesquisas do time de Mobilidade do Estadão. São especialistas em transporte que atuam no “Estradão”, o caderno do Estadão que cobre o segmento de veículos de carga, do “Jornal do Carro”, e do “Mobilidade Estadão”, uma grande editoria que atua de forma ampla, cobrindo as mais importantes ações de melhoria da mobilidade.

Os editores e jornalistas entrevistam empresários, motoristas, gestores de frota e profissionais da área de serviços das transportadoras. Além disso, pesquisam e consultam as fichas técnicas e outros documentos sobre as características e atributos dos veículos.

Retorno operacional superior – Os profissionais ouviram dos pesquisados que ambos os caminhões da Volvo têm uma qualidade e um retorno operacional superiores. Ainda não lançado comercialmente no Brasil, o FM Electric está sendo testado em operações reais em diferentes regiões do país, transportando uma variada gama de produtos e cargas. Os profissionais ouvidos pelo Estadão destacaram a grande eficiência energética, baixa vibração, ausência de ruído, além de muito conforto para o motorista. Com zero emissões, os veículos em teste são cavalos mecânicos com potência de 660hp e autonomia de até 300 quilômetros, indicados para aplicações metropolitanas e regionais.

A estrutura de pós-venda da Volvo, um importante ponto na decisão de compras futuras de caminhões elétricos pelos transportadores, também foi relatada como uma grande diferença em favor da marca.

- Publicidade -

Avanços no Volvo VM – Da mesma forma, motoristas, donos de transportadoras e responsáveis pela gestão de frota foram muito positivos com relação ao Volvo VM 290, que vem liderando o mercado no segmento de semipesados Euro 6 nos últimos meses.

O VM Euro 6 recebeu inúmeros aprimoramentos, com um motor totalmente novo, de fabricação própria da Volvo. Além disso, o modelo ganhou nova caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração, a mesma do Volvo FH. O motor de 8 litros tem um turbo de alta performance e injeção common rail, além de uma tecnologia que se ajusta para baixar as rotações para menor consumo e se adaptar em altas rotações quando se precisa de mais desempenho.

Os entrevistados relataram ainda que o nome da Volvo é também um importante fator decisivo quando se estuda a aquisição de um determinado caminhão. Eles informaram que a marca é muito ativa e tem muita proximidade com os clientes, comportamento que se reflete num atendimento de alto nível nas concessionárias.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança