segunda-feira, 6 maio , 2024
28 C
Recife

Conheça os riscos no superaquecimento para a junta e o cabeçote do motor

Falhas no sistema de arrefecimento provocam queima da junta, trinca e empeno no cabeçote.

A TAKAO, marca de componentes automotivos da Goop Distribuidora, destaca os perigos associados a problemas como trincas ou empeno no cabeçote do motor e junta queimada. Identificar os sinais dessas questões é crucial para intervenções assertivas, com o superaquecimento sendo uma causa comum. A empresa fornece insights valiosos para reparadores lidarem eficazmente com essas situações.

- Publicidade -

A TAKAO, renomada marca de componentes automotivos associada à Goop Distribuidora, ressalta os riscos significativos relacionados a problemas como trincas ou empeno no cabeçote do motor e junta queimada. A identificação precoce dos sintomas dessas questões é crucial para garantir intervenções de reparo assertivas, com o superaquecimento emergindo como uma causa comum para esses problemas.

De acordo com Marlon Silva, coordenador técnico da TAKAO, os sintomas de um cabeçote com trinca ou empenado e de uma junta de vedação danificada podem ser semelhantes, exigindo atenção especial dos motoristas e reparadores. Os sinais de alerta incluem superaquecimento do motor, baixo nível do fluido de arrefecimento, fumaça branca saindo do escapamento, borbulha do fluido no radiador, perda do fluido de arrefecimento sem evidência de vazamentos, coloração branca leitosa no óleo, falhas na ignição e no funcionamento do motor, vazamento de óleo do motor e do fluido do radiador, e acendimento da luz de verificação do motor no painel de instrumentos.

O superaquecimento é frequentemente apontado como uma causa subjacente, sendo a junta de vedação do cabeçote o componente mais suscetível. Marlon Silva destaca que, especialmente com motores mais compactos e potentes, a atenção ao bloco do motor é crucial, pois tende a empenar com maior frequência.

Para realizar um diagnóstico definitivo, é essencial remover o conjunto e realizar uma inspeção visual detalhada. A TAKAO enfatiza que a substituição da junta do cabeçote é uma solução comum e econômica, enquanto reparos em um cabeçote trincado podem exigir uma retífica especializada, tornando-se mais dispendiosos. Em casos extremos, se o bloco do motor estiver empenado, a substituição completa pode ser a única solução, resultando em custos substanciais.

- Publicidade -

A empresa destaca a importância das revisões preventivas conforme o manual do fabricante, enfatizando que muitas falhas severas podem ser evitadas com intervenções precoces em pequenas falhas. A TAKAO reforça seu compromisso com a educação dos reparadores e motoristas, contribuindo para uma condução segura e eficiente.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais