sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Vendas totais de pneus no Brasil apresentam queda de 8,2% em 2023

Dados da ANIP revelam impacto negativo nos segmentos de veículos de passeio, carga e comerciais leves.

As vendas totais de pneus no Brasil sofreram uma queda de 8,2% em 2023, segundo levantamento da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). O mercado de reposição e as vendas para montadoras foram afetados, registrando recuos de 7,8% e 9,6%, respectivamente. O segmento de veículos de passeio teve uma redução de 9,5%, indicando desafios no cenário econômico do país.

- Publicidade -

Os números divulgados pela ANIP apontam uma tendência de retração no setor de pneus no Brasil durante o ano de 2023. A queda de 8,2% nas vendas totais, somando 51,97 milhões de unidades, reflete os desafios enfrentados pelos mercados de reposição e de montadoras. O segmento de veículos de passeio teve uma retração significativa de 9,5%, demonstrando a sensibilidade do setor às condições econômicas.

No cenário específico, os pneus de carga apresentaram o pior desempenho, com uma queda de 13,8% no acumulado de 2023. Tanto as vendas para montadoras quanto no mercado de reposição registraram recuos expressivos, indicando um cenário desafiador para o segmento. Além disso, os pneus destinados a veículos comerciais leves também enfrentaram uma redução de 12,6% nas vendas, apontando para uma conjuntura complexa no mercado de transporte.

Contudo, houve um ponto positivo no setor de pneus para motocicletas, que registrou um crescimento de 5,9% no mercado de reposição. Com 9,73 milhões de unidades comercializadas em 2023, esse segmento mostrou resiliência em meio ao cenário de queda. O desafio agora reside na adaptação do mercado para superar as adversidades e impulsionar a recuperação do setor de pneus no país.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança