sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Renault 5 é apresentado para popularizar a mobilidade elétrica na Europa

Fruto da colaboração entre as empresas Renault, Ampere e Mobilize, o Renault 5 E-Tech elétrico é o primeiro veículo concebido com base na nova plataforma AmpR Small da Ampere, dedicada aos veículos elétricos do segmento B.

Em um movimento ousado, o Renault Group apresenta o Renault 5 E-Tech elétrico como parte fundamental de sua estratégia de recuperação e do plano Renaulution. Desenvolvido em apenas três anos, o modelo combina a nostalgia do icônico Renault 5 com inovações de ponta, prometendo uma revolução verde na indústria automotiva.

- Publicidade -

A Renault apresentou o Renault 5 E-Tech elétrico como parte de sua estratégia de recuperação e do plano estratégico Renaulution. O modelo foi desenvolvido em apenas três anos, mais rápido do que o usual, mantendo o charme do show car. Produzido na França, o preço de entrada é de aproximadamente 25.000 euros.

O veículo é fruto da colaboração entre as empresas Renault, Ampere (unidade de veículos elétricos e software do Renault Group), e Mobilize. Ele representa a renovação industrial e a revolução elétrica da marca, sendo competitivo em termos de custos.

O Renault 5 E-Tech elétrico é o primeiro veículo totalmente concebido com base na nova plataforma AmpR Small da Ampere, dedicada aos veículos elétricos do segmento B. Isso proporciona vantagens competitivas, incluindo assoalho plano, entre eixos mais longo, habitabilidade otimizada, menor peso e outros benefícios. A plataforma permitiu realizar várias economias de escala sem comprometer os componentes elétricos.

O modelo apresenta um design único e emocional, inspirado no Renault 5 original, com uma abordagem chamada “retrofuturismo”. Ele incorpora elementos nostálgicos, como a grade de aeração do capô do modelo original, que foi reinventada para exibir um indicador da recarga, formando o número 5.

- Publicidade -

Sob o capô, o Renault 5 E-Tech elétrico possui um motor síncrono com rotor bobinado, seguindo a preferência da Renault. Oferece três níveis de potência: 110 kW, 90 kW ou 70 kW. Ele destaca-se por sua versatilidade, sendo adequado para a cidade e estradas, com autonomia de até 400 km WLTP e capacidade de rebocar até 500 kg.

O veículo é conectado, intuitivo, amigável, confortável e seguro. Apresenta tecnologias inovadoras, como um novo carregador bidirecional CA compatível com tecnologias V2L e V2G. Sua produção está planejada para a França, incluindo a bateria, a partir do segundo semestre de 2025, contribuindo para a criação de um “vale da eletricidade” na Europa.

O Renault 5 E-Tech elétrico será comercializado a partir de setembro de 2024 e é um compacto urbano elétrico projetado para enfrentar os desafios tecnológicos, societais e ambientais da mobilidade atual.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança