sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Veículos elétricos lideram vendas de eletrificados leves no Brasil

Tendência de crescimento dos veículos plug-in se consolida.

Pelo terceiro mês consecutivo, os veículos 100% elétricos (BEV) mantiveram a liderança nas vendas de eletrificados leves no mercado brasileiro. Em fevereiro, foram emplacados 3.639 BEVs, representando 34,8% do total neste segmento, enquanto os veículos híbridos plug-in (PHEV) alcançaram 3.594 unidades, ou 34,4%. A consolidação dos BEVs marca um novo capítulo na história da eletromobilidade no Brasil.

- Publicidade -

Os veículos elétricos com recarga externa (BEV + PHEV) atingiram um recorde de 70% do total de eletrificados emplacados, indicando uma tendência de crescimento constante. O primeiro bimestre de 2024 confirma a evolução do mercado brasileiro de eletrificados, superando a predominância histórica dos híbridos elétricos convencionais sem recarga externa.

O mercado de veículos elétricos no Brasil continua a mostrar crescimento expressivo, com os BEVs liderando as vendas pelo terceiro mês consecutivo. Em fevereiro, foram emplacados 3.639 veículos 100% elétricos, representando 34,8% do total de eletrificados leves, que atingiram 10.451 emplacamentos.

Os PHEVs também marcaram presença significativa, com 3.594 unidades vendidas, equivalendo a 34,4% do segmento. Os híbridos convencionais, incluindo HEV, HEV flex e MHEV, alcançaram 3.218 unidades, representando 30,8% das vendas.

A participação dos veículos plug-in (BEV + PHEV) atingiu 69,2% do total de eletrificados em fevereiro, enquanto os híbridos convencionais sem recarga externa representaram 30,8%. Esse cenário reflete o amadurecimento rápido do mercado brasileiro de eletromobilidade.

- Publicidade -

O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, destaca o amadurecimento rápido do mercado e a crescente confiança dos consumidores nas novas tecnologias. A participação de mercado dos eletrificados sobre as vendas totais de automóveis e comerciais atingiu 7% em fevereiro, consolidando a presença crescente da eletromobilidade.

Os números de veículos BEV vendidos em fevereiro foram notáveis, registrando um aumento de 470% em relação a fevereiro de 2023. Os PHEVs também apresentaram um crescimento expressivo de 193%, enquanto os híbridos convencionais sem recarga externa cresceram 32,5%.

Apesar do aumento nas alíquotas do Imposto de Importação em janeiro, o mercado total de eletrificados segue em crescimento. Os emplacamentos de fevereiro, com 10.451 unidades, representam a melhor marca para o mês na série histórica da ABVE.

Empresas chinesas, como BYD e GWM, lideram os emplacamentos, contribuindo significativamente para o mercado brasileiro de veículos elétricos. O Estado de São Paulo lidera as vendas, seguido pelo Distrito Federal e Rio de Janeiro, representando 50,5% do total de emplacamentos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança