No competitivo mercado de SUVs, sim, o Citroën C4 Cactus é SUV compacto em sua classificação, apesar do seu estilo e disposição de hatch médio, o modelo se destaca não apenas por seu design único, mas também por suas especificações técnicas, principalmente pelas letrinhas THP que fazem referência à sua motorização.
A linha 2024 do Citroën C4 Cactus aposta na melhor relação entre custo e benefícios e já falando em Mecânica Online®, as três letrinhas – THP, estão relacionadas com a motorização turbo, 1.6, quatro cilindros de 173 cavalos e 24,5 kgfm de torque, que apesar de ser uma motorização com bastante tempo de mercado, precisa de apenas 7,7 segundos para fazer de 0 a 100 km/h, apenas 0,1 segundo atrás do Pulse Abarth.
O motor THP trabalha com a transmissão automática de seis velocidades com boa calibração, e essa combinação reflete na forte aceleração, retomadas rápidas e até mesmo na eficiência energética.
Com etanol, o veículo alcança uma média de 8,2 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada, enquanto com gasolina, os números sobem para 11,7 km/l e 13,4 km/l na estrada.
O modelo tem suspensão firme mais direcionada para a performance, por isso mesmo, lembra o bom comportamento de um hatch médio. A direção é leve na hora das manobras e firme em alta velocidade. A versão avaliada THP Shine Pack vem relativamente bem equipada.
O sistema de alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência exibe um aviso de proximidade do carro à frente na central multimídia, bloqueando a visão do GPS. Tem também o sistema de alerta de saída de faixa, mas sem correção do volante.
Como item de série temos seis airbags e controle de tração e estabilidade na parte de segurança. Observamos uma forte presença de plástico rígido, apesar da boa qualidade visual – sem rebarbas ou mesmo barulhos, pelo menos agora, e de tecidos nas portas e no apoio de braço central.
O console central é completamente novo e possui carregador de celular por indução, com saída de ar. São três entradas USB e porta-copos. Temos a mesma central multimídia do C3 e do 208, de fácil acesso e funcionamento. O espaço na parte traseira já é mais limitado quando comparamos com o segmento de SUV.
Porta-malas de 320 litros está na média para um hatch compacto, mas longe de qualquer referência entre os SUVs compactos.
Com um preço de cerca de R$ 142 mil, o Citroën C4 Cactus se destaca como uma opção divertida e prática para o uso urbano.
Apesar de suas limitações em termos de espaço e capacidade de carga, seu apelo reside na capacidade de oferecer diversão ao volante sem comprometer a praticidade urbana.
Para os motoristas que buscam um equilíbrio entre desempenho e conveniência, este modelo deve ser considerado em sua análise.