sábado, 23 novembro , 2024
28 C
Recife

Perder o prazo de troca de óleo pode afetar funcionamento do carro

Especialista destaca a importância da troca de óleo e lubrificantes para o bom funcionamento e longevidade do motor.

A correta manutenção de lubrificantes, como a troca de óleo e fluidos, é fundamental para evitar problemas mecânicos graves em veículos, incluindo pane elétrica, superaquecimento e falhas no câmbio. A negligência nesse cuidado pode resultar em desgaste de peças, aumento no consumo de combustível e até danos catastróficos ao motor.

Um recente levantamento do Estadão Mobilidade apontou que os problemas mais comuns que afetam carros no Brasil estão relacionados a falhas mecânicas como superaquecimento, pane elétrica e defeitos no câmbio. Esses problemas frequentemente decorrem de uma manutenção inadequada dos lubrificantes, especialmente quando não se segue o prazo recomendado para a troca de óleo.

- Publicidade -

Lubrificantes são essenciais para reduzir atritos, desgastes e ruídos dentro do motor, além de ajudar no controle da temperatura e na manutenção da limpeza interna do sistema. Segundo José Cesário Neto, coordenador de capacitação e suporte técnico dos Lubrificantes Mobil™, a troca regular desses produtos é vital para o desempenho de veículos, sejam eles movidos à combustão ou híbridos.

A periodicidade correta para a troca de óleo e outros lubrificantes, como fluido de arrefecimento e graxa, deve seguir rigorosamente as recomendações do fabricante automotivo. “A validade dos lubrificantes varia de acordo com dois fatores: ‘tempo’, geralmente de 6 meses a 1 ano, e ‘quilometragem’, entre 5.000 km e 10.000 km rodados,” explica Cesário Neto. Ignorar esses prazos pode levar ao desgaste prematuro de peças, deterioração de retentores de borracha e acúmulo de resíduos no motor.

Além disso, há sinais que indicam a necessidade de troca, como alteração no nível de óleo, mudança na cor e viscosidade do produto, emissão de fumaça excessiva pelo escapamento e perda de potência. Deixar de realizar a troca de óleo dentro do período recomendado pode resultar em superaquecimento, aumento do consumo de combustível e, em casos mais graves, uma parada total do motor.

- Publicidade -

Para prolongar a vida útil do motor, além da troca regular de óleo, é importante trocar filtros com frequência, evitar sobrecarga do veículo, realizar manutenções preventivas e utilizar lubrificantes de qualidade, como a linha Mobil™, conhecida por seu alto desempenho e proteção contra o desgaste, oxidação e corrosão do motor.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn