O Citroën Basalt, terceiro SUV da família C3, foi lançado em São Paulo com promessas de impacto no mercado nacional. Apostando em design robusto, conforto aprimorado e acessibilidade, o modelo chega com preços a partir de R$ 89.990 e versões que vão do 1.0 aspirado ao turbo T200.
A Citroën revelou oficialmente, no dia 2 de outubro de 2024, seu mais novo SUV cupê: o Citroën Basalt, que encerra a tríade da família C3. Desenvolvido na plataforma CMP, o modelo promete se destacar no segmento dos SUVs compactos com motorização moderna, tecnologias de ponta e preços acessíveis.
O lançamento foi acompanhado de uma apresentação das estratégias futuras da Stellantis, prevendo um investimento de R$ 32 bilhões na América do Sul até 2030, que trará 40 novos modelos, além de inovações em powertrains e tecnologias sustentáveis, como as plataformas Bio-Hybrid.
O Basalt, inspirado na resistência da rocha basalto, é projetado para transmitir robustez, conforto e acessibilidade, pilares destacados por Filipe Daemon, vice-presidente da marca. Com uma história que remete ao modelo GS Basalte de 1978, o nome faz referência ao conforto e solidez oferecidos pelo carro.
Mecânica Online – O Citroën Basalt chega ao mercado com duas opções de motorização: o 1.0 aspirado e o 1.0 turbo T200 (mesmo motor utilizado no Fastback), com câmbios manual de 6 marchas ou automático CVT de 7 velocidades. Márcio Tonani, presidente de tecnologia da Stellantis na América do Sul, destacou que o Basalt combina eficiência e economia de combustível, com consumo médio de 9,6 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada (gasolina).
O câmbio CVT oferece uma condução suave, mas pode apresentar leve atraso nas acelerações, característica comum desse tipo de transmissão.
Durante as primeiras impressões, o Basalt mostrou-se bastante equilibrado na rodovia e em terrenos de terra, absorvendo bem as irregularidades do solo. A suspensão frontal McPherson e traseira de eixo de torção garantiram conforto mesmo em terrenos irregulares.
O SUV mostrou bom desempenho no asfalto, embora o isolamento acústico pudesse ser melhor. O ruído do motor e da ventoinha em baixas rotações pode incomodar em paradas mais longas, como semáforos.
Design moderno e tecnologia avançada – O design é um dos principais pontos fortes do Basalt. A gerente de design da Stellantis América do Sul, Isabella Vianna, ressaltou o uso de tecnologias 3D para criar protótipos virtuais, facilitando a visualização do modelo em diferentes ângulos.
O veículo traz uma grade frontal com DRL em LED, caixas de roda com formas geométricas e rodas diamantadas, que conferem um ar sofisticado ao SUV. Na parte traseira, lanternas tridimensionais de design robusto são um dos destaques visuais.
No interior, o Basalt aposta na funcionalidade e conforto. O ar-condicionado com compressor variável de 140cc climatiza rapidamente o espaço interno, ideal para o clima tropical brasileiro. A cabine, apesar do acabamento predominantemente em plástico rígido, apresenta boa ergonomia. A posição de dirigir elevada, com ampla visibilidade do capô, oferece uma sensação de segurança e controle ao volante.
O sistema de som também impressiona. Mesmo em comparação com veículos mais caros, o áudio do Basalt se destaca pela qualidade, proporcionando uma experiência acústica envolvente. Já o multimídia de 10 polegadas com espelhamento sem fio e o cluster digital oferecem modernidade e conectividade de fácil acesso ao condutor.
Segurança e conforto vibracional – O Basalt não abre mão da segurança. O SUV conta com quatro airbags, sendo dois laterais, e tecnologias como a Fleming Carpet, que reduz as vibrações da pista em baixas rotações, proporcionando uma viagem mais confortável. Além disso, o uso de aço de alta resistência na carroceria aumenta a rigidez estrutural, garantindo maior segurança em situações de impacto.
Com mais de 1 milhão de quilômetros em testes, realizados em diferentes regiões da América do Sul, o Basalt foi adaptado para o clima e as condições de estradas da região. 400 engenheiros e técnicos participaram desse processo, realizando mais de 1300 simulações virtuais, reforçando a confiabilidade do projeto.
Versões e preços para todos os perfis – O Citroën Basalt está disponível em quatro versões:
- Feel 1.0 manual: R$ 89.990
- Feel Turbo 200 com câmbio automático CVT: R$ 96.990
- Shine Turbo 200 com mais itens de série: R$ 104.990
- First Edition, uma edição limitada com acabamento especial: R$ 107.390
Para o test-drive, o Basalt se mostrou confortável, prático e bem dimensionado. O porta-malas de 490 litros é generoso para a categoria, embora o seu formato mais profundo possa dificultar o manuseio de objetos mais pesados.
Na estrada, o SUV cupê entregou uma condução agradável, especialmente no espaço interno, que é superior ao de modelos concorrentes, como o Fastback. Contudo, o isolamento acústico poderia ser aprimorado.
As cores disponíveis incluem preto, branco, cinza Artense, cinza grafito, vermelho rubi e azul Cosmo Blue, com a versão First Edition oferecendo a exclusiva cor branco nacré.
Com o lema “Citroën aproximando o sonho da conquista”, o Basalt oferece dinamismo, modernidade e acessibilidade, características que devem conquistar um público variado.
O Mecânica Online® foi representado por Bruno Silva, que participou de todo evento de lançamento do modelo, realizado em São Paulo.
Veja também | Citroën Basalt – SUV Coupe mais acessível do Brasil chega com estilo e inovação
Lista de itens de série e opcionais:
Novo SUV Coupe Citroën Basalt Feel
- Preço: R$ 82.890 (Taxistas – 12% de desconto [ Isenções de IPI e ICMS Total])
Preço: R$ 89.990 (Isenções de IPI e ICMS Parcial – 12% de desconto – PCD)
Preço: R$ 89.990 – Preço consumidor final - Motor 1.0 Firefly e câmbio manual de cinco marchas
- Painel digital colorido de 7” customizável
- Airbags laterais dianteiros
- Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
- Câmera de ré
- Três entradas USB
- Luzes de condução diurna (DRL) com LEDs
- Seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Banco do motorista e volante com regulagem de altura
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
- Rodas de 16” de liga-leve com pneus 205/60
- Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave canivete
- Alarme
- Bocal do combustível com destravamento elétrico
Novo SUV Coupe Citroën Basalt Feel Turbo 200
- Preço: R$ 96.990
- Todos os itens da versão Feel mais:
- Motor Turbo 200, com câmbio automático CVT de sete marchas
- Faróis de neblina com luzes de condução diurna em LEDs
Novo SUV Coupe Citroën Basalt Shine Turbo 200
- Preço: R$ 104.990
- Todos os itens da versão Feel Turbo 200 mais:
- Ar-condicionado digital automático
- Rodas de liga-leve de 16” escurecidas
- Pedaleiras cromadas
- Detalhes de acabamento interno especiais
Novo SUV Coupe Citroën Basalt First Edition Turbo 200
- Preço: R$ 107.390
- Todos os itens da versão Shine Turbo 200 mais:
- Cor exclusiva Branco Nacré
- Soleiras metálicas