quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Citroën Basalt promete revolucionar o mercado oferecendo conforto, tecnologia e motor turbo a partir de R$ 82.890

Preço do Basalt destacado no título possui isenções de IPI e ICMS Total (12% de desconto), válida para taxistas.

O Citroën Basalt, terceiro SUV da família C3, foi lançado em São Paulo com promessas de impacto no mercado nacional. Apostando em design robusto, conforto aprimorado e acessibilidade, o modelo chega com preços a partir de R$ 89.990 e versões que vão do 1.0 aspirado ao turbo T200.

A Citroën revelou oficialmente, no dia 2 de outubro de 2024, seu mais novo SUV cupê: o Citroën Basalt, que encerra a tríade da família C3. Desenvolvido na plataforma CMP, o modelo promete se destacar no segmento dos SUVs compactos com motorização moderna, tecnologias de ponta e preços acessíveis.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O lançamento foi acompanhado de uma apresentação das estratégias futuras da Stellantis, prevendo um investimento de R$ 32 bilhões na América do Sul até 2030, que trará 40 novos modelos, além de inovações em powertrains e tecnologias sustentáveis, como as plataformas Bio-Hybrid.

O Basalt, inspirado na resistência da rocha basalto, é projetado para transmitir robustez, conforto e acessibilidade, pilares destacados por Filipe Daemon, vice-presidente da marca. Com uma história que remete ao modelo GS Basalte de 1978, o nome faz referência ao conforto e solidez oferecidos pelo carro.

Mecânica Online – O Citroën Basalt chega ao mercado com duas opções de motorização: o 1.0 aspirado e o 1.0 turbo T200 (mesmo motor utilizado no Fastback), com câmbios manual de 6 marchas ou automático CVT de 7 velocidades. Márcio Tonani, presidente de tecnologia da Stellantis na América do Sul, destacou que o Basalt combina eficiência e economia de combustível, com consumo médio de 9,6 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada (gasolina).

- Publicidade -

O câmbio CVT oferece uma condução suave, mas pode apresentar leve atraso nas acelerações, característica comum desse tipo de transmissão.

Durante as primeiras impressões, o Basalt mostrou-se bastante equilibrado na rodovia e em terrenos de terra, absorvendo bem as irregularidades do solo. A suspensão frontal McPherson e traseira de eixo de torção garantiram conforto mesmo em terrenos irregulares.

O SUV mostrou bom desempenho no asfalto, embora o isolamento acústico pudesse ser melhor. O ruído do motor e da ventoinha em baixas rotações pode incomodar em paradas mais longas, como semáforos.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Design moderno e tecnologia avançada – O design é um dos principais pontos fortes do Basalt. A gerente de design da Stellantis América do Sul, Isabella Vianna, ressaltou o uso de tecnologias 3D para criar protótipos virtuais, facilitando a visualização do modelo em diferentes ângulos.

O veículo traz uma grade frontal com DRL em LED, caixas de roda com formas geométricas e rodas diamantadas, que conferem um ar sofisticado ao SUV. Na parte traseira, lanternas tridimensionais de design robusto são um dos destaques visuais.

No interior, o Basalt aposta na funcionalidade e conforto. O ar-condicionado com compressor variável de 140cc climatiza rapidamente o espaço interno, ideal para o clima tropical brasileiro. A cabine, apesar do acabamento predominantemente em plástico rígido, apresenta boa ergonomia. A posição de dirigir elevada, com ampla visibilidade do capô, oferece uma sensação de segurança e controle ao volante.

O sistema de som também impressiona. Mesmo em comparação com veículos mais caros, o áudio do Basalt se destaca pela qualidade, proporcionando uma experiência acústica envolvente. Já o multimídia de 10 polegadas com espelhamento sem fio e o cluster digital oferecem modernidade e conectividade de fácil acesso ao condutor.

Segurança e conforto vibracional – O Basalt não abre mão da segurança. O SUV conta com quatro airbags, sendo dois laterais, e tecnologias como a Fleming Carpet, que reduz as vibrações da pista em baixas rotações, proporcionando uma viagem mais confortável. Além disso, o uso de aço de alta resistência na carroceria aumenta a rigidez estrutural, garantindo maior segurança em situações de impacto.

Com mais de 1 milhão de quilômetros em testes, realizados em diferentes regiões da América do Sul, o Basalt foi adaptado para o clima e as condições de estradas da região. 400 engenheiros e técnicos participaram desse processo, realizando mais de 1300 simulações virtuais, reforçando a confiabilidade do projeto.

Versões e preços para todos os perfis – O Citroën Basalt está disponível em quatro versões:

  • Feel 1.0 manual: R$ 89.990
  • Feel Turbo 200 com câmbio automático CVT: R$ 96.990
  • Shine Turbo 200 com mais itens de série: R$ 104.990
  • First Edition, uma edição limitada com acabamento especial: R$ 107.390

Para o test-drive, o Basalt se mostrou confortável, prático e bem dimensionado. O porta-malas de 490 litros é generoso para a categoria, embora o seu formato mais profundo possa dificultar o manuseio de objetos mais pesados.

Na estrada, o SUV cupê entregou uma condução agradável, especialmente no espaço interno, que é superior ao de modelos concorrentes, como o Fastback. Contudo, o isolamento acústico poderia ser aprimorado.

As cores disponíveis incluem preto, branco, cinza Artense, cinza grafito, vermelho rubi e azul Cosmo Blue, com a versão First Edition oferecendo a exclusiva cor branco nacré.

Com o lema “Citroën aproximando o sonho da conquista”, o Basalt oferece dinamismo, modernidade e acessibilidade, características que devem conquistar um público variado.

O Mecânica Online® foi representado por Bruno Silva, que participou de todo evento de lançamento do modelo, realizado em São Paulo.

Veja também | Citroën Basalt – SUV Coupe mais acessível do Brasil chega com estilo e inovação

Lista de itens de série e opcionais:

Novo SUV Coupe Citroën Basalt Feel

  • Preço: R$ 82.890 (Taxistas – 12% de desconto [ Isenções de IPI e ICMS Total])
    Preço: R$ 89.990 (Isenções de IPI e ICMS Parcial – 12% de desconto – PCD)
    Preço: R$ 89.990 – Preço consumidor final
  • Motor 1.0 Firefly e câmbio manual de cinco marchas
  • Painel digital colorido de 7” customizável
  • Airbags laterais dianteiros
  • Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
  • Câmera de ré
  • Três entradas USB
  • Luzes de condução diurna (DRL) com LEDs
  • Seis alto-falantes
  • Ar-condicionado
  • Banco do motorista e volante com regulagem de altura
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
  • Rodas de 16” de liga-leve com pneus 205/60
  • Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave canivete
  • Alarme
  • Bocal do combustível com destravamento elétrico

Novo SUV Coupe Citroën Basalt Feel Turbo 200

  • Preço: R$ 96.990
  • Todos os itens da versão Feel mais:
  • Motor Turbo 200, com câmbio automático CVT de sete marchas
  • Faróis de neblina com luzes de condução diurna em LEDs

Novo SUV Coupe Citroën Basalt Shine Turbo 200

  • Preço: R$ 104.990
  • Todos os itens da versão Feel Turbo 200 mais:
  • Ar-condicionado digital automático
  • Rodas de liga-leve de 16” escurecidas
  • Pedaleiras cromadas
  • Detalhes de acabamento interno especiais

Novo SUV Coupe Citroën Basalt First Edition Turbo 200

  • Preço: R$ 107.390
  • Todos os itens da versão Shine Turbo 200 mais:
  • Cor exclusiva Branco Nacré
  • Soleiras metálicas
Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil