BYD e Porsche reforçam sua aposta no Brasil com veículos inovadores, apresentando ao mercado tecnologias híbridas de alta performance e soluções para economia de combustível. O foco nas picapes e sedãs híbridos promete agitar o cenário automotivo nacional, destacando as novas estratégias de cada montadora.
O mercado automotivo brasileiro recebe novidades que prometem redefinir as expectativas de potência e tecnologia em veículos híbridos. De um lado, a BYD lança a picape média Shark, um modelo híbrido plugável com um impressionante conjunto de motores. Do outro, a Porsche apresenta a nova geração do Panamera híbrido, com suspensões ativas e design remodelado. Ambas as montadoras miram em consumidores que buscam um equilíbrio entre desempenho e eficiência.
A picape BYD Shark, com seu motor a gasolina turbo de 1,5L, atinge uma potência de 183 cv, enquanto dois motores elétricos complementam o sistema: o dianteiro com 231 cv e o traseiro com 204 cv, proporcionando um desempenho combinado de 437 cv. Essa configuração possibilita uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, um diferencial no segmento das picapes. As picapes a diesel dominam esse mercado pela robustez, mas a Shark surpreende pela combinação de potência e eficiência.
A eficiência da Shark impressiona ainda mais: 24,6 km/l na cidade e 19,9 km/l na estrada, de acordo com homologação do Inmetro. Isso permite que a picape rode até 1.400 km com um tanque de 57 litros na cidade, superando as rivais a diesel em economia. O tempo de recarga até 80% da bateria é de apenas uma hora, o que torna a picape ainda mais prática para o uso diário.
Com 5.457 mm de comprimento, a Shark oferece amplo espaço interno, graças ao entre-eixos de 3.260 mm, e traz uma série de tecnologias de conforto e conectividade. O modelo vem com bancos de couro, painel multimídia de 12,8 polegadas com tela giratória e integração com Apple CarPlay e Android Auto. A capacidade de carga é de 790 kg, ligeiramente abaixo da média das picapes médias a diesel, mas a Shark compensa com funcionalidades como três tomadas na caçamba, voltadas para a conexão de equipamentos externos.
Em termos de desempenho fora de estrada, a Shark também se destaca. A tração 4×4 ajusta-se automaticamente, oferecendo três modos de tração: Lama, Areia e Neve. Durante o teste em pista molhada, a picape demonstrou excelente estabilidade e resposta instantânea, um mérito de seu sistema de controle de tração que corrige desvios de trajetória.
Por outro lado, a Porsche apresenta a terceira geração do Panamera híbrido plugável, que chega com um motor V6 biturbo de 2,9 litros e um motor elétrico atualizado, entregando uma potência combinada de 470 cv. A versão 4S E-Hybrid oferece ainda mais potência, com 544 cv e um torque de 75,5 kgf·m, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. O modelo pode alcançar até 290 km/h.
Além da potência, o Panamera destaca-se pelo sistema de suspensão ativa, que ajusta a altura do veículo para um conforto ideal ao entrar e sair do carro, além de absorver irregularidades no pavimento, proporcionando estabilidade em curvas fechadas e durante frenagens bruscas. A suspensão ativa simula a inclinação de motocicletas nas curvas, ajustando a altura tanto na frente quanto na traseira do veículo, uma inovação que eleva o conforto e a segurança dos ocupantes.
O alcance no modo elétrico do Panamera é de 63 km, ideal para percursos urbanos. Além disso, o tempo de carregamento foi reduzido para 2h39m, um avanço em relação à geração anterior. Com preços a partir de R$ 803.000 para o Panamera básico e R$ 922.000 para o 4S E-Hybrid, a Porsche aposta em um público que preza pela exclusividade e desempenho esportivo.
Esses lançamentos destacam uma nova fase do mercado automotivo brasileiro, em que o consumidor passa a ter opções de veículos híbridos com alta performance e tecnologia avançada. Com isso, BYD e Porsche ampliam suas ofertas para o público que valoriza a combinação entre potência, sustentabilidade e conectividade.