sexta-feira, 19 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Fiat Fastback e Pulse T200 Hybrid – Saiba como funcionam os primeiros híbridos da Fiat no Brasil

Conheça os detalhes do sistema híbrido flex da Fiat, que promete eficiência energética, redução de emissões e economia no consumo de combustível.

A Fiat inova ao lançar seus primeiros modelos híbridos flex, Pulse e Fastback, trazendo ao mercado brasileiro uma tecnologia acessível que combina o motor a combustão com um sistema elétrico. Com componentes nacionais, a novidade visa popularizar a mobilidade híbrida.

Com uma história marcada por inovações para o mercado nacional, desde o primeiro carro a etanol até os populares SUVs, a Fiat agora aposta em um sistema híbrido nacionalizado, combinando motor térmico e elétrico. O novo motor T200 Hybrid, presente nos modelos Pulse e Fastback, tem como base um motor 1.0 turbo flex com um sistema híbrido leve, ou “mild-hybrid”, que visa aumentar a eficiência energética sem elevar o custo final dos veículos.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Desenvolvido localmente, o sistema híbrido conta com dois motores: um a combustão e outro elétrico que trabalha em momentos específicos, aliviando o esforço do motor térmico e permitindo economia no consumo de combustível, especialmente em condições urbanas. Essa solução reflete uma estratégia de mobilidade mais sustentável e acessível, conforme destacou Márcio Tonani, chefe de engenharia da Stellantis na América do Sul.

O sistema opera em quatro modos de funcionamento: o Start/Stop, que desliga o motor térmico em paradas para economizar combustível; o E-Assist, que oferece um torque adicional em acelerações; o alternador inteligente, que otimiza a carga das baterias; e a regeneração de energia, captando a energia das desacelerações e armazenando-a nas baterias para uso posterior. Este último recurso contribui para melhorar o desempenho energético, aproveitando a desaceleração do veículo para recarregar as duas baterias, uma de lítio e outra de chumbo-ácido.

Embora o sistema híbrido não aumente a potência final do veículo, ele oferece melhor eficiência no consumo de combustível e redução de emissões de CO₂, principalmente em condições de baixa rotação. A ideia é democratizar o acesso a veículos híbridos, mantendo o custo de produção competitivo e a manutenção acessível, com toda a estrutura de 520 concessionárias espalhadas pelo Brasil.

- Publicidade -

Visualmente, os novos Pulse e Fastback híbridos mantêm o estilo moderno e esportivo, com destaque para o interior bem-acabado e o conforto oferecido, além da nova interface digital no painel de 7 polegadas, que permite ao motorista monitorar o funcionamento do sistema híbrido em tempo real. Com capacidade de 600 litros no porta-malas, o Fastback destaca-se como um SUV Coupé espaçoso e robusto.

Na tecnologia embarcada, os SUVs híbridos trazem central multimídia de 10,1 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, ambos sem fio, além de um carregador por indução. Para segurança, contam com ADAS, incluindo frenagem autônoma de emergência e assistência de permanência em faixa. Esses sistemas foram pensados para atender ao consumidor brasileiro, cada vez mais conectado e atento à segurança.

https://youtu.be/q2hMewN5NM4

Alexandre Aquino, vice-presidente da Fiat, reforçou que a marca pretende liderar o segmento de veículos híbridos acessíveis no país, promovendo um primeiro contato com a eletrificação para o consumidor. A iniciativa de hibridização flex visa aliar a eficiência do sistema elétrico ao uso do etanol, uma tecnologia que reduz ainda mais as emissões de CO₂ graças ao combustível sustentável amplamente disponível no Brasil.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A expectativa é que, com o tempo, a Fiat amplie a oferta de veículos híbridos, trazendo cada vez mais modelos com tecnologia híbrida e focada em sustentabilidade. Segundo Aquino, a empresa deseja puxar o mercado para esse novo patamar, introduzindo novas tecnologias que transformam o segmento de SUVs no Brasil.

Ao implementar essa tecnologia, a Fiat reitera seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, almejando fazer do híbrido flex uma alternativa viável e popular, em um mercado onde a descarbonização é cada vez mais importante. Os primeiros testes dos novos modelos demonstraram uma economia de até 11,5% no consumo urbano para o Fastback e 10,7% para o Pulse, números significativos para um SUV.

Os novos híbridos da Fiat já estão disponíveis no Brasil, oferecendo uma combinação única de tecnologia, economia e desempenho, e prometem tornar-se referência entre os modelos híbridos flex.

Atualizando os modelos do Fiat Pulse e Fiat Fastback com base nas novas versões e preços híbridos:

  1. Pulse Drive 1.3 CVT – R$ 103.990
  2. Pulse S-Design 1.3 CVT – R$ 111.990
  3. Pulse Audace T200 Hybrid AT – R$ 125.990
  4. Pulse Impetus T200 Hybrid AT – R$ 140.990
  5. Pulse Abarth 1.3 Turbo AT – R$ 159.990
  1. Fastback Turbo 200 1.0 CVT – R$ 119.990
  2. Fastback Audace T200 Hybrid AT – R$ 151.990
  3. Fastback Impetus T200 Hybrid AT – R$ 161.990
  4. Fastback Limited Edition Powered by Abarth 1.3 Turbo AT – R$ 162.490

A Fiat, líder consolidada no mercado brasileiro, dá um passo importante em sua estratégia de eletrificação ao apresentar os novos Fastback e Pulse T200 Hybrid, os primeiros SUVs híbridos da marca. A tecnologia introduzida nestes modelos aproveita o potencial da matriz energética brasileira, utilizando um motor híbrido Flex capaz de rodar com etanol e eletrificação. Essa inovação representa o compromisso da Fiat com a mobilidade sustentável e de baixo carbono, abrindo caminho para uma nova era de eficiência e economia.

A base dessa tecnologia está na plataforma Bio-Hybrid, desenvolvida pela Stellantis especialmente para o mercado sul-americano, visando soluções de mobilidade sustentável e acessível. O motor T200 Hybrid, que equipa ambos os SUVs, é um 1.0 que se destaca por ser o mais potente de sua categoria, entregando 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Essa configuração, aliada ao câmbio CVT de sete marchas, proporciona um desempenho sólido e uma dirigibilidade suave, ideal para o ciclo urbano, onde o sistema híbrido maximiza a economia de combustível.

Em entrevista durante o evento de lançamento, Alexandre Aquino e Márcio Tonani destacaram o impacto dessa tecnologia no cenário automotivo brasileiro, afirmando que o motor híbrido Flex atende às demandas locais por eficiência e sustentabilidade sem abrir mão da performance. O Fiat Fastback 2025, com seu design esportivo e acabamentos refinados, mantém o estilo que o tornou um sucesso, mas agora com tecnologias avançadas de assistência ao motorista, como frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa, visando maior segurança.

No interior, o Fastback Audace 2025 é equipado com uma central multimídia de 10,1 polegadas, com integração sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, oferecendo conectividade e praticidade ao motorista. O modelo combina conforto com a eficiência energética do sistema híbrido, reduzindo os custos operacionais e as emissões de poluentes, o que o torna uma opção competitiva para quem busca um SUV moderno e sustentável.

Por outro lado, o Fiat Pulse 2025 também se destaca no segmento com seu design robusto e seu interior focado em conforto e tecnologia. Além do painel digital, o Pulse oferece uma central multimídia semelhante ao Fastback, e inclui o pacote ADAS de assistência ao motorista, trazendo segurança com o sistema de frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa.

A Fiat anuncia que o motor T200 Hybrid foi projetado para proporcionar o melhor consumo urbano, fazendo da linha híbrida Flex uma alternativa acessível e sustentável para o mercado local. Para quem procura uma opção de mobilidade que une potência e economia, os novos Fastback e Pulse surgem como escolhas que aliam o desempenho desejado com uma tecnologia inovadora e ecologicamente consciente.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil