Em um marco para a mobilidade elétrica no Brasil, a Mercedes-Benz anunciou na Fenatran 2024 a chegada de seus caminhões elétricos eActros e FUSO eCanter, com testes programados para começar em 2025.
Esses veículos visam atender a uma crescente demanda por soluções de transporte sustentáveis, com a promessa de zero emissões de carbono, adequados tanto para operações urbanas quanto interurbanas.
A Mercedes-Benz introduz seus caminhões elétricos em um cenário onde a sustentabilidade se torna prioridade no transporte. O eActros, disponível nas versões 300 e 400, é projetado para operações interurbanas com cargas médias e pesadas. Esses caminhões podem receber diferentes carrocerias, como baús e porta-contêineres, sendo ideais para o transporte de diversos produtos, desde móveis a alimentos.
O FUSO eCanter, por outro lado, é voltado para o uso urbano. Esse caminhão leve possui opções de configuração que variam entre 7,5 e 8,5 toneladas de capacidade de carga, oferecendo flexibilidade para aplicações variadas. A Mercedes-Benz prevê que essas inovações atendam as necessidades logísticas de empresas como Coca-Cola Femsa Brasil e Suzano, que já estão confirmadas para participar dos testes.
A empresa planeja iniciar os testes com 15 caminhões elétricos (cinco eActros e dez FUSO eCanter) nas rotinas operacionais dessas empresas. “Queremos que nossos clientes participem ativamente desse processo de evolução. Isso permitirá que desenvolvamos soluções de eletrificação sob medida para as suas necessidades,” destaca Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil. A colaboração entre as empresas é fundamental para adaptar o transporte às especificidades do mercado brasileiro.
Um dos aspectos mais avançados do eActros é seu sistema de frenagem regenerativa, que reaproveita a energia gerada durante as frenagens para recarregar as baterias, aumentando a eficiência energética. Com autonomia que varia de 220 a 400 quilômetros, dependendo do modelo e da carga, esses caminhões são equipados com um sistema de carregamento rápido que permite uma recarga em até 1 hora e 15 minutos.
O eActros também conta com um trem de força composto por dois motores elétricos que podem gerar até 400 kW de potência máxima. Isso garante uma performance robusta para as operações de carga pesada. Adicionalmente, sua cabine foi projetada para oferecer conforto e praticidade ao motorista, incluindo um painel digital com visão em tempo real da carga da bateria e indicadores de eficiência de frenagem.
Para o FUSO eCanter, a Mercedes-Benz oferece um motor elétrico de alta rotação, permitindo que o caminhão funcione com baixo nível de ruído e vibração, aumentando o conforto na condução. Com uma autonomia de 140 a 200 km, este modelo é ideal para áreas urbanas, onde a demanda por veículos sustentáveis e silenciosos cresce a cada dia.
A Mercedes-Benz também enfatiza a importância da infraestrutura pública para a eletrificação dos transportes. Achim Puchert, presidente da empresa no Brasil, ressalta que “investimentos públicos na estrutura de carregamento e nas estradas são essenciais para expandir a eletrificação no país.” Essa colaboração público-privada é vista como vital para impulsionar a aceitação e o uso de caminhões elétricos no Brasil.
O compromisso da Mercedes-Benz é claro: até 2030, a empresa planeja ter um portfólio completo de caminhões zero emissão, abrangendo todos os segmentos do mercado. Essa iniciativa reflete um compromisso não apenas com a sustentabilidade, mas também com a rentabilidade e eficiência dos negócios dos seus clientes.
Com a apresentação desses caminhões na Fenatran, a Mercedes-Benz se posiciona na vanguarda da transformação do setor de transporte no Brasil, demonstrando que a eletrificação é uma realidade cada vez mais próxima e viável.