A ZF foi consagrada vencedora da 11ª edição do Prêmio BBM – Projeto de Logística, promovido pela Mundo Logística, na categoria Tecnologia. O reconhecimento veio pela automação avançada implantada em Limeira, SP, onde veículos autônomos guiados (AGVs) otimizam o transporte de componentes entre o armazém e as linhas de produção.
Durante a premiação, realizada ontem em São Paulo, a ZF foi destacada pela implementação de dois veículos autônomos na unidade de Limeira, projeto que segue o modelo de outras fábricas da marca no interior paulista, como Engenheiro Coelho, Sumaré e Sorocaba. Esses AGVs, movidos a baterias de lítio, são compostos por um rebocador e seis vagões, capazes de transportar até cinco toneladas de componentes de maneira autônoma e segura, como pastilhas de freio e itens plásticos.
O projeto de automação segue as diretrizes da Indústria 4.0, sendo um exemplo de eficiência e segurança em ambientes industriais complexos. Cada veículo autônomo ajusta sua rota de maneira inteligente em um percurso de um quilômetro, que conecta diferentes áreas da fábrica, maximizando a eficiência do fluxo logístico. Além de reduzir a emissão de CO₂, a operação diminui a circulação de veículos convencionais no ambiente fabril, reduzindo ainda mais o impacto ambiental.
A ZF personalizou o projeto para atender ao intenso movimento de pessoas e máquinas variadas, incluindo empilhadeiras, e também adaptou a navegação dos AGVs para as áreas externas da unidade, onde é comum a circulação de caminhões e automóveis. Para garantir uma operação integrada e precisa, os veículos autônomos da ZF estão equipados com tecnologia RFID (Identificação por Rádio Frequência), que permite maior precisão e sincronização no fluxo de trabalho.
Com a premiação, a ZF reforça seu compromisso com a inovação e sustentabilidade na logística e automação, destacando o impacto positivo da tecnologia sobre a cadeia produtiva. O Prêmio BBM Projeto de Logística tem como objetivo valorizar as soluções que transformam o setor logístico no Brasil e, em sua 11ª edição, incluiu categorias como Melhoria Operacional, ESG (Ambiental, Social e Governança), Inovação e Tecnologia, com a premiação de projetos que se destacaram em 2024.