A Chevrolet confirma a chegada de um SUV compacto para concorrer no segmento mais disputado do Brasil e anuncia a reestilização do Onix, além de um investimento de R$ 7 bilhões para modernizar suas fábricas e expandir a eletrificação no país.
A Chevrolet está prestes a dar um passo importante no mercado brasileiro. A marca confirmou a chegada de um SUV compacto inédito, reforçando sua presença no segmento que mais cresce no país. Embora os detalhes do modelo ainda sejam mantidos sob sigilo, a montadora já garantiu que ele será produzido em uma de suas unidades nacionais.
O novo SUV chegará para competir diretamente com Renault Kardian, Citroën Basalt, Fiat Pulse e Nissan Kicks, além do recém-lançado Volkswagen Tera. A GM pretende ampliar seu portfólio e fortalecer sua posição entre os SUVs, um segmento estratégico para a marca. O investimento para essa expansão faz parte dos R$ 7 bilhões anunciados para o Brasil, destinados à modernização das fábricas e ao desenvolvimento de novos produtos.
Outro destaque na estratégia da Chevrolet é a reestilização do Onix, modelo que já dominou as vendas no Brasil, mas que nos últimos anos perdeu fôlego no mercado. O hatch, que chegou a ultrapassar 240 mil unidades vendidas em 2019, não alcançou 100 mil em 2024. A falta de atualizações expressivas foi apontada como um dos motivos para a queda nas vendas, o que acelerou os planos de renovação.
Além das mudanças em seus modelos, a GM também reforça sua aposta na eletrificação. Até 2030, a marca lançará 10 veículos eletrificados no Brasil, abrangendo desde híbridos leves até modelos totalmente elétricos. Esse movimento acompanha a crescente demanda por tecnologias mais sustentáveis e visa enfrentar a concorrência de marcas chinesas, que hoje dominam o mercado de elétricos no país.
A fábrica de Gravataí (RS), responsável pela produção do Onix e Onix Plus, será diretamente impactada pelos novos planos da empresa. Havia rumores de paralisação na unidade, mas a GM confirmou que, embora a produção seja reduzida temporariamente, a planta continuará operando. O local também pode ser o escolhido para produzir o futuro SUV compacto, o que reforçaria seu papel estratégico no novo ciclo de investimentos da montadora.
Outro modelo que reforçará o portfólio eletrificado da GM será o Spark EUV, um elétrico de entrada que promete um preço mais acessível que os R$ 279 mil cobrados pelo Bolt. Com isso, a marca busca ganhar espaço em um segmento onde atualmente tem pouca participação, ficando atrás de gigantes como BYD e GWM.
A GM também acompanha de perto as condições econômicas do país. A alta taxa de juros ainda é um desafio, mas a montadora vê um cenário menos nebuloso para 2025. O objetivo é continuar investindo em novos produtos, modernização da linha de produção e estratégias para enfrentar a forte concorrência das marcas chinesas, que vêm ganhando mercado com preços agressivos e tecnologia avançada.
Com essas movimentações, a Chevrolet se prepara para um novo ciclo no Brasil, buscando manter sua relevância e expandir sua participação no mercado de SUVs e veículos eletrificados.