Com foco em mobilidade limpa e eficiência logística, a BYD apresentou durante a Intermodal South America 2025 o Dolphin Mini Cargo, além de novas empilhadeiras elétricas e o caminhão urbano eT5, reforçando sua aposta em soluções sustentáveis para o transporte de cargas.
A Intermodal South America 2025, realizada no Distrito Anhembi, em São Paulo, foi palco para a estreia do BYD Dolphin Mini Cargo, uma versão adaptada do compacto elétrico da marca voltada ao transporte de pequenas cargas. Com autonomia de 280 km, carga útil de até 289 kg e 2,1 m³ de volume interno, o modelo é pensado especialmente para operações de última milha em grandes centros urbanos, onde crescem as restrições aos veículos movidos a combustão.
O modelo mantém o mesmo visual externo do Dolphin Mini de passeio, mas internamente passa por mudanças significativas: o banco traseiro foi retirado para otimizar o espaço de carga, tornando o veículo ideal para empresas de delivery, e-commerce e assistência técnica. A versão chega com a proposta de ser uma alternativa elétrica e eficiente para negócios que buscam reduzir custos operacionais e o impacto ambiental.
A chegada do modelo marca a entrada oficial do Dolphin Mini Cargo no mercado brasileiro e está alinhada à estratégia da marca de expandir sua presença no setor de mobilidade elétrica comercial. “Com essa solução, queremos mostrar que a eletrificação é viável e vantajosa inclusive para operações comerciais de pequeno porte”, afirma Marcello Schneider, diretor de Veículos Comerciais e Solar da BYD no Brasil.
Outro destaque da marca na feira foi a empilhadeira elétrica contrabalançada ECB35, com capacidade para 3,5 toneladas e equipada com bateria de fosfato de ferro-lítio. A grande novidade é o anúncio da ampliação da garantia para esses equipamentos: agora são dois anos para o equipamento e oito anos ou 10.000 horas para a bateria, o que representa a maior cobertura do mercado nacional nesse segmento.
Além disso, as empilhadeiras passam a contar com o sistema e-Connect, uma solução de telemetria embarcada que permite monitoramento remoto em tempo real, controle de acesso por senha, geração de alertas preventivos e relatórios analíticos. Essa inteligência embarcada permite aumentar a produtividade e reduzir custos de manutenção, tornando a operação mais segura e eficiente.
Na categoria de transporte urbano de médio porte, a BYD também apresentou o caminhão elétrico eT5, que oferece autonomia de 185 km, bateria de 99 kWh e carga útil de até 3.900 kg. O veículo conta com motor de 145 kW (197 cv), freio regenerativo, controle de tração (ASR) e sistema eletrônico de frenagem (EBS). Além disso, sua recarga rápida de cerca de 2 horas reforça sua vocação para operações urbanas intensas com foco em zero emissão.
Ampliando seu campo de atuação, a empresa também expôs na feira uma maquete do Skyrail, monotrilho que será utilizado na futura Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo. A solução reforça a visão da BYD de ser uma referência não apenas em veículos elétricos, mas também em infraestruturas sustentáveis de mobilidade urbana integrada.
A participação da BYD foi complementada por uma coletiva de imprensa no primeiro dia do evento, com apresentações técnicas e comerciais sobre os lançamentos. Os executivos da marca explicaram os diferenciais das tecnologias e as vantagens das soluções oferecidas para um setor logístico mais limpo, eficiente e conectado.
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Última milha: etapa final da entrega de um produto ao cliente, geralmente em áreas urbanas densas, que exige veículos ágeis e sustentáveis.
Telemetria embarcada: tecnologia que permite acompanhar em tempo real o desempenho e localização de um equipamento, ajudando na gestão e manutenção preventiva.
Freio regenerativo: sistema que converte a energia gerada nas frenagens em eletricidade para recarregar a bateria, aumentando a autonomia dos veículos elétricos.