quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Romi-Isetta, uma história à parte

O pioneiro da indústria automobilística brasileira foi a Romi-Isetta, o pequeno carro urbano para duas pessoas que, se “vivo”, completaria em setembro próximo 45 anos de idade.

O veículo chegou ao Brasil, em 1956, com motor dois tempos de 9,5 cv e reduzidíssimas dimensões: 2,32 m de comprimento, 1,35 m de largura e 1,32 m de altura, o que lhe permitia que fosse estacionado de frente ou de ré para o meio-fio.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Era feito pela Iso, empresa italiana que cedera para a Romi, fabricante nacional de máquinas industriais, o direito de produção no Brasil.

O modelo era um projeto com soluções avançadas para a época. Suas linhas ovais, sem cantos vivos, e o chassi tubular conferiam grande resistência ao conjunto.

Seu sistema elétrico, de 12 volts, chegaria ao Fusca apenas em 1967. A Romi-Isetta também tinha pisca-pisca quando o Volks ainda usava “bananinhas” como luz de direção. E o teto solar já era equipamento de série.

- Publicidade -

O eixo traseiro curto deixava as rodas bastante próximas – uma solução para dispensar o diferencial. A transmissão era feita por corrente banhada em óleo.

A Isetta nasceu na Itália em 1953 e, com a Europa empobrecida pela Segunda Guerra Mundial, o minicarro agradou.

Foi produzida também na França, Inglaterra, Espanha, Bélgica e Alemanha (neste país foi feita pela BMW, com motor quatro-tempos de moto e mais potente, com 13 cv).

- Publicidade - Ofertas FIAT

No Brasil, a fabricação durou cinco anos – de 1956 a 1958 com motor italiano, de 1959 a 1961 com motor BMW.

Em 1957, o presidente Juscelino Kubitschek criou o Grupo Executivo da Indústria Automobilística, mas a Romi-Isetta foi excluída porque, para gozar de incentivos, o carro deveria ter “duas portas ou capacidade para quatro passageiros”. Por isso, o carro que deveria custar US$ 700 foi vendido por US$ 1,4 mil.

A Romi vendeu aproximadamente 3 mil unidades, das quais estima-se que 300 ainda estejam espalhadas pelo Brasil, principalmente nas mãos de colecionadores.

Percy Faro – Diário do Grande ABC

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil