Durante o teste drive com o Renault Scénic Automático, a Equipe da Mecânica Online preparou esse material que explica como conduzir um carro com câmbio automático.
Para muitos, isso ainda é novidade. No Renault Scénic, a indicação do posicionamento da alavanca seletora fica na barra indicadora (F), no quadro de instrumentos, onde temos as seguintes opções:
P : estacionamento
R : marcha à ré
N : ponto morto
D : marcha à frente automática (relações autorizadas: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª)
2 : 2ª imposta (relações autorizadas: 1ª e 2ª )
1 : 1ª imposta.
No geral, para a condição de trânsito, utilizamos o câmbio na posição D. Em algumas situações mais específicas, utilizamos algumas funções disponíveis no sistema.
Posição D3 ou 3ª imposta (relações autorizadas: 1ª, 2ª e 3ª)
Com a alavanca seletora na posição D, pressione o botão B.
O indicador (I) se acende no quadro de instrumentos. Para sair desta seleção, pressione novamente o botão B (o indicador se apaga).
Essa seleção possui maior utilidade no momento de uma ultrapassagem, onde você precisa de mais desenvolvimento do veículo, para ultrapassar com segurança.
Para rodar de forma econômica, deve-se deixar sempre a alavanca na posição D; ao pressionar ligeiramente o pedal de acelerador, as marchas mudarão automaticamente para uma velocidade menor.
No geral, é bastante simples conduzir um veículo com câmbio automático, bastando apenas selecionar a posição da alavanca de acordo com a situação a ser desenvolvida.
No carro analisado, constatamos uma perfeita relação nas mudanças de marchas, não existindo “solavancos” no momento de mudança de marcha automaticamente.