quarta-feira, 17 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Chevrolet lança Zafira com transmissão automática

Lançado no país em abril de 2001, o modelo Chevrolet Zafira — um dos mais vendidos no segmento dos monovolumes —, agora oferece a opção da transmissão automática, exclusivamente na versão equipada com motor de 2.0 litros de 8 válvulas.

O sistema de transmissão automática “AF20”, de quatro velocidades, é o mais inteligente já montado em veículos produzidos no Brasil.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Ele já é utilizado com sucesso no Astra hatchback e sedã, e oferece dispositivos exclusivos no segmento de monovolumes nacionais, como o “Neutral Control” e o “Modo Esportivo”.

Junto com a transmissão automática, a Zafira já sairá de fábrica equipada também com o controle de velocidade (“Cruise Control”), conhecido popularmente como “piloto automático”.

Além da transmissão automática, a Chevrolet também oferecerá em breve, como novidade na família Zafira, a opção do acabamento interno em couro, nas duas versões do modelo, de 8 e 16 válvulas.

- Publicidade -

“A Zafira está completando um ano de vendas e buscamos oferecer aos nossos clientes o que de existe de melhor em tecnologia. A marca Chevrolet está sempre atenta à evolução do mercado e agora a Zafira fica ainda mais completa”, destaca José Carlos Pinheiro Neto, Vice-Presidente da General Motors do Brasil.

Destaque no segmento dos monovolumes-A Zafira, em seu primeiro ano de mercado, já se posicionou como uma das líderes de vendas no país.

No atacado, no período de março a dezembro de 2001, acumulou 13.521 unidades comercializadas, enquanto no varejo, o volume foi de 12.949 unidades, no mesmo período.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Os modelos equipados com motores de 8 válvulas representaram 70% do total das vendas em 2001, enquanto os com motores de 16 válvulas, 30%.

“A linha Zafira já se consolidou no mercado brasileiro como uma das preferidas pelos consumidores no segmento dos monovolumes. Agora, com os novos opcionais, o modelo oferece ainda mais praticidade, segurança e conforto”, acrescenta Joseph DaMour, diretor geral de Vendas e Marketing da GMB.

A transmissão “AF20”-A transmissão automática “AF20” que equipa a Zafira é, tecnicamente, a mais moderna entre os veículos montados no Brasil.

Graças à sua tecnologia avançada, ela oferece excelente dirigibilidade e desempenho em qualquer condição de uso e também uma enorme variedade de recursos técnicos.

Todos os sinais de velocidade do veículo, a posição do acelerador, a posição da alavanca de marchas, as rotações de entrada e saída da transmissão, o acionamento da luz de freio e a temperatura do óleo, são enviados ao módulo eletrônico de controle do sistema, que seleciona a marcha ideal para cada condição e determina também o momento ideal para a troca.

O módulo de controle eletrônico da transmissão também interpreta o tipo de condução do motorista e a inclinação da pista, selecionando o “programa” de troca de marchas mais adequado para aquela condição e proporcionando assim um conforto adicional.

Com isso evita-se a “caça de marchas” contínua, por exemplo da terceira para a quarta marcha e da quarta para a terceira, sucessivamente, em uma determinada rampa.

O modo normal de operação da transmissão é o “Econômico”. Para os motoristas que preferem uma condução mais esportiva o “Modo Esporte” pode ser acionado por meio de um botão na alavanca seletora de marcha.

Ao acionar o “Modo Esporte”, as marchas são trocadas em uma rotação mais elevada do motor, o que proporciona um desempenho mais esportivo.

No “Modo Antipatinação”, o módulo de controle eletrônico seleciona automaticamente a utilização da terceira marcha para saídas em terrenos de baixa aderência proporcionando maior segurança ao usuário.

O acionamento é feito por um botão no console ao lado da alavanca seletora.

Praticidade e economia-A função “kick down” da transmissão automática permite que, toda vez em que o acelerador seja pressionado bruscamente até o fim do curso, o módulo de controle eletrônico selecione uma marcha mais curta, desde que não ultrapasse o limite de giro do motor naquela condição, podendo ocorrer a redução de mais de uma marcha em determinadas condições.

Em suma, a transmissão “entende” que o motorista está exigindo mais torque do veículo e responde imediatamente.

O conversor de torque da Zafira automática possui uma embreagem interna (“lock up”) que faz um acoplamento mecânico entre a transmissão e o motor em determinadas condições.

Isso diminui a perda de energia no sistema e contribui para uma melhora no consumo de combustível.

Graças ao exclusivo dispostivo “Neutral Control”, se o veículo em movimento estiver com a alavanca seletora na posição “D”(drive), ao se acionar o pedal de freio, o módulo de controle da transmissão comanda a mudança de marcha de “D” para “N” (neutro), quando a velocidade cair abaixo de 3 km/h.

Esta mudança de “D” para “N” acontece internamente, pois a alavanca continua em “D”. Por sua vez, quando o motorista tira o pé do pedal do freio, o módulo faz a mudança de “N” para “D”, colocando o veículo novamente em condição de tração.

Numa situação de partida e com o veículo estacionado (alavanca em “P”), somente após ligar-se o motor e acionar-se o pedal de freio, é possível selecionar a posição “D”, como medida de segurança.

Uma vez acionada a posição “D”, ocorre o engate da primeira marcha. Porém, se o freio permanecer acionado, e após aproximadamente dois segundos não houver movimentação do veículo, o módulo comanda internamente a mudança de marcha de “D” para “N” (neutro).

Estas duas condições proporcionam mais conforto para o motorista, uma vez que, quando parado com a alavanca na posição “D”, o carro não apresenta a tendência de “querer” andar. Esta característica também contribui para a diminuição do consumo de combustível.

Mecânica Online

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil