A indústria automobilística sempre absorveu os avanços tecnológicos com velocidade espantosa. Em relação à informatização, não poderia ser diferente e agora os veículos entraram de vez na era do computador.
Modelos de última geração contam com dezenas de sofisticados sistemas, que se interligam a chips e sensores espalhados pelas mais diversas partes do carro, da mecânica aos acessórios.
Alguns itens computadorizados já estão presentes em boa parte dos veículos top de linha das grandes montadoras.
Regulagem automática de faróis, bancos e retrovisores, computadores de bordo, ou mesmo controle eletrônico de tração e sistema de antitravamento de rodas (ABS), não são mais novidades no universo automotivo.
Controle automático de temperatura, com filtragem de odores e partículas, monitoramento de pressão de pneus e painéis tridimensionais podem causar ainda certo espanto. Porém, ultimamente as atenções se voltam para recursos muito mais inovadores.
Um bom exemplo é o sistema de gerenciamento por satélite.
Grande vedete dos veículos mais requintados do planeta, o equipamento é capaz de indicar os trajetos mais curtos, além de possuir programas carregados com imagens digitalizadas de mapas urbanos e rodoviários e mostrar em que ponto exato o automóvel se encontra.
Em metrópoles, a aparelhagem pode significar redução de caminhos, e conseqüentemente de combustível e tempo, além de evitar que o motorista se perca pela cidade.
Em alguns casos, a tecnologia está inclusa em um pacote, que conta com uma tela de cristal líqüido de 6,5 polegadas, adaptada para exibir também DVD, e navegação por GPS.
Para possuir esses “brinquedos”, é preciso desembolsar algo entre US$4mil e US$5,5mil. Um protótipo concebido para utilizar esse conjunto é o híbrido Vision GST, conceitual da Mercedes-Benz que causou furor no Salão de Detroit de 2002.
Visão noturna – Outro sistema de ponta é o de visão noturna, apresentado como principal destaque do primeiro utilitário esportivo da sueca Volvo, o XC90, também lançado com pompa no evento da capital norte-americana dos automóveis.
A novidade combina circuitos informatizados e uma câmera de raios infravermelhos instalada nos faróis do veículo, que possibilitam a transmissão precisa de imagens captadas à noite.
Se, por exemplo, algum animal atravessar a pista, lá estarão o seu formato e localização expressas nitidamente em uma tela de cristal líqüido.
A internet chega como mais uma evolução que os computadores imprimiram aos veículos. Agora, é possível acessar, através de microcomputadores modernos, a rede de dentro do carro, trocar correspondências eletrônicas, baixar músicas em MP-3 e disputar uma partida de videogame.
Muitos carros luxuosos, em três ou quatro anos no máximo, irão obrigatoriamente dispor essas maravilhas informatizadas em seus automóveis.
Pensando nisso, é que montadoras como a General Motors já estão anunciando a pretensão de lançar, num futuro bem próximo, equipamentos computadorizados para os modelos de sua linha.
E aí entram sistemas requintados, a exemplo de navegação por imagens, reconhecimento de voz, acesso rápido à internet.
O projeto da GM visa aumentar a capacidade de recepção e envio de informações, por intermédio da interconexão total entre telefones celulares e microcomputadores pessoais, tudo amparado pela tecnologia wireless (sem-fio).
Jairo Costa Júnior – Correio da Bahia
Adaptação: Tarcisio Dias – Mecânica Online