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Informática chega de vez aos automóveis sofisticados através de tecnologias de última geração

A indústria automobilística sempre absorveu os avanços tecnológicos com velocidade espantosa. Em relação à informatização, não poderia ser diferente e agora os veículos entraram de vez na era do computador.

Modelos de última geração contam com dezenas de sofisticados sistemas, que se interligam a chips e sensores espalhados pelas mais diversas partes do carro, da mecânica aos acessórios.

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Alguns itens computadorizados já estão presentes em boa parte dos veículos top de linha das grandes montadoras.

Regulagem automática de faróis, bancos e retrovisores, computadores de bordo, ou mesmo controle eletrônico de tração e sistema de antitravamento de rodas (ABS), não são mais novidades no universo automotivo.

Controle automático de temperatura, com filtragem de odores e partículas, monitoramento de pressão de pneus e painéis tridimensionais podem causar ainda certo espanto. Porém, ultimamente as atenções se voltam para recursos muito mais inovadores.

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Um bom exemplo é o sistema de gerenciamento por satélite.

Grande vedete dos veículos mais requintados do planeta, o equipamento é capaz de indicar os trajetos mais curtos, além de possuir programas carregados com imagens digitalizadas de mapas urbanos e rodoviários e mostrar em que ponto exato o automóvel se encontra.

Em metrópoles, a aparelhagem pode significar redução de caminhos, e conseqüentemente de combustível e tempo, além de evitar que o motorista se perca pela cidade.

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Em alguns casos, a tecnologia está inclusa em um pacote, que conta com uma tela de cristal líqüido de 6,5 polegadas, adaptada para exibir também DVD, e navegação por GPS.

Para possuir esses “brinquedos”, é preciso desembolsar algo entre US$4mil e US$5,5mil. Um protótipo concebido para utilizar esse conjunto é o híbrido Vision GST, conceitual da Mercedes-Benz que causou furor no Salão de Detroit de 2002.

Visão noturna – Outro sistema de ponta é o de visão noturna, apresentado como principal destaque do primeiro utilitário esportivo da sueca Volvo, o XC90, também lançado com pompa no evento da capital norte-americana dos automóveis.

A novidade combina circuitos informatizados e uma câmera de raios infravermelhos instalada nos faróis do veículo, que possibilitam a transmissão precisa de imagens captadas à noite.

Se, por exemplo, algum animal atravessar a pista, lá estarão o seu formato e localização expressas nitidamente em uma tela de cristal líqüido.

A internet chega como mais uma evolução que os computadores imprimiram aos veículos. Agora, é possível acessar, através de microcomputadores modernos, a rede de dentro do carro, trocar correspondências eletrônicas, baixar músicas em MP-3 e disputar uma partida de videogame.

Muitos carros luxuosos, em três ou quatro anos no máximo, irão obrigatoriamente dispor essas maravilhas informatizadas em seus automóveis.

Pensando nisso, é que montadoras como a General Motors já estão anunciando a pretensão de lançar, num futuro bem próximo, equipamentos computadorizados para os modelos de sua linha.

E aí entram sistemas requintados, a exemplo de navegação por imagens, reconhecimento de voz, acesso rápido à internet.

O projeto da GM visa aumentar a capacidade de recepção e envio de informações, por intermédio da interconexão total entre telefones celulares e microcomputadores pessoais, tudo amparado pela tecnologia wireless (sem-fio).

Jairo Costa Júnior – Correio da Bahia
Adaptação: Tarcisio Dias – Mecânica Online

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