sexta-feira, 3 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Nissan lança Frontier Nacional

A Nissan do Brasil Automóveis iniciou em 24 de junho, a comercialização da pick up Frontier, seu primeiro modelo produzido no Brasil.

Um marco para a Nissan e para a história da Indústria Automobilística nacional, que incorpora uma pick up ousada, à frente de seu tempo.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Mas não é apenas como nova montadora que esta data tem importância. Ela consolida o compromisso estratégico de desenvolvimento no Mercosul, onde a Nissan prevê a venda, a longo prazo, de 150.000 veículos por ano.

As razões principais pela escolha da pick up Frontier brasileira no mercado do Cone sul, são a expertise da Nissan, reconhecida internacionalmente, na fabricação de veículos 4×4, e a complementação da linha de produtos do nosso parceiro, a Renault, ampliando a gama de produtos oferecidos ao mercado.

O produto, que chega com índice de 62% de nacionalização na versão SE com tração 4×2, apresenta duas versões de acabamento: XE e SE, ambas com duas opções de tração -4×4 e 4×2- e uma única alternativa de motorização: 2.8 litros turbo diesel intercooler.

- Publicidade -

Com capacidade nominal de fábrica de 20.000 unidades/ano, até o final de dezembro, a Nissan pretende produzir 4.500 unidades. A meta é atingir nos primeiros dois anos, 15% de participação no segmento de pick ups médias.

ESTRUTURA
Para preservar a robustez característica de um 4×4 Nissan, a pick up Frontier brasileira é montada em chassi de aço, composto por duas longarinas longitudinais e cinco barras transversais. As cinco barras unem as longarinas, aumentando a resistência da estrutura onde é fixada a carroceria.

Como um diferencial entre os concorrentes no mercado, as longarinas possuem perfil fechado (tipo duplo “U”) por toda a sua extensão, razão pela qual apresenta excepcional performance nos terrenos mais difíceis e excede a qualidade e durabilidade do segmento.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Além de reforçado, o chassi com perfil duplo “U” apresenta a máxima rigidez, a mínima flexão e a redução de vibração e ruídos como principais vantagens.

MOTOR – TRANSMISSÃO
O propulsor turbo-diesel intercooler da pick up Frontier é o MWM Sprint, que tem disposição longitudinal, quatro cilindros em linha, 2.798 cm3 de cilindrada e gera potência máxima de 132cv @ 3.600 rpm (ISO-ABNT).

Em baixa rotação, 1.800 rpm, o motor já atinge sua capacidade máxima de torque; 34,7 kgf.m (ISO-ABNT), transmitindo força, agilidade e segurança às diferentes condições de uso da pick up. Produzido no país, o motor tem bloco em ferro fundido, apresenta estrutura reforçada e peso seco de 213kg, considerado baixo para um motor deste porte.

Num trabalho conjunto, os engenheiros da Nissan e da MWM, acrescentaram características únicas para esse motor, inserindo o “DNA” Nissan.

As mais significativas alterações foram no sistema de intercooler, que passou a contar com entrada de ar pelo capô, na mudança do sistema de lubrificação de óleo utilizado na transmissão, e no reescalonamento das engrenagens de marchas.

Com isso foi possível reduzir vibrações e ruídos do motor, e consequentemente do interior da pick up. O coletor de admissão desacoplado, também permitiu a diminuição do nível de ruídos.

Equipado com sistema de injeção de combustível direta, bomba rotativa e intercooler, o motor turbo-diesel da Nissan Frontier, que atende a norma de emissões EURO II, possui comando de válvulas no cabeçote, acionamento direto das válvulas e três válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e uma para escape.

Com tudo isso é possível ter uma combustão otimizada, respostas mais rápidas, maior confiabilidade e menores perdas por atrito.

Com o cabeçote tipo cross flow (fluxo cruzado), foi possível melhorar o escoamento dos gases, produzir baixos níveis de emissões e aumentar a economia de combustível. Sua performance surpreende.

Atinge velocidade máxima de 164 km/h e acelera de 0 a 100km/h em 13,9s. Para um motor 2.8 litros, turbo-diesel, seu consumo de óleo lubrificante e de combustível (11,4 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada) é baixo.

A transmissão EATON FS0-2405 é manual de 5 velocidades com acionamento hidráulico de embreagem. As marchas são todas sincronizadas, incluindo à ré.

Aliado a sincronização, existe um material em fibra de carbono (EFMII) que proporciona engates suaves e precisos, transmitindo confiança e segurança ao motorista.

O comando de engates da transmissão FS0-2405 tem um sistema interno com 4 varões de nylon nas pontas do garfo deste sistema de controle, que tem por objetivo a melhoria da qualidade do engate.

As engrenagens, além de terem resistência mecânica, são projetadas para produzirem um nível de ruído baixo ou inexistente. Carcaças e garfos são em alumínio, acarretando menor peso final do conjunto motriz e consequentemente do veículo, contribuindo para o menor consumo de combustível.

A versão 4×4 possui diferencial de escorregamento limitado (VLSD) no eixo traseiro. Ele reduz as diferenças de velocidade entre as rodas, ajustando o torque e a potência que cada roda recebe, melhorando a tração e aumentando a estabilidade em curvas fechadas e pisos lisos com maior segurança.

Possui roda livre automática que permite o acoplamento da tração 4×4 de forma instantânea até 40km/h (shift-on-the-fly), o que gera conforto e praticidade, mantendo a grande robustez do sistema e adequando a tração ao tipo e condição do terreno enfrentado pela pick up. A tração reduzida é acionada por meio de alavanca, com engate preciso e de fácil manuseio.

DESIGN – Ousado, agressivo e inovador Inspirado em uma luva de boxe, pela Chefe de Designer da Nissan, Dianne Allen, o visual do novo Nissan Frontier é simples, robusto, agressivo e inova o conceito de pick ups médias com um estilo à frente de seu tempo.

Baseada na versão americana, apresentada pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel de Chicago em 2000, a pick up brasileira rompe o tradicional e conservador design atual e não se incomoda em ser diferente, independente e auto-confiante.

Ela chama a atenção e inspira pessoas que vivem pelos seus próprios padrões, com espírito jovem, moderno, ativo e até casual, mas sempre confiante.

A nova frente impõem respeito com o novo capô de perfil forte e potente, reforçado pela robustez dos novos protetores de pára-lamas e dos pára-choques dianteiro e traseiro.

Os faróis halógenos com lentes transparentes multifuncionais e os faróis de neblina redondos no pára-choque dianteiro aumentam a imagem de confiabilidade da Frontier.

A tampa traseira é a única do segmento a dispor de fechadura. O pára-choque traseiro possui uma superfície anti-derrapante para facilitar a carga e descarga da pick up.

O desenho das rodas, tanto a de aço na versão XE, quanto a de liga na versão SE, estão em harmonia com o estilo inovador da Frontier.

As opções de cores, branca, preta, prata, vermelha e cinza reforçam o design agressivo, ousado e destacam a liberdade da pick up.

GARANTIA – Confiança e qualidade A garantia da pick up Nissan Frontier é de 2 anos sem limite de quilometragem.

Adaptação: Tarcisio Dias – Mecânica Online

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil