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Nissan lança Frontier Nacional

A Nissan do Brasil Automóveis iniciou em 24 de junho, a comercialização da pick up Frontier, seu primeiro modelo produzido no Brasil.

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Um marco para a Nissan e para a história da Indústria Automobilística nacional, que incorpora uma pick up ousada, à frente de seu tempo.

Mas não é apenas como nova montadora que esta data tem importância. Ela consolida o compromisso estratégico de desenvolvimento no Mercosul, onde a Nissan prevê a venda, a longo prazo, de 150.000 veículos por ano.

As razões principais pela escolha da pick up Frontier brasileira no mercado do Cone sul, são a expertise da Nissan, reconhecida internacionalmente, na fabricação de veículos 4×4, e a complementação da linha de produtos do nosso parceiro, a Renault, ampliando a gama de produtos oferecidos ao mercado.

O produto, que chega com índice de 62% de nacionalização na versão SE com tração 4×2, apresenta duas versões de acabamento: XE e SE, ambas com duas opções de tração -4×4 e 4×2- e uma única alternativa de motorização: 2.8 litros turbo diesel intercooler.

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Com capacidade nominal de fábrica de 20.000 unidades/ano, até o final de dezembro, a Nissan pretende produzir 4.500 unidades. A meta é atingir nos primeiros dois anos, 15% de participação no segmento de pick ups médias.

ESTRUTURA
Para preservar a robustez característica de um 4×4 Nissan, a pick up Frontier brasileira é montada em chassi de aço, composto por duas longarinas longitudinais e cinco barras transversais. As cinco barras unem as longarinas, aumentando a resistência da estrutura onde é fixada a carroceria.

Como um diferencial entre os concorrentes no mercado, as longarinas possuem perfil fechado (tipo duplo “U”) por toda a sua extensão, razão pela qual apresenta excepcional performance nos terrenos mais difíceis e excede a qualidade e durabilidade do segmento.

Além de reforçado, o chassi com perfil duplo “U” apresenta a máxima rigidez, a mínima flexão e a redução de vibração e ruídos como principais vantagens.

MOTOR – TRANSMISSÃO
O propulsor turbo-diesel intercooler da pick up Frontier é o MWM Sprint, que tem disposição longitudinal, quatro cilindros em linha, 2.798 cm3 de cilindrada e gera potência máxima de 132cv @ 3.600 rpm (ISO-ABNT).

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Em baixa rotação, 1.800 rpm, o motor já atinge sua capacidade máxima de torque; 34,7 kgf.m (ISO-ABNT), transmitindo força, agilidade e segurança às diferentes condições de uso da pick up. Produzido no país, o motor tem bloco em ferro fundido, apresenta estrutura reforçada e peso seco de 213kg, considerado baixo para um motor deste porte.

Num trabalho conjunto, os engenheiros da Nissan e da MWM, acrescentaram características únicas para esse motor, inserindo o “DNA” Nissan.

As mais significativas alterações foram no sistema de intercooler, que passou a contar com entrada de ar pelo capô, na mudança do sistema de lubrificação de óleo utilizado na transmissão, e no reescalonamento das engrenagens de marchas.

Com isso foi possível reduzir vibrações e ruídos do motor, e consequentemente do interior da pick up. O coletor de admissão desacoplado, também permitiu a diminuição do nível de ruídos.

Equipado com sistema de injeção de combustível direta, bomba rotativa e intercooler, o motor turbo-diesel da Nissan Frontier, que atende a norma de emissões EURO II, possui comando de válvulas no cabeçote, acionamento direto das válvulas e três válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e uma para escape.

Com tudo isso é possível ter uma combustão otimizada, respostas mais rápidas, maior confiabilidade e menores perdas por atrito.

Com o cabeçote tipo cross flow (fluxo cruzado), foi possível melhorar o escoamento dos gases, produzir baixos níveis de emissões e aumentar a economia de combustível. Sua performance surpreende.

Atinge velocidade máxima de 164 km/h e acelera de 0 a 100km/h em 13,9s. Para um motor 2.8 litros, turbo-diesel, seu consumo de óleo lubrificante e de combustível (11,4 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada) é baixo.

A transmissão EATON FS0-2405 é manual de 5 velocidades com acionamento hidráulico de embreagem. As marchas são todas sincronizadas, incluindo à ré.

Aliado a sincronização, existe um material em fibra de carbono (EFMII) que proporciona engates suaves e precisos, transmitindo confiança e segurança ao motorista.

O comando de engates da transmissão FS0-2405 tem um sistema interno com 4 varões de nylon nas pontas do garfo deste sistema de controle, que tem por objetivo a melhoria da qualidade do engate.

As engrenagens, além de terem resistência mecânica, são projetadas para produzirem um nível de ruído baixo ou inexistente. Carcaças e garfos são em alumínio, acarretando menor peso final do conjunto motriz e consequentemente do veículo, contribuindo para o menor consumo de combustível.

A versão 4×4 possui diferencial de escorregamento limitado (VLSD) no eixo traseiro. Ele reduz as diferenças de velocidade entre as rodas, ajustando o torque e a potência que cada roda recebe, melhorando a tração e aumentando a estabilidade em curvas fechadas e pisos lisos com maior segurança.

Possui roda livre automática que permite o acoplamento da tração 4×4 de forma instantânea até 40km/h (shift-on-the-fly), o que gera conforto e praticidade, mantendo a grande robustez do sistema e adequando a tração ao tipo e condição do terreno enfrentado pela pick up. A tração reduzida é acionada por meio de alavanca, com engate preciso e de fácil manuseio.

DESIGN – Ousado, agressivo e inovador Inspirado em uma luva de boxe, pela Chefe de Designer da Nissan, Dianne Allen, o visual do novo Nissan Frontier é simples, robusto, agressivo e inova o conceito de pick ups médias com um estilo à frente de seu tempo.

Baseada na versão americana, apresentada pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel de Chicago em 2000, a pick up brasileira rompe o tradicional e conservador design atual e não se incomoda em ser diferente, independente e auto-confiante.

Ela chama a atenção e inspira pessoas que vivem pelos seus próprios padrões, com espírito jovem, moderno, ativo e até casual, mas sempre confiante.

A nova frente impõem respeito com o novo capô de perfil forte e potente, reforçado pela robustez dos novos protetores de pára-lamas e dos pára-choques dianteiro e traseiro.

Os faróis halógenos com lentes transparentes multifuncionais e os faróis de neblina redondos no pára-choque dianteiro aumentam a imagem de confiabilidade da Frontier.

A tampa traseira é a única do segmento a dispor de fechadura. O pára-choque traseiro possui uma superfície anti-derrapante para facilitar a carga e descarga da pick up.

O desenho das rodas, tanto a de aço na versão XE, quanto a de liga na versão SE, estão em harmonia com o estilo inovador da Frontier.

As opções de cores, branca, preta, prata, vermelha e cinza reforçam o design agressivo, ousado e destacam a liberdade da pick up.

GARANTIA – Confiança e qualidade A garantia da pick up Nissan Frontier é de 2 anos sem limite de quilometragem.

Adaptação: Tarcisio Dias – Mecânica Online

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