Muitas novidades virão dos lados de Wolfsburg. O Touareg fará a sua estréia comercial na Europa no início desse semestre.
Em Março, chegarão o Beetle Cabrio (com as mesmas motorizações da versão “fechada”) e o Touran, monovolume que é a primeira versão do novo Golf a ser lançada, e estréia a respectiva plataforma, finalmente dotada de uma suspensão traseira independente.
O Touran oferecerá sete lugares e contará com um sistema semelhante ao Flex7. A VW promete ainda que este será o modelo mais volumoso (e, como tal, mais espaçoso) da classe, esperando-se, igualmente, que a qualidade atinja os patamares a que a marca já habituou os seus adeptos.
No domínio dos motores, a linha começará por incluir unidades já conhecidas, mas deverá, progressivamente, alargar-se para acolher as novas unidades de injecção direta de gasolina que o grupo está a desenvolver. Um novo 2.0 TDi será proposto logo de início.
Mas a grande estrela da VW em 2003 será o novo Golf, que em Setembro conhecerá a quinta geração.
Voltará a ser proposto em versões de três e cinco portas e ostentará uma aparência ainda mais robusta e dinâmica, embora imediatamente identificável com a VW.
No interior, o espaço disponível será mais generoso (fruto do ligeiro aumento das dimensões), a qualidade geral espera-se que continue a ser referência na classe.
No que concerne aos motores, poderá caber ao Golf V inaugurar a “ofensiva” das novas unidades FSi (injeção direta de gasolina) do Grupo VW: 1.4 de 85 cv, 1.6 de 115 cv (já conhecido do A2 FSi), 2.0 de 136 cv e 2.0 turbo de 175 cv destinado ao GTi. Um V6 de 240 cv também deverá fazer parte da oferta.
No domínio dos Diesel, transitarão os atuais 1.9 TDi com três níveis de potência, mas com alguns melhoramentos no sistema injetor-bomba, e dotados de 4 válvulas por cilindro, o que lhes permitirá oferecer um rendimento ainda mais elevado, o mesmo acontecendo com o 1.9 SDi.
Um novo 2.0 TDi (a estrear no Touran) também está nos planos, devendo ser disponibilizado em duas versões: 140 cv e 170 cv.
Tarcisio Dias