A linhagem da Série 5 nasceu para ser diferente e empolgar o motorista. O primeiro deles, o BMW 1500, era equipado com motor de 80 cv e conforto para cinco pessoas.
O novo S5, que chega no mês que vem à Europa, tem o que há de mais moderno no mundo automotivo e continua encantando os fãs da marca.
A década de 60 trouxe importantes mudanças nos automóveis. A tecnologia começava a despontar e motores mais fortes eram estrelas de um mundo ainda longe da crise do petróleo.
Na Alemanha, onde Volkswagen e Mercedes reinavam, a BMW lançava a Série 5, que se tornaria célebre e deixaria uma grande família futura, chegando ao belo modelo 2003. A idéia da montadora era desenvolver um modelo diferente, inovador, fora dos padrões da época.
Um carro elegante, de quatro portas de tamanho médio, vocação esportiva e motor poderoso.
Que fosse suficientemente confortável para cinco passageiros e suficientemente ágil para uma condução mais rápida. Os executivos da BMW lhe deram o nome de “A Nova Classe”. Em 1961, nascia o BMW 1500.
O projeto da Nova Classe não era conservador nem era influenciado pelo estilo americano. Ao contrário. Era mais inspirado nas linhas italianas, afinal de contas o projetista italiano Michelotti de Giovanni encabeçava o projeto.
O motor em linha de 4 cilindros contava com uma potência máxima de 80 cv a 5700 rpm, levando o BMW 1500 a uma velocidade superior a 150 km/h.
A supensão McPherson, bastante avançada à época, era um de seus destaques, garantindo um rodar firme e confortável. O BMW 1500 teve uma resposta muito positiva da imprensa especializada.
Um ano depois, em 1962, começava a sua produção. O modelo ganhou motor 1.8 e 90 cv, passando a chamar-se BMW 1800. Em 1964 e 1966, respectivamente, surgiram o BMW 1600 e 2000.
E em 1969 o modelo superior da Nova Classe apareceu na forma do BMW 2000 Tii, o primeiro da BMW a ter um sistema de injeção de combustível.
Até o fim da produção em 1972, a Nova Classe tinha se tornado o BMW mais bem-sucedido, com 329.626 carros produzidos. A BMW finalmente tinha se tornado um grande produtor de automóveis.
O novo Série 5 Com previsão de chegar ao mercado europeu no mês que vem, o novo BMW Série 5 reúne o que há de mais moderno em tecnologa veicular, além de um novo visual, misturando as linhas esportivas com as clássicas.
Serão três versões de motorização, todas com seis cilindros: duas a gasolina, com 170 e 231 cv de potência, e outra a diesel, com 218 cv.
De série, o modelo já terá controle de tração, frenagem e estabilidade, suspensão ativa, que garante uma maior estabilidade em curvas mais fortes, pneus com sistema “run flat”, que permite rodar a até 80 km/h mesmo com o pneu furado.
Por dentro, luxo como bancos de couro com regulagem elétrica, ar-condicionado automático e volante multifuncional, que permite o controle de diversos sistemas.
Opcionalmente, o motorista pode contar com uma tela que projeta informações no pára-brisa, evitando que o motorista tenha que desviar os olhos da estrada. No final do ano chega uma versão mais apimentada com motor de 333 cv de potência.
Paulo Cruz – Correio do Estado – MS