Mais do que nunca, o assunto manutenção preventiva está em alta.
Cabe aos mecânicos orientar seus clientes sobre a correta prevenção, para que simples problemas, como, por exemplo, o esquecimento da troca de uma correia dentada não acarrete em prejuízos maiores no futuro, ou, ainda, que itens de segurança não passem despercebidos, podendo causar acidentes sérios.
Porém, ao levarmos em consideração a corriqueira rotina das oficinas, torna-se praticamente impossível os mecânicos terem tempo livre para checar as fichas dos veículos de seus clientes – isso quando eles têm – ou ainda ligar de um por um para avisar os itens que estão no prazo para serem revisados.
Pensando nesses obstáculos, a Workgroup desenvolveu um software de gestão – o Workmotor – com uma ferramenta inovadora, denominada check list.
“Com ele, o mecânico elabora, num primeiro momento, a ficha dos veículos de seus clientes.
A cada retorno na oficina, a ficha não apenas estará agilmente acessível, como também o reparador fará as atualizações, podendo inclusive fornecê-la ao seu cliente para que ele faça um controle de tudo o que está sendo feito no seu veículo”, explica Marco Antonio Del Corso, consultor da Workgroup.
Aliado na manutenção preventiva – A ficha do veículo nada mais é do que um laudo técnico.
Com ele, o cliente terá um “mapa” de revisão do veículo, podendo enxergar seu carro em termos de manutenção. “É uma segurança para o cliente, pois ele saberá exatamente quando deverá voltar à oficina.
Além disso, entra o profissionalismo do reparador que, ao invés de falar o que deve ser feito no carro e muitas vezes cair no esquecimento de seu cliente, este terá documentado o que realmente deve e necessita ser feito em seu veículo”, diz Marco Antonio, complementando que, com isso, o cliente terá fortes motivos para escolher o reparador que oferece este recurso de segurança.
Entre outras vantagens do Check List, estão inclusos:
– Disponibilidade em detalhar data e quilometragem do veículo, facilitando o reparador a se comunicar com o seu cliente sobre revisões e garantias;
– Link direto com o celular dos clientes: o reparador poderá enviar mensagens de texto, avisando e programando a revisão ou ainda para lhe informar sobre promoções, por exemplo;
– Integração do software com o ambiente “Alfatest” (empresa do setor de diagnósticos e reparo de veículo), um verdadeiro braço direito no atendimento ao cliente, pois ele se encarrega de descrever o orçamento, ordens de serviços, garantias etc.
Software de gestão só trazem benefícios
aos negócios e ainda estreitam o relacionamento com os clientes
Quando o assunto é informática, é mais do que normal ficar confuso com tanta informação e tecnologia, que muda constantemente.
Quem tem o hábito de usar fax e o velho caderno de anotações na hora de fazer pedidos de compra para repor mercadorias, com certeza levará um tempo para se habituar com o computador e muitas vezes ficará perdido na hora de digitar as informações no teclado.
Mas ao invés de achar que é preciso ser um perito em computador, que tal absorver da informática o que realmente é útil ao seu negócio e deixar de lado o receio com esta tecnologia que, com certeza, só agiliza as rotinas diárias e lhe traz um ganho de tempo impagável para ser revertido em maneiras e idéias para ampliar os seus negócios?
O pensamento é simples. Tendo como exemplo a execução manual de pedidos de compras, são gastas boas horas para discriminar os produtos; selecioná-los por fabricantes (para que cada um receba o pedido específico de seus produtos); para posteriormente ser enviado via fax ao distribuidor ou fábrica.
Isso sem falar do tempo que se leva para conferir o estoque ou atualizar preços, que, em algumas lojas, ainda é feito manualmente.
Adotando a informática, o benefício não é apenas para a empresa, o que inclui todos os departamentos, mas também para o cliente; uma vez que o vendedor terá ferramentas ágeis não apenas para prestar um atendimento melhor, com informações técnicas de qualquer produto na tela de seu computador, o que agiliza todo o processo de venda, eliminando os riscos de comercializar produtos erroneamente – tanto o vendedor como o próprio cliente pode esclarecer dúvidas na tela, tanto pela ficha técnica, como também pela foto do respectivo produto em questão.
Para implantar esses benefícios na empresa, o segredo é adquirir um software de gestão.
No mercado é possível encontrar vários tipos de software para esta finalidade. O importante é buscar o que vai de encontro com as suas necessidades e o seu bolso.
Lembrando que o investimento, independente do valor, com certeza será revertido em prol à sua empresa. Pesquise todas as opções e saiba que já têm empresas oferecendo pacotes de soluções diretamente para autopeças, que nem um outro tem.
Facilitador da comunicação com seu clientes
A campinense Workgroup desenvolveu um software de gestão, o Workmotor, que vai bem de encontro não apenas às necessidades do varejo de autopeças, como também dos centros automotivos e das oficinas, abrangendo desde as micros até as grandes empresas.
Para as autopeças ou centros automotivos, o software integra desde o departamento financeiro, administrativo, estoque até todo o processo de compra e venda de produtos. “Outra vantagem do programa é a discriminação da ficha técnica do produto com foto.
Assim, o vendedor pode esclarecer todas as dúvidas de seu cliente ou do reparador e ainda imprimir a ficha técnica para ele”, explica Marco Antonio Del Corso, consultor da Workgroup.
O software oferece ainda um link direto com o banco financiador, uma opção aos clientes da loja e uma precaução ao empresário.
“Ao digitar os dados do cliente, o sistema já informa se há restrições e quais as opções de pagamento (parcelamento). O banco autoriza a compra e se responsabiliza pelo recebimento. Já a loja recebe diretamente do banco o valor da compra. Desta forma, o comerciante pode se precaver do recebimento de possíveis cheques sem fundo”.
Facilidade para oficinas e Centros Automotivos
Para as oficinas e centros automotivos, além de toda a parte de gestão, o software oferece uma ferramenta inovadora; um link direto com o celular dos clientes.
“Ele possibilita aos reparadores enviar mensagens de texto para o celular dos clientes. Assim, é possível programar a relação de clientes que devem voltar à oficina para fazer uma revisão preventiva, por exemplo, ou informar-lhes sobre promoções. Basta selecionar os clientes, digitar o texto que o próprio sistema se encarrega de enviar a mensagem. Da mesma forma que nas lojas, o software também oferece a opção de operar diretamente com uma financiadora”.
Outra vantagem aos reparadores é a integração do software com o ambiente “Alfatest” (empresa do setor de diagnósticos e reparo de veículo), um verdadeiro braço direito no atendimento ao cliente, pois ele se encarrega de descrever o orçamento, ordens de serviços, garantias etc.
”A ferramenta é rápida e ágil, podendo ser adicionados itens e até mesmo fotos dos veículos”, conta Marco Antonio Del Corso, acrescentando que entre os usuários do programa estão a DPK, DPaschoal, entre outras, como também a Bosch, que implantou o programa em sua rede de serviços por todo o país, oferecendo uma comunicação direta com seus clientes.