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Software para as oficinas agiliza o check list dos veículos

Mais do que nunca, o assunto manutenção preventiva está em alta.

Cabe aos mecânicos orientar seus clientes sobre a correta prevenção, para que simples problemas, como, por exemplo, o esquecimento da troca de uma correia dentada não acarrete em prejuízos maiores no futuro, ou, ainda, que itens de segurança não passem despercebidos, podendo causar acidentes sérios.

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Porém, ao levarmos em consideração a corriqueira rotina das oficinas, torna-se praticamente impossível os mecânicos terem tempo livre para checar as fichas dos veículos de seus clientes – isso quando eles têm – ou ainda ligar de um por um para avisar os itens que estão no prazo para serem revisados.

Pensando nesses obstáculos, a Workgroup desenvolveu um software de gestão – o Workmotor – com uma ferramenta inovadora, denominada check list.

“Com ele, o mecânico elabora, num primeiro momento, a ficha dos veículos de seus clientes.

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A cada retorno na oficina, a ficha não apenas estará agilmente acessível, como também o reparador fará as atualizações, podendo inclusive fornecê-la ao seu cliente para que ele faça um controle de tudo o que está sendo feito no seu veículo”, explica Marco Antonio Del Corso, consultor da Workgroup.

Aliado na manutenção preventiva – A ficha do veículo nada mais é do que um laudo técnico.

Com ele, o cliente terá um “mapa” de revisão do veículo, podendo enxergar seu carro em termos de manutenção. “É uma segurança para o cliente, pois ele saberá exatamente quando deverá voltar à oficina.

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Além disso, entra o profissionalismo do reparador que, ao invés de falar o que deve ser feito no carro e muitas vezes cair no esquecimento de seu cliente, este terá documentado o que realmente deve e necessita ser feito em seu veículo”, diz Marco Antonio, complementando que, com isso, o cliente terá fortes motivos para escolher o reparador que oferece este recurso de segurança.

Entre outras vantagens do Check List, estão inclusos:

– Disponibilidade em detalhar data e quilometragem do veículo, facilitando o reparador a se comunicar com o seu cliente sobre revisões e garantias;

– Link direto com o celular dos clientes: o reparador poderá enviar mensagens de texto, avisando e programando a revisão ou ainda para lhe informar sobre promoções, por exemplo;

– Integração do software com o ambiente “Alfatest” (empresa do setor de diagnósticos e reparo de veículo), um verdadeiro braço direito no atendimento ao cliente, pois ele se encarrega de descrever o orçamento, ordens de serviços, garantias etc.

Software de gestão só trazem benefícios
aos negócios e ainda estreitam o relacionamento com os clientes

Quando o assunto é informática, é mais do que normal ficar confuso com tanta informação e tecnologia, que muda constantemente.

Quem tem o hábito de usar fax e o velho caderno de anotações na hora de fazer pedidos de compra para repor mercadorias, com certeza levará um tempo para se habituar com o computador e muitas vezes ficará perdido na hora de digitar as informações no teclado.

Mas ao invés de achar que é preciso ser um perito em computador, que tal absorver da informática o que realmente é útil ao seu negócio e deixar de lado o receio com esta tecnologia que, com certeza, só agiliza as rotinas diárias e lhe traz um ganho de tempo impagável para ser revertido em maneiras e idéias para ampliar os seus negócios?

O pensamento é simples. Tendo como exemplo a execução manual de pedidos de compras, são gastas boas horas para discriminar os produtos; selecioná-los por fabricantes (para que cada um receba o pedido específico de seus produtos); para posteriormente ser enviado via fax ao distribuidor ou fábrica.

Isso sem falar do tempo que se leva para conferir o estoque ou atualizar preços, que, em algumas lojas, ainda é feito manualmente.

Adotando a informática, o benefício não é apenas para a empresa, o que inclui todos os departamentos, mas também para o cliente; uma vez que o vendedor terá ferramentas ágeis não apenas para prestar um atendimento melhor, com informações técnicas de qualquer produto na tela de seu computador, o que agiliza todo o processo de venda, eliminando os riscos de comercializar produtos erroneamente – tanto o vendedor como o próprio cliente pode esclarecer dúvidas na tela, tanto pela ficha técnica, como também pela foto do respectivo produto em questão.

Para implantar esses benefícios na empresa, o segredo é adquirir um software de gestão.

No mercado é possível encontrar vários tipos de software para esta finalidade. O importante é buscar o que vai de encontro com as suas necessidades e o seu bolso.

Lembrando que o investimento, independente do valor, com certeza será revertido em prol à sua empresa. Pesquise todas as opções e saiba que já têm empresas oferecendo pacotes de soluções diretamente para autopeças, que nem um outro tem.

Facilitador da comunicação com seu clientes

A campinense Workgroup desenvolveu um software de gestão, o Workmotor, que vai bem de encontro não apenas às necessidades do varejo de autopeças, como também dos centros automotivos e das oficinas, abrangendo desde as micros até as grandes empresas.

Para as autopeças ou centros automotivos, o software integra desde o departamento financeiro, administrativo, estoque até todo o processo de compra e venda de produtos. “Outra vantagem do programa é a discriminação da ficha técnica do produto com foto.

Assim, o vendedor pode esclarecer todas as dúvidas de seu cliente ou do reparador e ainda imprimir a ficha técnica para ele”, explica Marco Antonio Del Corso, consultor da Workgroup.

O software oferece ainda um link direto com o banco financiador, uma opção aos clientes da loja e uma precaução ao empresário.

“Ao digitar os dados do cliente, o sistema já informa se há restrições e quais as opções de pagamento (parcelamento). O banco autoriza a compra e se responsabiliza pelo recebimento. Já a loja recebe diretamente do banco o valor da compra. Desta forma, o comerciante pode se precaver do recebimento de possíveis cheques sem fundo”.

Facilidade para oficinas e Centros Automotivos

Para as oficinas e centros automotivos, além de toda a parte de gestão, o software oferece uma ferramenta inovadora; um link direto com o celular dos clientes.

“Ele possibilita aos reparadores enviar mensagens de texto para o celular dos clientes. Assim, é possível programar a relação de clientes que devem voltar à oficina para fazer uma revisão preventiva, por exemplo, ou informar-lhes sobre promoções. Basta selecionar os clientes, digitar o texto que o próprio sistema se encarrega de enviar a mensagem. Da mesma forma que nas lojas, o software também oferece a opção de operar diretamente com uma financiadora”.

Outra vantagem aos reparadores é a integração do software com o ambiente “Alfatest” (empresa do setor de diagnósticos e reparo de veículo), um verdadeiro braço direito no atendimento ao cliente, pois ele se encarrega de descrever o orçamento, ordens de serviços, garantias etc.

”A ferramenta é rápida e ágil, podendo ser adicionados itens e até mesmo fotos dos veículos”, conta Marco Antonio Del Corso, acrescentando que entre os usuários do programa estão a DPK, DPaschoal, entre outras, como também a Bosch, que implantou o programa em sua rede de serviços por todo o país, oferecendo uma comunicação direta com seus clientes.

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