O topo do luxo escandinavo agora tem nome na Volvo Cars: Inscription. A nova versão do XC60, que começa a ser vendida neste mês no Brasil, chega oferecendo um nível de acabamento nunca antes encontrado nos modelos ofertados no país.
“A nomenclatura Inscription agrega ainda mais luxo aos produtos da Volvo Cars, com um acabamento superior ao já encontrado no XC60 e um pacote de equipamentos completo”, explica Luis Rezende, presidente da Volvo Cars Brasil.
A nova versão também estreia a motorização T6 Drive-E, um moderno 2.0 de quatro cilindros, com turbo e compressor, que rende 306 cv.
“Trata-se de uma solução que traz a combinação imbatível de desempenho e eficiência energética”, explica André Bassetto, gerente de produto da Volvo Cars. A nova unidade T6 Drive-E também será estendida aos modelos R-Design T6 dos S60, V60 e XC60.
Acabamento superior
O luxo diferenciado da versão Inscription é revelado nos detalhes. Externamente, essa versão do XC60 recebe frisos cromados posicionados nas laterais e traseira, bem como rodas exclusivas de 20 polegadas. As soleiras das portas de aço escovado têm impressas o nome da versão.
O requinte é estendido ao painel de instrumentos, revestido em couro “soft” de alta qualidade. Com quatro combinações de acabamento, os bancos e laterais de portas também trazem cobertura em couro “soft” perfurado, nas opções de cores Bege e Preto e outras duas exclusivas para o XC60 Inscription: Caramelo e Branco Mármore.
Mais econômico e potente
O Volvo XC60 Inscription estreia no Brasil o novo motor T6 Drive-E de quatro cilindros em linha e 2.0 litros, que traz uma solução tecnológica para oferecer baixo consumo de combustível e alto desempenho: a combinação de turbo, supercharger (compressor mecânico) e injeção direta.
“Isso permite que o T6 Drive-E tenha potência superior à de motores de seis cilindros, com menor consumo de combustível e emissões”, revela Bassetto.
Combinado com a nova transmissão Geartronic de oito velocidades, esse conjunto oferece outras tecnologias para aumento da eficiência: sistema Start-Stop, que desliga o motor automaticamente em paradas de trânsito, e função Eco+, que economiza até 5% de combustível, quando acionada.
A função Eco+ monitora o desempenho do veículo em diversas situações e atua de forma a otimizar o consumo: quando acionado, aprimora a ação do sistema Start-Stop, desligando o motor antes da parada total do carro (em velocidades abaixo de 7 km/h); desacopla a transmissão em velocidades acima de 65 km/h para melhor aproveitamento da energia cinética em descidas e em momentos de velocidade constante.
Essa função ainda monitora e ajusta a rotação nas trocas de marcha e a atuação do acelerador para oferecer sempre eficiência em consumo do combustível.