Continuando sua coleção mais dois veículos da coleção os mais inovadores do mundo
Citroën DS 19 (1955-1965)
O triunfo do aerodinamismo
DS em francês lê-se “deésse” ou seja deusa. Trata-se de um dos automóveis mais inovadores da segunda metade do século XX, apontando numa forma arrojada e aerodinâmica que abdicou da tradicional grelha dianteira.
O segredo passava por um sistema hidráulico que dependia da compressão de nitrogênio através de um fluido hidráulico sob pressão.
Este gás fornecia a pressão que fazia com que o óleo atuasse na direção, travões e caixa de velocidades com comando hidráulico, a embreagem automática e a suspensão hidropneumática que permitia que o carro mantivesse uma altura constante ao solo independentemente da sua carga.
Fiat 600 Multipla (1955-1969)
O primeiro monovolume
Ainda estavamos muito longe de se pensar no conceito monovolume quando a Fiat lançou o 600 Multipla. Realizado com base no Fiat 600 que tinha o motor atrás e a bagageiro à frente.
Montando a suspensão anterior do modelo 1100 (mais larga), a Fiat resolveu avançar o habitáculo no sentido da dianteira, criando um amplo espaço para a bagagem entre os bancos e o compartimento do motor.
O Multipla poderia transportar seis pessoas, em três filas de bancos. Os centrais eram rebatíveis para facilitar o acesso.
Surgiu assim um quarto de século antes do advento dos monovolumes modernos o primeiro exemplo deste conceito, sendo o primeiro automóvel deste tipo.