quinta-feira, 20 junho , 2024
28 C
Recife

Os mais inovadores do mundo

Continuando sua coleção mais dois veículos da coleção os mais inovadores do mundo

- Publicidade -

Citroën DS 19 (1955-1965)

O triunfo do aerodinamismo

DS em francês lê-se “deésse” ou seja deusa. Trata-se de um dos automóveis mais inovadores da segunda metade do século XX, apontando numa forma arrojada e aerodinâmica que abdicou da tradicional grelha dianteira.

O segredo passava por um sistema hidráulico que dependia da compressão de nitrogênio através de um fluido hidráulico sob pressão.

- Publicidade -

Este gás fornecia a pressão que fazia com que o óleo atuasse na direção, travões e caixa de velocidades com comando hidráulico, a embreagem automática e a suspensão hidropneumática que permitia que o carro mantivesse uma altura constante ao solo independentemente da sua carga.

Fiat 600 Multipla (1955-1969)

O primeiro monovolume

Ainda estavamos muito longe de se pensar no conceito monovolume quando a Fiat lançou o 600 Multipla. Realizado com base no Fiat 600 que tinha o motor atrás e a bagageiro à frente.

Montando a suspensão anterior do modelo 1100 (mais larga), a Fiat resolveu avançar o habitáculo no sentido da dianteira, criando um amplo espaço para a bagagem entre os bancos e o compartimento do motor.

- Publicidade -

O Multipla poderia transportar seis pessoas, em três filas de bancos. Os centrais eram rebatíveis para facilitar o acesso.

Surgiu assim um quarto de século antes do advento dos monovolumes modernos o primeiro exemplo deste conceito, sendo o primeiro automóvel deste tipo.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente