sábado, 23 novembro , 2024
28 C
Recife

Scénic oferece ainda mais conforto e requinte na linha 2004

A linha 2004 do modelo Scénic, que começa a chegar no final deste mês às concessionárias Renault, traz uma série de novidades.

Um dos destaques fica por conta do lançamento do Scénic Privilège Plus 2.0 16V. Equipado de série com câmbio automático Proactive, aerofólio integrado, bancos e volante em couro, disqueteira para 6 CDs e rodas de liga leve com desenho exclusivo, a Privilège Plus 2.0 16V será a versão topo de linha da gama Scénic.

- Publicidade -

Outra novidade da linha Scénic 2004 é o lançamento do câmbio automático Proactive para a motorização 1.6 16V.

Com início de comercialização previsto para a primeira quinzena de novembro, o Scénic 1.6 16V automático credencia-se como uma das opções mais acessíveis do segmento de automóveis médios a oferecer este item.

A linha Scénic 2004 também ganhou novos equipamentos, como alarme anti-furto, nova antena de teto, pára-brisa degradé, novas rodas e calotas, além da introdução de novos tecidos.

- Publicidade -

Pioneiro no conceito de veículos monovolumes, tanto na Europa como no Brasil, o Renault Scénic é um importante referencial em termos de conforto, tecnologia, espaço a bordo, dirigibilidade e habitabilidade no mercado brasileiro, tornando-se, em pouco tempo de comercialização, um sucesso de vendas no país.

Desde que foi lançado no mercado brasileiro, em 1999, o Scénic se mantém líder do seu segmento.

De janeiro a agosto deste ano, o Renault Scénic confirmou a sua liderança no segmento de monovolumes médios, ao registrar a comercialização de 6.764 unidades do modelo (36% dessa faixa de mercado), superando os seus concorrentes diretos, Citroën Picasso e Chevrolet Zafira, que venderam 6.681 e 5.439 unidades, respectivamente.

- Publicidade -

“Temos plena confiança de que o Scénic encerrará 2003, pela quinta vez consecutiva, na liderança do segmento de monovolumes médios, com mais de 11.000 unidades comercializadas”, afirma Antonio Megale, diretor de Marketing da Renault do Brasil.

Visando a continuidade desta liderança, a Renault do Brasil dá início à comercialização da linha 2004 do Scénic, que traz como principais novidades: o lançamento da versão Privilège Plus 2.0 16V, topo de linha da gama Scénic, a disponibilização de câmbio automático para a motorização 1.6 16V, novos equipamentos de conforto e conveniência, além da introdução de uma nova nomenclatura para as versões (Authentique, Expression, Privilège e Privilège Plus).

Com o lançamento da linha 2004 do Scénic, a Renault tem como objetivo comercializar 1.000 unidades por mês do modelo, sendo que desse total 75% serão equipados com motor 1.6 16V e 25% com propulsor 2.0 16V.

Essa previsão de vendas representa um aumento de 10% no atual volume de vendas do modelo, que hoje gira em torno de 900 unidades/mês.

Scénic Privilège Plus 2.0 16V

Topo de linha da gama Scénic 2004, a nova versão Privilège Plus 2.0 16V, que começa a ser comercializada a partir deste outubro, concilia requinte e sofisticação com conforto e amplo espaço interno, atendendo de maneira única aos clientes que procuram um veículo exclusivo e completo, sem que isso signifique colocar de lado a performance e o prazer de dirigir.

A nova versão, que chega ao mercado com preço sugerido de lançamento de R$ 57.450.00, será a versão mais luxuosa e completa do segmento de monovolumes médios, onde terá como concorrentes o Citroën Picasso e Chevrolet Zafira.

Além disso, o preço extremamente competitivo do Scénic Privilège Plus 2.0 16V o credencia como uma excelente opção de compra para os clientes que procuram um veículo médio topo de gama, como o Ford Focus, Toyota Corolla, Fiat Stilo, Volkswagen Golf, Audi A3, Peugeot 307, Citroën Xsara e Honda Civic.

Externamente, o Scénic Privilège Plus 2.0 16V traz algumas novidades que deixaram o visual do carro mais sofisticado.

O carro ganhou aerofólio integrado à tampa do porta-malas, faixas de proteção lateral no tom da carroceria, maçanetas das portas pintadas na mesma cor da carroceria, rodas de liga leve com desenho exclusivo, pára-brisa degradê, nova antena de teto e revestimento dos pisca-pisca laterais confeccionado em plástico transparente.

Internamente, destacam-se o requinte dos bancos e volante revestidos em couro e a qualidade dos demais materiais empregados no acabamento do interior do habitáculo.

O Scénic Privilège Plus 2.0 16V conta com uma ampla e completa lista de equipamentos de série, composta por direção hidráulica, airbag duplo, freios ABS com AFU (Assistência à Frenagem de Urgência), ar-condicionado, alarme anti-furto, apoio de braço entre os bancos dianteiros, banco do motorista com regulagem de altura e lombar, computador de bordo, desembaçador e limpador do vidro traseiro, faróis de neblina, mesas do tipo “avião” nas costas dos bancos dianteiros, quadro de instrumentos com fundo branco, porta-óculos no lado do motorista, regulagem elétrica de altura dos faróis, vidros e travas elétricas, rádio CD-Player com comando satélite na coluna de direção e sistema CAR de travamento automático das portas a partir de 6 km/h.

Além desses itens, a Privilège Plus incorpora soleira de porta com o logotipo ‘Scénic’, porta-objetos com tampa instalado no interior do porta-malas e disqueteira com capacidade para 6 CDs. A pintura metálica é o único item oferecido como opcional.

Equipado com motor 2.0 16V, o Scénic Privilège Plus desenvolve 138 cv de potência a 5.500 rpm e torque máximo de 19,2 mkgf a 3.750 rpm.

Este propulsor se beneficia de todas as vantagens que o câmbio automático de quatro marchas, batizado de Proactive, proporciona.

Por conta dessa excelente integração motor/câmbio, o Scénic Privilège Plus 2.0 16V atinge a velocidade máxima de 185 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos, possuindo baixo nível de consumo de combustível (10,9 km/l na cidade e 12 km/l na estrada).

Scénic 1.6 16V com câmbio automático Proactive

Visando atender a uma solicitação de seus consumidores, a linha Scénic 2004 passará a contar com o câmbio automático Proactive nas versões Expression e Privilège, equipadas com motor 1.6 litro 16 válvulas.

Com esta novidade, prevista para chegar às concessionárias na primeira quinzena de novembro, o Scénic 1.6 16V automático torna-se uma das opções mais acessíveis do segmento de automóveis médios a oferecer este item.

A introdução do câmbio automático na versão 1.6 litro também credencia o Scénic como uma excelente opção de compra para os portadores de deficiência física, que contam com vantagens fiscais para a aquisição de veículos.

“O Scénic 1.6 16V automático vem ao encontro das necessidades dos portadores de deficiência física, pois, além de possuir uma excelente relação custo-benefício, conta com a comodidade do câmbio automático e um pacote completo de equipamentos”, explica Antonio Megale.

O Scénic 1.6 16V com câmbio automático Proactive, chega ao mercado com preço sugerido de lançamento de R$ 46.950,00 na versão Expression e de R$ 54.000,00 na Privilège. Do total de Scénic 1.6 16V previstos para 2004, cerca de 10% devem ser equipadas com câmbio automático.

O câmbio Proactive é auto-adaptável, ou seja, modela-se ao estilo de condução do motorista.

Enquanto uma caixa automática tradicional possui duas programações para passagem das marchas (que podem ser classificadas de econômica ou esportiva), a caixa Proactive dispõe de nove programas diferentes, que vão desde uma condução mais suave até uma performance mais esportiva.

Esta caixa de câmbio conta com um calculador “inteligente”, que avalia, a todo instante, qual a melhor marcha para determinada situação ou o melhor momento para a troca de marchas, em função do estilo de condução do motorista.

Esse calculador trabalha com base em uma série de parâmetros, como rotação do motor, posição e velocidade de acionamento do pedal do acelerador, velocidade do carro e carga do veículo.

Equipado com este câmbio automático, o Scénic 1.6 16V desenvolve 110 cv de potência a 5.750 rpm e torque máximo de 15,1 mkgf a 3.750 rpm, permitindo alcançar a velocidade máxima de 170 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos.

O consumo de combustível é outro destaque do Scénic 1.6 automático, já que o modelo percorre 10,7 km/l na cidade e 11,6km/l na estrada.

Novos equipamentos e nomenclatura

Além do lançamento da versão Privilège Plus, a linha 2004 do Scénic acrescenta novos equipamentos de conforto e comodidade, ampliando ainda mais a sofisticação e versatilidade da gama.

Paralelamente, a Renault introduz uma nova nomenclatura para as versões de acabamento, que passam a ser denominadas Authentique, Expression e Privilège, em substituição às antigas RT, Alizé e RXE.

Essa alteração, já realizada nas gamas Novo Clio e Novo Laguna, visa o alinhamento à política de Identidade da Marca Renault adotada mundialmente.

Com a mudança na nomenclatura, a versão de entrada passa a ser a Authentique. Comercializada a R$ 40.050,00 e disponível somente na motorização 1.6 16V, de 110 cv de potência, esta versão foi desenvolvida para os clientes que procuram um veículo funcional, prático e acessível.

Além dos itens disponibilizados anteriormente na RT (direção hidráulica, airbag duplo, bloqueio de ignição por ‘transponder’, desembaçador e limpador do vidro traseiro, regulagem elétrica dos faróis, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos com função “one touch” para o motorista, entre outros), a versão Authentique 1.6 16V passa a oferecer também o pára-brisa degradê, revestimento interno e dos bancos em novo tecido ‘Sceno’ e luzes indicadoras de sinalização nas laterais dos pára-lamas em plástico translúcido.

Ar-condicionado, vidros traseiros elétricos com bloqueio de acionamento e pintura metálica são disponibilizados como opcionais na versão Authentique.

Opção intermediária da linha Scénic, a versão Expression tem preço sugerido de tabela de R$ 43.950,00 para a motorização de 1.6 16V (câmbio manual) e R$ 48.950,00 para o motor 2.0 16V (câmbio manual).

O Scénic Expression oferece os seguintes itens de série acrescidos ao modelo Authentique 1.6 16V: alarme anti-furto, ar-condicionado, banco do motorista regulável em altura e ajuste lombar, maçanetas e retrovisores pintados na mesma cor da carroceria, retrovisores e vidros elétricos com função “one touch” para o motorista, mesinhas “tipo avião” e volante regulável em altura.

Integrando a lista de itens de série da versão Expression 2.0 litros está o sistema de freios ABS com AFU (Assistência à Frenagem de Urgência).

O sistema AFU juntamente com o ABS tem como função otimizar as reações do veículo em freadas emergenciais, permitindo explorar toda a potência dos freios para reduzir os espaços de frenagem.

O dispositivo AFU permite a manutenção constante da pressão máxima de frenagens do ABS. O sistema permanece acionado enquanto o motorista não diminui completamente o esforço empregado no pedal de freio, atributo que o diferencia de outros dispositivos disponíveis no mercado.

Para a versão Expression 1.6 16V a lista de equipamentos inclui câmbio automático Proactive de quatro marchas e computador de bordo.

Já o Scénic Privilège oferece os seguintes equipamentos de série adicionais à versão Expression: apoio de braço entre os bancos dianteiros, freios ABS com Sistema AFU (Assistência à Frenagem de Urgência), porta-óculos, alça de segurança do assento traseiro central, bancos traseiros laterais deslizantes, bolsos tipo “canguru” nas costas dos bancos dianteiros, computador de bordo, faróis de neblina, indicador de temperatura externa, rádio CD-Player com comando satélite na coluna de direção, rodas de liga leve e tomada de energia de 12 volts.

Completando os itens oferecidos na versão Privilège (1.6 16V ou 2.0 16V) está o câmbio automático Proactive. Além disso, a versão Privilège 1.6 16V automática conta com bancos e volante revestidos em couro.

O Scénic Privilège equipado com motor 1.6 16V tem preço sugerido de tabela de R$48.850,00 (câmbio manual) e de R$ 54.000,00 (automático), enquanto a versão dotada de propulsor 2.0 16V é comercializada ao preço sugerido de R$51.850,00 (câmbio manual) e a R$ 54.850,00 (automático).

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn