Grupo de alunos projeta carro para aprender e disputar o campeonato.
Antes mesmo de concluir o curso de engenharia mecânica, um grupo de estudantes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) já construiu um carro de corridas, ao qual deram o nome provisório de F1.
Apaixonados por automóveis, projetaram um monoposto da Fórmula SAE, categoria criada pela SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), para dar aos estudantes a oportunidade de se exercitarem na atividade em que brevemente irão trabalhar.
Com esse carro, vão representar a faculdade e o Rio de Janeiro no Campeonato da Fórmula SAE, que será disputado a partir do próximo ano.
Para as provas do calendário, o F1 estará ainda mais competitivo, porque o motor a álcool de 500 cm³ de cilindrada vai receber um turbo Garrett que, pelo menos, duplicará a potência, atualmente com 54 cv.
Com peso de apenas 300 quilos, a velocidade atual de 100 km/h será ampliada para mais de 150 km/h.
Já no primeiro teste, esses jovens foram aprovados com o segundo lugar na competição entre faculdades de engenharia, disputada na área de estacionamento do Transamérica Expo Center, local do Congresso SAE 2004, em São Paulo (SP).
O troféu conquistado representou a comprovação do êxito do projeto e se constituiu em incentivo para o grupo.
Tão importante quanto o troféu foram os elogios recebidos de Wilson Fittipaldi Júnior, que aceitou convite para entrar no carro e avaliar o trabalho dos estudantes.
Sob a orientação do professor Fernando Castro Pinto, os estudantes – entre os quais Paula, que também cuida da comunicação do grupo – desenharam o chassi, a suspensão e os demais componentes numa folha de papel vegetal.
Depois, cortaram os tubos de acordo com as medidas previstas e deram forma à estrutura.
Em seguida, construíram os braços da suspensão independente para as quatro rodas, o tanque, o banco e instalaram pedais, volante, assim como o conjunto de freios a disco, a transmissão, o motor da Honda CB 500 e caixa de câmbio de quatro marchas, cobertos por uma carroceria mesclada em chapa e em fibra de vidro.
As rodas são de ferro, do Chevrolet Celta, e os pneus, do tipo “slick”, têm medidas 175x50x13, da Fórmula Renault.
Equipe l Na opinião dos estudantes, o resultado das provas é apenas um detalhe.
Para eles, a vitória será gratificante, mas a prioridade é aprender, aprimorar os seus talentos e garantir a oportunidade de trabalhar numa montadora, onde poderão ajudar a projetar carros modernos, confortáveis, eficientes e seguros.