A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) realizou nesta terça-feira, 29 de setembro, a cerimônia de premiação dos fornecedores da América Latina, em evento online, transmitido através do Youtube.
O “Annual Supplier Conference & Awards 2020” é um prêmio que reconhece as empresas que se destacaram pelo compromisso na entrega de valor com inovação, qualidade, garantia, competitividade, alinhadas aos princípios fundamentais da FCA de colaboração proativa, melhoria contínua, integridade, empatia e advocacia, pensamento de longo prazo, transparência mútua, senso de urgência e responsabilidade pessoal.
Além disto, a FCA homenageou as empresas que se engajaram solidariamente no combate à Covid-19.
Apesar do formato do evento ser adaptado à necessidade de distanciamento social determinado pelos protocolos para controle do coronavírus, o tom da conferência apontava para o cenário pós-pandemia.
O tema do evento foi uma alusão a isto: New reality, same passion!
O presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa, lembrou, ao encerrar o evento, que ainda estamos em meio à crise e é preciso ter muita cautela, mas já há sinais claros de inflexão do mercado.
“O pessimismo é um sentimento que deve ficar no passado”, afirmou.
Três pilares de relacionamento – O diretor de compras da FCA para a América Latina, Juliano Almeida, enfatizou duas mensagens aos fornecedores.
Ele destacou que a intenção da FCA é estimular a crescente localização de produção de componentes e subcomponentes no Brasil, para fortalecer a cadeia de valor. Por um lado, isto é uma proteção contra a variação cambial.
“Por outro lado, a atração de fornecedores estratégicos acelera a inovação, porque, mais do que um produtor de componentes, o fornecedor é um parceiro da FCA no desenvolvimento de soluções e tecnologias”, disse Juliano Almeida.
Além disto, ele projeta que o mercado automotivo brasileiro tende a se recuperar mais rápido do que se previa.
“A FCA tem conversado muito com os fornecedores, para que atentem para sua capacidade produtiva e se preparem para assegurar entregas em volumes crescentes nos próximos meses”, revelou.
O diretor da FCA cumprimentou todas as empresas finalistas na premiação e detalhou o compromisso que a área de compras da FCA quer estabelecer com a cadeia de valor. Esse compromisso está pautado em três pilares fundamentais:
· Posicionamento da FCA como o cliente preferencial dos fornecedores;
· Foco na comunicação e transparência;
· Redirecionamento da relação comercial tradicional de compra e venda para um modelo de parceria de negócios
“Queremos de nossos fornecedores novas tecnologias, processos, soluções e os serviços que farão que a FCA continue sendo reconhecida como uma empresa inovadora, arrojada, rápida e pioneira”, disse.
“Para isto, queremos ter fornecedores-parceiros mais próximos, dialogando sobre todos os pontos relevantes para a sustentabilidade e sucesso do negócio, em uma ponte de diálogo constante”.
Segundo Juliano Almeida, esse processo de mudança está sendo impulsionado pelo programa Purchasing to Future.
“Nossos objetivos estratégicos para agora e para 2021 são localização, foco nos desenvolvimentos, foco nas propostas de otimização de valor do produto e maior agilidade na resposta ao mercado”, explicou.
Reconhecimento aos fornecedores –
O vice-presidente mundial de Compras e Supply Chain da FCA, Carl Smiley, destacou o papel dos fornecedores no esforço da FCA para normalizar a produção em escala global após a paralisação das fábricas como parte do esforço para diminuir a expansão do coronavirus.
“Devido ao tremendo esforço de todos vocês, não tivemos qualquer problema significativo com fornecimento na retomada da produção”, afirmou. Smiley comentou o bom desempenho de vendas da recém-lançada Nova Fiat Strada e pediu aos fornecedores a revisão da capacidade de produção, para atender à crescente demanda pela picape pelo mercado brasileiro e argentino.
Apresentando as tendências globais da FCA, ele detalhou os planos de eletrificação do portfolio de veículos, destacando os Fiat 500 e Ducato BEV e os Jeep Renagade, Compass e Wrangler plug-in, além do ecossistema de suporte à eletrificação denominado eMobility.
Ele também citou os avanços da FCA no desenvolvimento de veículos autônomos.
Smiley citou também a fusão em curso entre os grupos FCA e PSA,que resultará na empresa Stellantis, líder na nova era da mobilidade sustentável. O processo de fusão deve estar concluído até o primeiro trimestre de 2021.
Aleksey Gaponov, diretor global de Supplier Operations, mencionou a crescente qualidade dos veículos produzidos pela FCA na América Latina e cumprimentou as equipes técnicas da empresa e os fornecedores.
“Qualidade é essencial. Cria reputação, melhora o custo de propriedade e é importante na criação de valor de marca”, destacou.
Investimentos mantidos – Na apresentação de encerramento do evento, Antonio Filosa relatou que a FCA manteve os investimentos programados para o Brasil, alongamento o prazo para sua execução.
Serão investidos R$ 16 bilhões até 2025, destinados principalmente ao lançamento de novos veículos, novo powertrain, serviços conectados, sistemas de manufatura 4.0, inovação e capacitação de pessoas.
Até 2022 serão lançados três novos SUVs, sendo dois da Fiat e um da Jeep. Virão também mais uma picape, quatro reestilizações de modelos em linha e três MCAs, a renovação mais significativa de modelos.
A FCA vai lançar dois motores turno (1.0 e 1.3), uma transmissão automática CVT e serviços conectados, com novas soluções através da central multimídia, telas maiores e novas experiências para os usuários.
Além disto, continuará a avançar em sistemas de direção autônoma e trará ao Brasil os primeiros veículos elétricos das marcas Fiat e Jeep.
A estratégia de desenvolvimento da FCA vai resultar em novas e maiores demandas aos fornecedores, que tendem a fortalecer e adensar a cadeia de valor ao longo do processo de retomada do crescimento das vendas de veículos no cenário de superação gradual dos efeitos econômicos da pandemia.
Um troféu com muito significado – As empresas vencedoras recebem um troféu totalmente realizado no Design Center da FCA, situado em Betim.
Os desenhos, confecção na impressora 3D, pintura e acabamento foram obras das mesmas mãos que desenham os carros da FCA. O troféu simboliza o equilíbrio das parcerias, que se complementam.
A empresas premiadas e homenageadas
Premiados por categoria
· Foundational Principles: Gestamp Argentina
· Chassis : Mando Corporation do Brasil
· Sistemas de Motores: Denso Sistemas Térmicos do Brasil
· Serviços: Rev Brasil Adaptação Veicular
· Capex: GME Aerospace
· Materiais Indiretos: Guhring Brasil Ferramentas
· Carroceria: Itaesbra Indústria Mecânica
· Matérias-primas: PPG Industrial do Brasil
· Powertrain: Aisin AW Co
· Mopar: Shell Brasil Petróleo
· Interiores: Iber-Oleff Brasil
· Elétricos e Eletrônicos: Yazaki do Brasil
· Supply Chain Management Inbound: Expresso Nepomuceno
· Supply Chain Management Outbound: Sada
· Supply Chain Management IRF: Jas Sonave
· Inovação: MTA Brasil Indústria
· Digital: Take
· Sustentabilidade: Lear Corporation
· Otimização de Valor: Yazaki do Brasil
· Fornecedor Argentina: Tiberina Automotive Argentina
Reconhecimento aos parceiros em ações contra a Covid-19
· Comau
· Seris
· New Tech
· Jabil
· Sada
· Lidermac
· Tiberina
· FMM
· Jas Sonave
· Denso
· PMC
· Adler
· Ventana
· Revestcoat
· PSMM
· Transac
· Senai/Fiemg
· Furlong Brasil
· Saint Gobain
· Brose
· Pirelli
· Lear
· Azul