A Scania introduz em sua linha de ônibus rodoviários um novo motor de 9 litros, com potência de 310 cavalos e injeção de combustível totalmente eletrônica, que já atende aos índices de emissões da norma Conama P5 (Euro III), obrigatórios a partir de 2006.
O novo motor equipará o chassi de ônibus K 310, indicado para o transporte de passageiros em curtas e médias distâncias, fretamento, turismo e receptivo de eventos.
“A Scania decidiu entrar definitivamente nesse nicho de mercado no início de 2004, quando por meio de uma estratégia comercial inovadora ofereceu um produto altamente competitivo, que foi o K 94. Ao final do ano, celebramos a liderança desse nicho e, agora, estamos substituindo o K 94 pelo K 310, que reúne a mesma supremacia sobre seus concorrentes, acrescido do novíssimo motor eletrônico da Scania”, comenta Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.
O novo motor de 9 litros, modelo DC9 21, possui toda a tecnologia de ponta da Scania em motores eletrônicos movidos a diesel.
Os cabeçotes são individuais, há quatro válvulas por cilindro e a unidade de injeção está posicionada perpendicularmente no centro do pistão, garantindo melhor queima do combustível.
Graças ao motor DC9 21, o ônibus K 310 apresenta o maior torque de seu segmento, com 1.550 Nm entre 1.100 e 1.300 rotações, proporcionando maior conforto, produtividade e menor consumo de combustível.
A potência de 310 cavalos é obtida a uma rotação bem mais baixa que os concorrentes (1.900 rpm), o que assegura menor desgaste dos componentes.
A capacidade total de carga dos eixos do K 310 também é a maior da categoria, com 19.500 quilos.
Para a divulgação do novo produto, que tem preço sugerido de R$ 158.800,00, a Scania visitará mais de 500 clientes no decorrer do primeiro semestre.
Sete ônibus, com carrocerias Marcopolo, Busscar, Irizar e Comil, foram personalizados e deverão rodar cerca de 50 mil quilômetros cada um, passando pelas principais cidades brasileiras. Em diversas localidades, os veículos permanecerão em demonstração dinâmica junto a clientes.