Por ocasião da inauguração da primeira faculdade de tecnologia no transporte da América Latina, em Concórdia (SC), este mês, a Scania entregou sete novos caminhões à Fundação Adolpho Bósio – FABET para as aulas práticas, totalizando 15 veículos da marca dedicados à formação de motoristas na região.
A ação faz parte da campanha “Educação para a Segurança” da Scania, que objetiva a redução dos acidentes nas estradas brasileiras por meio da qualificação dos motoristas de caminhões. Os sete caminhões representam um investimento de R$ 2,1 milhões.
“A Scania apóia a Fundação Adolpho Bósio desde 1995. É gratificante ver que os projetos para um trânsito mais seguro continuam sendo concretizados. Apenas a melhoria das condições das rodovias não significa que haverá uma redução nos acidentes, já que 90% deles são provocados por falha humana. A instrução ainda é o melhor caminho para evitar mortes no trânsito”, afirma Christopher Podgorski, diretor geral da Unidade de Vendas e Serviços da Scania no Brasil.
A Faculdade de Tecnologia no Transporte Pedro Rogério Garcia – FATTEP é uma evolução do Centro de Educação e Tecnologia no Transporte – CETT, criado em 2002 também com apoio da Scania.
A estrutura dos cursos oferecidos pelo CETT será atualizada para a nova condição pedagógica.
Além dos 15 caminhões, a Scania disponibilizará para a FATTEP seu sistema próprio de monitoramento e rastreamento de veículos via satélite, denominado IRIS, e laboratórios de motor, caixa de câmbio e diferencial.
Os investimentos totais da Scania para a educação dos motoristas do oeste catarinense superam os R$ 7 milhões, aplicados desde 1995.
Durante o ano de 2005, a Scania estará reforçando sua atuação para a educação nas estradas em todo o Brasil.
Atualmente, a montadora apóia o Centronor – Centro de Treinamento de Motoristas da região Nordeste, em Vacaria (RS), oferecendo cursos de treinamento para motoristas da comunidade local a baixo custo.
Lá, um caminhão Scania é utilizado nas aulas práticas. A ATC – Associação dos Transportadores de Carga do Mato Grosso, em Rondonópolis (MT), ministra aulas de treinamento e aperfeiçoamento de motoristas e também conta com um caminhão Scania.