terça-feira, 22 outubro , 2024
28 C
Recife

Michelin apresenta o pneu mais rápido do mundo

Pilot Sport 2 é o modelo desenvolvido com a mais avançada tecnologia da empresa para veículos de alta performance

Lançado em julho de 2004, o pneu alcançou o recorde mundial de velocidade com o carro sueco Koenigsegg CCR, em fevereiro, na pista de Nardo, na Itália.

- Publicidade -

O veículo registrou a velocidade máxima de 388 km/h, superando a marca anterior de 372 km/h, que pertencia desde 1993 à McLaren F1.

Fabricado em apenas dois países no mundo, no Brasil e na França, o Pilot Sport 2 – disponível em 19 dimensões diferentes (algumas sob encomenda), com aros de 17 a 20 polegadas – atende às exigências dos mais velozes carros esportivos e superesportivos do mundo.

O modelo oferece excelente desempenho em pistas secas ou molhadas, além da valorização estética do veículo.

- Publicidade -

Com índice Y de velocidade (300 km/h), o Michelin Pilot Sport 2 proporciona ao motorista o domínio absoluto das trajetórias do veículo, com ganhos significativos de performance.

O pneu da Michelin permite, por exemplo, ganhar 4 segundos de velocidade em relação à geração Pilot Sport (dentro de 100 segundos cronometrados em circuito de referência).

Proporciona também ganho de aproximadamente 1 metro em distância de frenagem (com base em teste de frenagem de 80 para 10 km/h sobre asfalto fino).

- Publicidade -

Atualmente, modelos de alta performance como Mercedes McLaren SLR, Lamborghini Murcielago, BMW Motorsport M3 e M5, Audi TT, Audi Quattro A3, Audi RS4 e Ferrari 360 Modena são equipados com o pneu.

O Michelin Pilot Sport 2 é homologado também para os modelos Porsche GT2, GT3 e Carrera GT, além da Ferrari 430 e F1 Memorial.

Inovações tecnológicas – Com escultura assimétrica e taxa de recortes menor, a banda de rodagem do Michelin Pilot Sport 2 permite a aplicação de diferentes compostos de borracha.

No ombro interno da banda de rodagem, a utilização de um composto à base de sílica proporciona melhor aderência no piso molhado, maior durabilidade e bom comportamento em alta velocidade.

Já na parte externa, foi aplicado um composto híbrido, que garante melhor desempenho em pisos secos. Sobre o talão, o uso de borracha mais deslizante permite maior facilidade na montagem dos pneus.

O ombro externo ao sentido de rodagem da banda de rodagem do Michelin Pilot Sport 2 possui 30% de recortes e tacos maciços, que elevam o desempenho e a precisão na direção.

O ombro interno tem área com 40% de recortes e linhas mais profundas, fazendo com que o modelo rompa camadas de água com mais facilidade.

Outro diferencial do Michelin Pilot Sport 2 é o grande equilíbrio entre os eixos dianteiro e traseiro no desgaste, em função da escultura rígida e da estrutura interna combinada a uma cinta de poliéster ao centro.

A significativa redução do ruído interno também é um benefício que o Michelin Pilot Sport 2 apresenta, tornando-se facilmente perceptível ao usuário.

O peso e a resistência à rodagem também foram reduzidos, proporcionando menor consumo de combustível e, conseqüentemente, redução na emissão de gases poluentes.

Michelin apresenta linha Pilot Preceda – Produzida na Ásia, com tecnologia que inclui composto especial de borracha e elementos individuais injetados, a linha Pilot Preceda é uma das atrações da Michelin no Salão de Tuning.

Disponível em 13 dimensões diferentes, entre aros 15 e 17, o novo pneu foi desenvolvido para equipar veículos esportivos de alta performance. Com índice de velocidade V, permite rodar a até 240 km/h.

A linha Pilot Preceda valoriza a estética do carro e assegura uma rodagem silenciosa e confortável.

O desenho assimétrico da banda de rodagem, com zona externa mais rígida e parte interna mais recortada, permite otimizar a performance da área de contato com o solo, proporcionando maior aderência em pistas secas e molhadas.

As barras longitudinais rígidas garantem direção mais precisa e estabilidade em altas velocidades.

A relação entre perfil de aspecto baixo e uma banda de rodagem larga e plana fornece alta rigidez lateral e garante excelente comportamento em curvas.

As bordas externas rígidas e arredondadas proporcionam desgaste regular dos ombros, além de respostas progressivas da direção nas curvas fortes.

O alto nível de resistência à fadiga também está entre as vantagens do Michelin Pilot Preceda. A aplicação de composto especial de borracha sobre as bordas das cintas de aço aumenta a resistência a cortes e perfurações durante a rodagem.

O pneu conta com moderna tecnologia de produção SZD (Stripes Zero Degrees), na qual a cinta de nylon é posicionada com alta precisão.

A estrutura garante também proteção contra choques pontuais na lateral do pneu, assim como nas rodas de liga leve.

Michelin 4X4 Diamaris equipa caminhonetes esportivas de alta performance

Pneu é homologado para modelos como BMW X5, VW Touareg e Porsche Cayenne – Desenvolvida para equipar caminhonetes esportivas de alta performance, a linha de pneus Michelin 4×4 Diamaris é a melhor opção da marca para aliar elevado desempenho e esportividade às novas e luxuosas caminhonetes com tração nas quatro rodas.

Com visual moderno e refinado, está disponível em 10 dimensões com perfis de séries baixas e aros entre 17 e 20 polegadas, algumas sob encomenda.

O pneu atende ao novo segmento on/off road, criado a partir da procura por veículos com características off road para rodar no asfalto.

Com índices V e W, que permitem a condução em velocidade entre 240 km/h e 270 km/h, o 4×4 Diamaris está homologado para equipar os principais modelos do segmento de utilitários esportivos, como BMW X5, BMW X3, VW Touareg, Porsche Cayenne, Mercedes Classe M, New Range Rover e Volvo XC90.

O flanco do pneu traz a palavra Diamaris em grafia moderna, além da marca 4×4.

O modelo apresenta cordão de proteção do flanco e de roda integrados em todo conteúdo dimensional, assim como longas estrias oblíquas, que favorecem a visibilidade das marcações.

O desenho assimétrico da banda de rodagem transmite a imagem de potência e requinte. Ela conta com dois largos canais longitudinais em torno de uma estrutura de borracha central contínua.

A arquitetura do topo do pneu é composta de cabos fretados cobertos por lonas têxteis a 0º, que asseguram uma boa estabilidade em altas velocidades e máxima segurança em todas as solicitações, especialmente em solos com nível de água levado.

A zona baixa do flanco otimizada proporciona equilíbrio entre conforto e comportamento.

O perfil decrescente dos ombros garante o nível de aderência mesmo nas solicitações transversais mais fortes, enquanto o perfil do talão, com reforço têxtil, facilita a montagem e desmontagem na roda.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

XVII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LUBRIFICANTES, ADITIVOS E FLUIDOS

Avaliação MecOn

Serviço Premiado Chevrolet