Momento de transição dos motores Diesel é similar ao enfrentado pelos motores a gasolina no início da década de 90
Os motores Diesel, conhecidos pela sua durabilidade e manutenção simplificada, passam a incorporar os benefícios da eletrônica como opção para atender a nova etapa do Proconve (Programa Nacional de Controle da Poluição por Veículos Automotores) – CONAMA Fase 5.
A injeção mecânica tradicional foi substituída por um sistema de injeção com gerenciamento eletrônico, que permite uma melhor performance do motor, reduzindo o consumo de combustível e, ao mesmo tempo, os níveis de emissões de gases poluentes e ruídos.
No início da década de 90, os automóveis deixaram de utilizar o carburador para adotar a injeção eletrônica. Assim como aconteceu com os carros de passeio, as vantagens desta tecnologia farão com que a mesma seja absorvida rapidamente pelos consumidores.
“Quando foram lançados, os motores a gasolina com injeção eletrônica deixavam mecânicos e motoristas receosos.
Mas, antes até do que se previa, a preocupação se mostrou desnecessária.
Com os propulsores Diesel, a adaptação também será rápida e, em breve, estes motores serão associados automaticamente à eletrônica“, explica Roberto Alves dos Santos, gerente de Marketing da MWM.
Entre os benefícios deste sistema, adotado por veículos comerciais, desde picapes leves até caminhões pesados, estão o menor consumo de combustível em comparação aos motores mecânicos tradicionais e a melhor dirigibilidade do veículo, em função do torque plano obtido pela alta pressão e flexibilidade destes propulsores.
Por meio de sensores instalados no motor e no veículo, uma Unidade de Comando Eletrônica determina a distribuição, a duração e a quantidade ideal de combustível injetado.
Esta unidade também é responsável pela integração com o veículo e pela proteção do motor, monitorando dados como a temperatura e o nível do líquido de arrefecimento, os sinais de pressão e temperatura de óleo, a rotação do motor e as condições de operação dos sensores.
O sistema eletrônico proporciona ainda uma redução significativa dos níveis de ruído, gerada pela flexibilidade nos parâmetros de combustão e pela liberdade na escolha do ponto de início de injeção, aliadas à disponibilidade da injeção-piloto.
Manutenção descomplicada – A manutenção destes produtos é menos complexa do que se imagina.
Tanto o diagnóstico quanto o reparo dos motores Diesel eletrônicos são mais precisos e rápidos.
Antes mesmo de ocorrer alguma avaria no veículo, o motorista é alertado para o problema e indicado a parar o mesmo para fazer a manutenção.
Além disso, com a motorização eletrônica, o mecânico conseguirá identificar uma falha, por meio de um computador ou palm top, e repará-la no mesmo momento, diminuindo o tempo na oficina, o que representa confiança no pós-venda e maior lucratividade para o transportador.
“Assim como os motores a gasolina, os propulsores Diesel eletrônicos aliam desenvolvimento tecnológico a facilidades para motoristas e mecânicos”, completa Santos.