sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Os últimos lançamentos em tecnologia e acessibilidade na Reatech 2005

Grandes empresas demonstram inéditas e eficazes soluções em produtos e equipamentos que transformam a vida do público portador de deficiência.

Os portadores de deficiência (PPD’s) já estão na expectativa para mais uma edição da Reatech – Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação e Inclusão.

- Publicidade -

A quarta edição do evento, organizado pelo Grupo Cipa Congressos & Feiras Comerciais, com patrocínio da Fundação Selma e promoção e co-organização da Revista Nacional de Reabilitação, será realizada entre os dias 14 e 17 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. A feira será aberta ao público em geral, com entrada e transporte gratuitos.

Novidades, lançamentos e serviços que transformam a vida dos portadores de deficiência, promovendo maior qualidade de vida e inclusão, fazem parte da Reatech – terceiro maior no mundo e único evento na América Latina voltado aos deficientes e pessoas em processo de reabilitação, bem como familiares e profissionais do setor.

Com cerca de 46% da população PPD sendo formada por pessoas das classes A e B, o mercado de serviços e venda de carros para este setor da sociedade é um dos mais aquecidos.

- Publicidade -

Devido a isso, a feira Reatech 2005 contará com a presença de grandes montadoras e empresas de adaptação veicular. É o caso da Cavenaghi, que irá expor diversas opções em equipamentos mecânicos e elétricos.

O destaque, no entanto, promete ser um veículo adaptado para uma pessoa com comprometimento total dos membros superiores.

O carro adaptado, um Chevrolet Corsa, trará todos os comandos, inclusive o volante, para ser acionado pelos pés do motorista, que também colocará o cinto de segurança, acionará os comandos de pisca pisca, para brisa, faróis, freios de estacionamento, etc. – tudo absolutamente com os membros inferiores.

- Publicidade -

Outra novidade da Cavenaghi é o revolucionário sistema adaptado para minivans, que transporta os deficientes físicos, nas próprias cadeiras de rodas, para o interior do veículo.

Trata-se de mais uma novidade da empresa, que demonstrará o sistema dotado de simplicidade e inteligência, em um Fiat Doblô. Além disso, o sistema não interfere na estrutura do carro, o que faz com que o veículo continue na garantia e sustente seu poder de revenda.

Já a Guidosimplex, empresa italiana especialista em adaptação veicular, apresentará o acelerador e o freio da marca Elite, que possuem tecnologia internacional, porém, fabricados no Brasil, garantindo assim um custo que equivale à metade do preço do importado.

A empresa ainda irá expor uma embreagem que não conta com o tradicional reservatório de ar comprimido e é acionada através de um sistema eletrônico. Também será levado ao evento um acelerador eletrônico que funciona através de um aro acoplado, na parte inferior do volante; o freio é acionado através de uma alavanca.

A multinacional Honda levará seus mais novos lançamentos, como o Fit LX CVT, Fit LXL CVT, Fit EX CVT e Civic LX AT. A montadora ainda contará com um espaço especial para os visitantes realizarem “test-drive” em seus carros adaptados pela Cavenaghi.

A Toyota do Brasil também participará da Reatech expondo o Programa Toyota de Inclusão, onde proporciona acesso a produtos da mais alta qualidade e tecnologia de ponta, em conjunto com as isenções de impostos concedidas pelo governo.

Exemplo disso é o novo Corolla, que além de um design inovador e maior espaço interno, detém itens de conforto que auxiliam o portador de deficiência.

Para facilitar o acesso de pessoas com capacidade motora reduzida, a Fiat Automóveis desenvolveu o programa Autonomy, que disponibiliza no mercado veículos com equipamentos que oferecem segurança, habitabilidade, conforto e prazer em dirigir.

Os veículos desse programa apresentam muitas opções como acelerador de aro e freio manual; acelerador e freio por alavanca; embreagem automática e inversão do pedal do acelerador.

Outra empresa participante, com serviços específicos para os portadores de deficiência, é a Porto Seguro Seguros, que oferece o plano de Cobertura Especial, desenvolvido especificamente para os portadores de necessidades especiais.

Nesse caso, devem ser os principais condutores do veículo e possuidores do laudo médico expedido pelo Detran ou Ciretran.

A Cobertura Especial oferece carro adicional adaptado por sete dias, em caso de sinistro, ou verba para táxi; assistência 24 horas (inclusive com troca de pneus); descontos em despachantes credenciados junto à seguradora, com entrega em domicílio (sistema leva-e-traz); desconto na adaptação de veículos; serviço de táxi, no caso de atendimento do Porto Socorro, que leva o segurado de volta à sua residência; adesivos para identificação de motorista portador de deficiência física e desconto na locação de veículo adaptado.

Já os serviços como despachante e auto-escola também estarão disponíveis para tirar as dúvidas sobre compra de veículos e carteira de habilitação para os deficientes.

Especializada em habilitação de pessoas com deficiências físicas, auditivas e nanismo, além de não portadores de deficiências, a Auto Escola Javarotti estará com instrutores altamente treinados – que também falam a linguagem de libras – para informar sobre os serviços de auto-escola, habilitação, isenções e legislação de trânsito.

Para comprar carros 0 Km, os portadores de deficiência física contam com um incentivo, que é a lei de isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

As correções no texto da lei, em 2004, também estenderam esse direito para pessoas com deficiência mental, visual e autistas, que antes não eram beneficiadas.

Portadores de deficiência física, mesmo não condutores, também ganharam o direito de comprar um veículo com isenção.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn