A Amazon Web Services (AWS), uma empresa da Amazon.com, Inc. (NASDAQ: AMZN), e o BMW Group (OTCMKTS: BMWYY) anunciaram uma colaboração estratégica de grande escala para acelerar ainda mais o ritmo de inovação da montadora, colocando dados e analytics no centro da tomada de decisões.
As empresas vão unir forças, como líderes de seus setores, para desenvolver soluções baseadas na nuvem que aumentam a eficiência, o desempenho e a sustentabilidade em todos os aspectos do ciclo de vida automotivo, desde o design de veículos até os serviços pós-venda.
Como parte dessa colaboração de amplo alcance, o BMW Group migrará os dados de suas unidades de negócios e operações em mais de cem países para a AWS.
O movimento englobará uma série de sistemas centrais de TI e bancos de dados do BMW Group para as funções de vendas, manufatura e manutenção, ajudando-os a aumentar a agilidade, conquistar novos insights e inovar mais rapidamente, oferecendo novas experiências para os clientes.
Além disso, as empresas vão investir na capacitação e treinamento de cerca de 5.000 engenheiros de software das afiliadas do BMW Group sobre as últimas tecnologias da AWS, empoderando sua força de trabalho global para que façam melhor uso dos dados.
Como parte essencial de sua estratégia, o BMW Group está trabalhando para expandir seu data lake corporativo criado no Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), chamado Cloud Data Hub, para que possam aproveitar os dados e promover inovação em todos seus negócios globais.
O Cloud Data Hub fornece aos colaboradores de todos os setores um cenário operacional compartilhado de toda a organização, bem como um ponto de partida central para novos esforços de desenvolvimento.
A partir do Cloud Data Hub, funcionários do BMW Group terão acesso à gama completa de serviços da AWS, incluindo o Amazon SageMaker (o serviço da AWS que ajuda desenvolvedores e cientistas de dados a construir, treinar e implementar rapidamente modelos de machine learning na nuvem e em edge), para processar, interrogar e enriquecer muitos petabytes de dados de engenharia, manufatura, vendas e performance de veículos.
Os parceiros de outras empresas do BMW Group, como concessionárias, fornecedores e empresas de tecnologia também serão capazes de contribuir com segurança, provendo dados de operação e manutenção de veículos para o Cloud Data Hub, e de se beneficiar dos insights trazidos por machine learning.
Por exemplo, a companhia pode utilizar machine learning para prever a demanda da sua linha de modelos automotivos e equipamentos individuais em uma escala mundial, assim como otimizar o planejamento entre as unidades de vendas, produção e compras para proporcionar experiências de qualidade superior a seus clientes.
A AWS e o BMW Group também vão colaborar para gerar soluções e produtos inovadores, visando melhorar o desempenho operacional e a transparência na cadeia de suprimento.
A Plataforma PartChain do BMW Group utiliza os serviços da AWS, como o Amazon Elastic Kubernetes Service (Amazon EKS), em conjunto com ferramentas de código aberto para a gestão de blockchain com o objetivo de aprimorar a rastreabilidade de peças automotivas e matérias-primas críticas ao longo de toda a cadeia de suprimento global e altamente complexa da indústria automotiva.
Isso permite que o grupo conecte peças específicas a veículos para auxiliar em investigações de defeitos, bem como para validar a procedência de materiais de fontes socialmente responsáveis.
O BMW Group também usa Amazon SageMaker para examinar dados de subsistemas de veículos, utilizando machine learning para prever o desempenho de peças, recomendar ações de manutenção de forma proativa e notificar fornecedores de peças a respeito de possíveis problemas em seus processos de fabricação, com foco no aumento de qualidade.
Uma parte fundamental desse acordo é o investimento das empresas no aprimoramento das habilidades dos colaboradores do grupo, permitindo que apliquem os dados e as informações analíticas em suas funções e aproveitem plenamente as últimas tecnologias baseadas na nuvem.
A área de Professional Services da AWS e os cientistas de dados do BMW Group vão trabalhar com os funcionários da companhia para identificar desafios de negócios, avaliar tecnologias emergentes e desenvolver novas soluções para serviços na nuvem dedicados à indústria automotiva.
Por exemplo, as empresas planejam desenvolver uma solução de processamento de linguagem natural, otimizada para a terminologia usada na indústria automotiva, que poderá extrair, processar e traduzir dados automaticamente a partir de diversas fontes de texto, como relatórios de fábricas, mídias sociais e chatbots que fazem a interface com clientes para fornecer uma visualização mais abrangente de questões pertinentes a toda a operação do grupo, identificando insights relevantes para o atendimento ao cliente, marketing, compliance, manutenção e funções correlatas.
Com o apoio do setor de Treinamento e Certificação da AWS, o BMW Group tem planos de capacitar até 5 mil engenheiros de software vinculados à companhia, certificando mais de 2 mil profissionais desse grupo nos serviços AWS, com ênfase em machine learning e data analytics, fortalecendo as equipes da corporação para que possam inovar.
“O BMW Group está impulsionando a digitalização e a inovação na indústria automotiva”, afirma Alexander Buresch, CIO e Vice-Presidente Sênior de TI do BMW Group.
“Estamos colocando os dados no centro de nosso trabalho e estamos ansiosos para colaborar com a AWS, unindo nossos talentos, continuando a elevar os níveis de inovação entre as montadoras e proporcionado experiências inéditas e interessantes para nossos clientes ao redor do mundo”.
“A AWS oferece o pacote mais abrangente de produtos baseados na nuvem para os fabricantes de veículos desenvolverem aplicações que permeiem todas as etapas da jornada do cliente. Ao combinar o expertise no setor do BMW Group com a liderança comprovada da AWS em ofertas na nuvem, iremos intensificar nosso impacto em toda a indústria automotiva, possibilitando que todas as partes envolvidas, de fabricantes de peças a mecânicos, possam se beneficiar da maior visibilidade e dos insights”, declara Matt Garman, Vice-Presidente de Vendas & Marketing da Amazon Web Services, Inc.
“À medida em que as expectativas dos clientes evoluem em paralelo com as tecnologias automotivas, montadoras poderão contar com a AWS para ajudá-las a capturar as oportunidades e assumir a liderança em áreas como veículos elétricos e autônomos, compartilhamento de viagens, serviços de dados e muito mais”.